terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O respeito é parâmetro para toda boa relação


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Ignorância, preconceito, intolerância, desrespeito, discriminação, extremismo são os carimbos no passaporte que leva para a segregação social, religiosa, humana, ladeada pelo sofrimento, terror, tristeza e desespero.
Quantas barbáries são cometidas com um pretexto ilusório, na verdade, todas nascidas das destrutivas faces do egoísmo e da imaturidade. É bastante cômodo querer destruir pessoas e propósitos distintos da ideologia particular.
Enquanto os seus habitantes estiverem com a caminhada inicial, o Planeta vivenciará muitas ocorrências infelizes e, devido a estágios diferenciados, haverá compartilhamento dessas etapas, com lágrimas, incompreensão, sofrimento, euforia, ansiedade, choro e flagelo. Porém, a tendência da vida é o progresso e o bem-estar e, graças a Deus, isso é inevitável embora possa demorar um pouco.
O primeiro entendimento necessário a se obter é que cada ser humano é um universo completo e único e sua unicidade é uma riqueza para o todo. O respeito entre esses seres deve existir, pois senão, o caos se faz presente junto da discórdia que arrasta para o desfalecimento e a iniquidade.
Quão benéfico para o coletivo os bons atos, mesmo para o indivíduo que ainda não despertou ou não admitiu a sua reformulação, no entanto, o bem é sempre maior; o amor é o cerne para o progresso em todo plano, estágio e tempo.
A nova oportunidade chega no momento diário, hebdomadário, mensal, anual e em infinitas contagens. Quanto há para se realizar por cada um e se houvesse a compreensão de que o universo individual precisa incontavelmente de cuidado, melhoria e uma gama de aprimoramento dependente total da própria vontade e decisão, certamente, não haveria tempo para censurar... insultar, muito menos interesse em criticar os caminheiros desta oportuna viagem.
Gasta-se muita energia em vão com o que não se diz respeito. Se essa energia fosse convertida em benefício a outrem, consequentemente, a si próprio, o Planeta estaria numa faixa vibratória mais elevada e bem mais livre.
Que a tolerância contagie. 
... a paciência atue.
... a crítica seja construtiva.
... a fraternidade se expanda.
... a compreensão ilumine.
... a paz pulse.
... e o amor, grandeza absoluta, seja a causa maior para a vida.
Frases benfazejas é que poderiam ser lançadas aos quatro ventos.
As borboletas voam continuamente pelos campos e cidades; as flores colorem; o sol aquece e traz a claridade; a lua brilha; a água corre e anima; as árvores lançam o oxigênio; os animais vivem, correm, nadam e voam; o campo de trigo alimenta; o pé frutífero dá o doce sabor; a terra segue com a perpetuação; pelo menos alguém quem amamos está conosco, ainda que seja em sentimento, mas esse coração existe e continuará, pois ele é eterno como todos nós.
Sem a percepção e o discernimento do melhor e real, não se poderá valorizar sua essência. E como a vida é valiosa.
Bem-vindos, liberdade e respeito para se viver.
E o tempo trará as palavras e atitudes coerentes que unirão a Terra e o laço benévolo se estenderá. As charges explicitarão a fraternidade entre os povos que já são irmãos. E o Planeta estará semeado com luz e reconforto. Sim, esse deverá ser o caminho a seguir, pois do contrário, o sofrimento como o atual perdurará e lágrimas de dor inundarão almas e espíritos. Se se pode ter a felicidade, por que querer ainda a desventura e o padecimento?
Em meio a tantos desatinos, li agora há pouco, no quadro branco da sala onde leciono, esta frase escrita por uma criança: “Somos irmãos, pois Deus é o nosso Pai”.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário