terça-feira, 16 de agosto de 2016

Contos e crônicas



Se somos almas inteiras

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Dia desses, alguém me relatou, ou melhor, desaguou lágrimas de desespero por não estar na companhia de quem supõe amar. Ouvi com atenção, era tudo que podia fazer. E esse alguém foi embora. Fiquei com minhas constatações seguindo para casa.
De fato, muitas pessoas mais se precisam do que se completam. E o pior, é que elas não percebem que são seres inteiros, centelhas, chispas de luz eterna, amor, criação bendita. E sofrem tanto pela ausência de quem julgam amar, e sofrem ainda mais por sentirem o outro – o suposto amado ser – como propriedade; um erro atrás do outro, o que resulta em desequilíbrio e sofrimento. Somos todos seres que podemos nos completar com outros quanto à afinidade, carinho, respeito, alegria, paz, amor, mas se precisamos de alguém... ah, nesse quesito, o que menos haverá é o amor, começando pelo amor próprio.
Quando se fala também que a felicidade será alcançada no momento em que o coração estiver junto do tanto almejado, mais uma vez, ilusão, pois depositar no outro, ou seja, responsabilizar outro ser pela própria felicidade, sem dúvida, é enorme falta de entendimento sobre a vida, esta que é amor, liberdade, compreensão e conquista de lindos jardins com flores tão belas. Uma estrela não será mais ou menos estrela se estiver sozinha no céu ou infinitamente acompanhada; estrelas sempre são estrelas, como corações sempre serão corações.
O que tanto é preciso é desenvolvermos a nobreza dos sentimentos, conhecermo-nos mais a fundo, apreciarmos todo o universo existente em nós, encontrarmos os limites entre o que já aprendemos e todo o infinito ainda a ser descoberto e lapidado. Isso é viver. Ninguém deve precisar de ninguém, mas desejar viver junto para se completar, para alcançar os raios solares que o horizonte oferece, para conhecer as novas coisas e ter uma mão para enlaçar e ver, a perder de vista, os pores de sol e as noites nascendo, acompanhar o tracejado que os pássaros fazem no céu e simplesmente olhar para os olhos ao lado e sorrir.
Compartilhar os dias chuvosos; os domingos; as segundas-feiras; o último pedacinho de bolo; conversar de madrugada, pois um inteiro perdeu o sono e o outro, também em sua completude, sabe da importância da companhia. A alma, ser individual, nunca deve precisar de outra, mas deseja companheirismo e muito se compraz ao lado da eternidade de outras almas que, a seu tempo, tanto a completam.
Se um universo há em cada ser, tanto há para conhecer e descobrir, familiarizar-se e surpreender-se, aprimorar e entender e simplesmente querer viver. Após realizar um pouquinho de cada ação e começar a compreender o próprio universo, então, completar-se com outra alma que lhe faça bem, sem dúvida, é presente para o coração e boa energia para felizes realizações.
Então, quando precisar de alguém é por haver necessidade de algo; entretanto, quando alguém nos completar é por que o amor é razão maior, pois somos centelhas inteiras e indivisíveis que amam ser amadas e que, aos poucos, caso ainda não tenham assimilado, amarão amar outras almas inteiras.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Um comentário: