terça-feira, 23 de agosto de 2016

Contos e crônicas



Criando as devidas condições para o progresso

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Penso que a palavra fracasso não deveria existir, ela traz um significado muito desanimador. Pelo menos neste momento ela será esquecida. Penso ainda que realmente existem caminhos melhores, observações mais ponderadas e outras mais criteriosas, aprendizado por meio de exemplos, persistência e o sentimento de que somos energia eterna; então, por isso, desconsidero essa palavra e todo significado imputado nela.
Esta abençoada vida, ininterrupta, é completamente aprendizado e oportunidade, com a liberdade da ação e sua reação, pois não haverá imposição para realizar isso ou aquilo, mas o tempo todo haverá a vibração com a qual nos sintonizamos por meio da experiência, bagagem adquirida, objetivos, sentimentos, atitudes. Isso, sim, é real.
Diante da caminhada, aparecerá todo tipo de flor, nuvem, céu, chão, pássaro, borboleta, animais desconhecidos até então, flores ainda nunca apreciadas, frutas mais doces e outras nem tanto, pessoas de diversos estágios. Alguns dias lidaremos melhor, outras vezes passaremos dias inteiros para a compreensão de algo, perderemos e conquistaremos, desperdiçaremos oportunidades por nosso ângulo de clareza ainda ser limitado, mas continuaremos sempre, pois, eternos, somos.
E para o que não deu certo, de fato há um motivo pelo qual o ângulo ainda não alcança, no entanto, a vida não para. E quando menos se espera, o ângulo pode ampliar-se, mas desde que a vontade e a decisão sejam investidas no íntimo. Caso arranquemos antes do tempo uma pequenina cenoura, não terá ocorrido fracasso do vegetal, mas, sim, a sua imaturidade devido ao despropósito ou despreparo do que levou-o ao acontecimento. Se, por ventura, um grande objetivo não surtiu o resultado almejado, um motivo absoluto estava presente ou, quem sabe, melhores atitudes, empenho e preparação serem mais necessários ou, até mesmo, o momento não ser oportuno nem o acontecimento ser proveitoso; poderá ainda não ter alcançado o mérito para o determinado êxito.         
Há alguns fatores muito preponderantes para a conquista das realizações. O primeiro deles é a sintonia, pois se esta existe é por que muitas etapas já foram aprovadas, inclusive, a compreensão, a determinação, a confiança, a realização; não se colhem dourados trigos de um solo duro, seco e despreparado.
E quando algo ainda não concluiu ou não se concretizou da maneira idealizada, de duas, uma: ou não é o tempo certo ou o pensamento aliado à atitude não foi o suficiente para a aguardada realização. Tudo na vida carece de observação, aprendizado, vontade, sapiência, e quando for de acordo com a lei divina, de alguma forma, visando ao crescimento, certamente, a concretização ocorre.
Se houve, pelo menos por agora, a dispensa do sentido da palavra fracasso ‒ quem sabe o dispensemos para sempre –, devemos fortalecer, então, o sentido das palavras otimismo, persistência e sabedoria, pois aquela possui uma abençoada energia que direciona a essa que só acontece por esta orientá-la. A vida é dom divino, é luz, é flor, é o mais notável gesto de amor, por nós, de nosso Pai.
E nas vezes que nosso desejo não se concretizar, humildemente, agradeçamos, foi por um motivo maior. Continuemos a nossa caminhada com todo empenho para os bons passos, com os olhos no horizonte e com o coração pleno de resignação.
Quanto ao fracasso, ele virou folha seca e um vento gostoso de outono carregou-o para um lugar sem volta. Restarão apenas as lindas flores das conquistas num campo arado pela paciência, sabedoria e dedicação.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário