quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Pílulas gramaticais (139)



Veja e responda qual das frases abaixo está correta:
1. João pediu-me emprestado quarenta reais.
2. João pediu-me emprestados quarenta reais.
De acordo com vários estudiosos do idioma português, a segunda frase é que está correta: “João pediu-me emprestados quarenta reais”.
A explicação é que nas expressões “dar emprestado”, “pedir emprestado” e “tomar emprestado”, a palavra emprestado tem função de adjetivo e deve, por isso, concordar com o substantivo a que se refere.
Exemplos:
·  Meu patrão deu-me emprestados o carro e o laptop que estou usando.
·  Tive de pedir emprestada uma panela a minha vizinha.
·  Tomei emprestados os recursos de que precisei para concluir a obra.
·  O açúcar, o café e o pão pedimos emprestados ao vizinho.

Um leitor pergunta-nos por que cortês se escreve com “s” e lucidez se escreve com “z”.
Há uma explicação bem simples para isso.
A terminação –ês ocorre nos vocábulos derivados de substantivo:
·  Cortês (deriva-se de corte)
·  Burguês (deriva-se de burgo).
E assim se dá com os vocábulos montanhês, pequinês, francês, português etc.
A terminação –ez ocorre nos vocábulos derivados de adjetivo:
·  Lucidez (deriva-se de lúcido)
·  Rigidez (deriva-se de rígido) 
·  Frigidez (deriva-se de frígido).



Nenhum comentário:

Postar um comentário