sábado, 6 de agosto de 2016

Contos e crônicas



Dez regras da felicidade

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Amigo leitor, hoje estou na contramão dos que lutam pelo poder, mas na direção dos que desejam servir para vir a ser... Proponho-lhe, então, dez regras para a sua felicidade. Começo pela que nos inspira a confiança e a estima dos que estão no comando:
Regra nª 1: Seja humilde e nunca fale mal de seus superiores ou suas superioras. Jamais brilhe mais que a autoridade, pois, como afirmou Shakespeare: “Há mais coisas entre o céu e a terra do que possa imaginar nossa vã filosofia”. Toda autoridade provém de Deus.
Regra nº 2: Não se deixe enganar pelas bajulações. Ouça, com atenção, as críticas, mesmo as mais injustas. Há sempre algo a melhorar em nós.
Regra nº 3: Seja transparente. Compartilhe seus conhecimentos para que todos aprendam com seu pouco saber. Que brilhe a sua luz, como propôs o Mestre, mas jamais ofusque a luz alheia.
Regra nº 4: Não se esqueça do ditado popular: “Quem fala muito, dá bom dia a cavalo”.
Regra nº 5: A inveja é uma fraqueza. Sempre haverá quem queira destruir sua reputação para lhe usurpar o lugar sem esforço. Evite essas pessoas, mas não deixe de servi-las, em toda a ocasião propícia, e com total desinteresse.
Regra nº 6: Evite exaltar-se, em público, após sucesso em alguma atividade profissional ou pessoal. Acautele-se contra os invejosos.
Regra nº 7: Não busque ser o foco das atenções a qualquer preço. Ainda que, neste mundo, as aparências contem mais do que o mérito real, seja sempre discreto. Quando realizar algo útil, não saiba o seu pé esquerdo o que faz o seu pé direito...
Regra nº 8: Esteja sempre alegre. Contagie-se com os otimistas e nunca se deixe influenciar pelos pessimistas. A cada expressão infeliz, contraponha outra, feliz.
Regra nº 9: Esforce-se em aprender e servir no limite de suas forças e possibilidades.
Regra nº 10: Memorize três frases fundamentais para uma vida feliz:
I – Não fazer o bem já é um mal.
II – A Luz Divina brilha em meu ser eterno.
III – Viver é aprender, e só aprende quem faz...






Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário