quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Pílulas gramaticais (220)



Muitas pessoas alegam que determinadas normas ou regras gramaticais, exatamente no momento de maior necessidade, costumam fugir-lhes à memória. Os que falam ao público, mais do que aqueles que escrevem, sentem o problema com muito maior frequência.
Inexorável, adrede, anoxia, odre, algoz – como pronunciar corretamente tais vocábulos?
A solução para esse e outros problemas ligados à linguagem se obtém por meio do estudo continuado, de boas leituras e de exercícios frequentes.
Aqui estão cinco textos, todos sem pontuação. Depois de pontuá-los, compare o resultado com o gabarito no final apresentado:
1) Segundo Augusto Comte nos primórdios da humanidade há milhares de anos o homem manifestava seu temor a Deus por intermédio do chamado fetichismo.
2) Desse fato surgiu a crença no politeísmo ou seja a existência de vários deuses.
3) Outros teóricos como Taylor propõem a evolução do pensamento religioso com início no animismo.
4) Estava inaugurada segundo o Cristianismo há cerca de 4.000 anos a primeira revelação divina.
5) Moisés foi o profeta escolhido por Deus para revelar aos hebreus Sua existência e Suas leis sintetizadas nos Dez Mandamentos que lhe foram transmitidos mediunicamente.
Eis a solução sugerida para os textos acima:
1) Segundo Augusto Comte, nos primórdios da humanidade, há milhares de anos, o homem manifestava seu temor a Deus por intermédio do chamado fetichismo.
2) Desse fato surgiu a crença no politeísmo, ou seja, a existência de vários deuses.
3) Outros teóricos, como Taylor, propõem a evolução do pensamento religioso com início no animismo.
4) Estava inaugurada, segundo o Cristianismo, há cerca de 4.000 anos, a primeira revelação divina.
5) Moisés foi o profeta escolhido por Deus para revelar aos hebreus Sua existência e Suas leis, sintetizadas nos Dez Mandamentos, que lhe foram transmitidos mediunicamente.

*

A propósito, de acordo com o vigente Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario?sid=23 – os vocábulos citados no preâmbulo deste texto devem ser pronunciados da seguinte forma:
inexorável (z)
adrede (ê)
odre (ô)
anoxia (cs)
algoz (ô ou ó).



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário