sábado, 13 de agosto de 2016

Contos e crônicas



O sonho de Iasmim

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Começo hoje pela reportagem a que assisti na TV. Trata-se de menina de sorriso encantador. Seu nome é Iasmim. Parece ter oito anos de idade e, como tantas crianças, é moradora de rua. Sua família mora numa barraca à frente de alguns prédios da classe média paulista. 
Tanto a jovem mãe da criança quanto seu jovem companheiro não tinham emprego nem casa para morar. Então os três viviam da caridade alheia.
O casal se diz ex-consumidor de crack, que, há mais de ano, não usa drogas e orienta Iasmim para nunca adquirir qualquer vício prejudicial à saúde. As misérias morais e mortes presenciadas, fossem em função do consumo de drogas ou de violências diversas, despertaram o casal do pesadelo vivido.
Agora, a alegria da família é Iasmim, com seu lindo sorriso e triste olhar, que lhes tem imenso amor. Muitas pessoas passaram a socorrer essa família, após conhecerem seu drama, com doações diversas.
Ao ser indagada sobre o que mais desejava, Iasmim respondeu que seu sonho era morar numa casa e ter um quarto só para ela, que dorme junto da mãe e do companheiro desta na barraca...
Embora a menina seja filha de outro morador de rua desaparecido, ela considera seu pai o atual marido de sua mãe. Este rapaz informou já ter passado tanta fome que, na época, pensara em se suicidar. Só tem dezoito anos e se disse habilitado ao trabalho como servente de pedreiro; porém ninguém lhe dava serviço ao sabê-lo morador de rua.
Assim também ocorria com a mãe de Iasmim, que, segundo informou, já trabalhara em serviços domésticos, mas também não conseguia mais emprego, quando sabiam se tratar de moradora de rua.
O zelo pela filha é encantador. O repórter mostrou-nos a menina, de manhãzinha, escovando os lindos dentes sob a supervisão e carinho maternos.
Levada aos estúdios da TV que produziu a reportagem sobre sua vida, Iasmim viveu um conto de fadas. Foi recebida carinhosamente pelas atrizes do programa infantil do qual ela gosta, fez um belo dueto musical com uma das cantoras da emissora e disse que sonha se tornar cantora.
Após a reportagem, tudo parece ter melhorado na vida do trio. A mãe conseguiu emprego como auxiliar de limpeza, o pai foi contratado para o exercício de sua profissão, e Iasmim foi matriculada em escola pública.
Há anjos que descem do céu para socorrer as almas decaídas, Iasmim é um deles.
Constatou Roberto Cabrini, autor da reportagem, que se ao menos um por cento do dinheiro público desviado com corrupção no Brasil fosse investido em saneamento básico, educação, emprego e moradia, restariam poucos moradores de rua.
E o que não se faria com o produto de nossos impostos, se noventa e nove por cento do dinheiro desviado pela corrupção fosse investido nas políticas sociais, tais como saúde, educação, habitação, alimentação, saneamento, transporte, segurança e geração de empregos? E o lazer?
Ah, essa utopia consta em nossa constituição cidadã... do futuro.
Se nosso povo e seus políticos fossem, antes de mais nada, honestos, certamente, os sonhos das futuras Iasmins estariam realizados.
Uma pergunta, porém, não quer calar. Por que Cabrini não levou o jovem a uma junta do serviço militar e o alistou? O serviço militar é santo remédio para esses jovens. Fornece-lhes moradia, roupas, calçados, alimentação e um salário mínimo. E o mais importante: dá dignidade aos jovens e abre-lhes as portas para uma carreira promissora, na qual a disciplina e os hábitos saudáveis são rotineiros.
E por que não o estender às jovens, como a mãe de Iasmim? Enquanto os pais estivessem no quartel, a filha ficaria, em tempo integral, na escola, onde teria roupas, quatro refeições diárias, material escolar, bons professores e lazer.
Na caserna, às 22h, o toque de recolher lembra ao cidadão que é hora de dormir. Às 6h, o toque da alvorada desperta todo o mundo. A barba e o bigode têm de estar bem feitos, a roupa deve estar limpa e bem passada e os coturnos bem engraxados.
A disciplina e os bons hábitos são a contribuição de nossas Forças Armadas para o exercício da cidadania. A escola militar está entre as melhores do país, mas precisa ser valorizada e ter ampliado o seu acesso a essas classes miseráveis...
Manter a ordem e a disciplina é a missão das Forças Armadas que deve ser complementada pelo resgate, nas ruas e no espírito, dessas jovens vítimas de uma sociedade injusta e corrupta.
Para tais famílias, deveria ser reservada uma casa, do lado de fora, com quarto arejado, destinado a cada Iasmim e a cada Zezim com uma janela que se abrisse para um lindo pomar e por onde penetrasse o Sol da esperança. Com os 99% restituído às boas mãos militares isso seria possível.
Quem concorda assina embaixo.






Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário