terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A paz balsamiza e edifica tudo; a violência causa o declínio


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Algo que muito sensibiliza é quando se percebe no olhar a sinceridade das palavras. Quando o real sentimento é vivido com a clareza que somente a luz da verdade pode iluminar.
Isso foi tão claro no olhar de alguns garotos, dia desses, num vídeo ao qual assisti. O adulto que gravava pediu-lhes algumas informações sobre o que desejavam para o futuro, depois apresentou-lhes uma garota e pediu-lhes que fizessem um carinho nela e caretas para ela. Todos, tanto os meninos como a menina, aproveitaram com a leveza da simplicidade e riam do momento descontraído.
Até que o adulto, responsável pela gravação e com um propósito, pediu-lhes que dessem um tapa na jovem menina ou fizessem algum ato de violência contra ela.
Nesse momento, o olhar de cada um dos garotos foi a transparência total da inadmissão e reprovação de algo tão covarde, estúpido, indigno e tanto mais inferior por tamanha pequenez e infelicidade. E todos, terminantemente, negaram fazê-lo e a indignação estampou-se no olhar de cada um, pois demonstraram não acreditar no que lhes fora pedido.
Imensa emoção invadira os meninos, a menina e todos os espectadores do momento e também os que veriam nos quatro cantos do globo pela internet, como foi o meu caso. E o mais grandioso é que eram, na verdade, ainda crianças, mas já com toda repulsa contra a violência; de fato, é a nova leva de espíritos com o desígnio de mais amor, progresso para o Planeta.
Aqueles olhinhos tão emocionados ensinaram demais e todo olhar verdadeiro sempre ensinará. Quando as palavras são diferentes da energia da alma há pouco brilho no olhar, janela da imortalidade.
E cada um deles, além de se negar a fazer, explicou o porquê da repugnância por um ato violento e tão despropositado causando somente retardo no caminho, perturbação, sofrimento e tristeza.
Graças a Deus, as ações incoerentes e maldosas nos indignam e nos surpreendem cada vez mais, enquanto as benfazejas e amorosas aumentam e tornam-se mais naturais no comportamento de um maior núcleo familiar e grupo social, embora muito há para se fazer. O olhar prefere o bem ao desarranjo que atrai a tristeza.
Esses meninos tanto ensinaram os muitos adultos que, infelizmente, pensam ainda ser a lei da força e covardia algum nível de poder... só se for o poder de ignorância, de fraqueza moral exacerbada, de anulação de bons valores, de reprovação e adiamento perante o progresso. No entanto, sempre é tempo de retomar caminhos melhores rumo à luz da felicidade.
Não se sente a paz onde a violência atua. E essa violência não se limita à agressão física, pois esta é a mais deprimente e covarde de todas, mas também a violência do preconceito; da discriminação; da repressão sobre a liberdade de outrem, aprisionamento físico e emocional; da humilhação gratuita; do mau tratamento; da maldade nas palavras; do desrespeito.
Entretanto, quando se permite o amor, a luz passa a iluminar os olhos e dilatar a alma; a paciência se põe a ouvir e a tolerância compreende os pensamentos diferentes, pois não é possível a concordância com todas as ideias, mas o respeito de que elas existem. E quando se observa e vivencia os dias com olhos amorosos, de fato, o progresso avança, já que a energia é benéfica e construtora, e ainda, somos, naturalmente, os primeiros beneficiários da ação.
Que o infinito do céu, em sua grandeza, desperte os corações, pois as atitudes infelizes são embasadas pela pequenez da alma.
A eternidade é o ponto de chegada e o amor é a garantia para esse percurso. Para a depuração há que se conquistar méritos de bondade, tolerância, compreensão, paciência e muita reforma íntima; no entanto, para a estupidez da violência, a intolerância é obrigatória, o que não sobra espaço para a conscientização de tamanho equívoco e covardia.
Bem agora sinto o vento livre tocar meu rosto; sensação maravilhosa é a ternura da bondade e do amor para toda alma, espírito eterno; para toda criatura; para todos os infindáveis seres do universo.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário