Cristianismo e
Espiritismo
Léon Denis
Parte 13
Continuamos o estudo do livro Cristianismo e Espiritismo, que estamos realizando com base na 6ª
edição publicada pela Federação Espírita Brasileira, tradução de Leopoldo
Cirne.
Esperamos que este estudo constitua para o leitor uma forma
de iniciação aos chamados Clássicos do Espiritismo.
Cada parte compõe-se de:
a) questões preliminares;
b) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões apresentadas
encontram-se no final do texto indicado para leitura.
Questões preliminares
A. Segundo Léon Denis, o ensino espírita é progressivo?
B. Quais são a função e a natureza do corpo fluídico ou
perispírito?
C. A evolução moral da alma produz alguma modificação no
seu corpo espiritual?
Texto para leitura
170. O moderno Espiritualismo não dogmatiza nem se
imobiliza, e nenhuma pretensão tem à infalibilidade. O ensino espírita é
progressivo como os próprios Espíritos. Ele se desenvolve e completa à medida
que, com a experiência, se efetua o progresso nas duas humanidades, a da Terra
e a do espaço. (P. 213)
171. O Espiritismo tem um lado inteiramente científico.
Repousa sobre provas palpáveis, sobre fatos incontestáveis, mas são
principalmente as suas consequências morais que interessam à grande maioria dos
homens. (P. 215)
172. A Doutrina dos Espíritos pode resumir-se em 3 pontos
essenciais: a natureza do ser, os seus destinos, as leis superiores do
Universo. Evidentemente, para nós o estudo mais necessário é o de nós mesmos, é
saber o que somos. (P. 215)
173. Como já dissemos, o homem possui dois corpos: um de
matéria grosseira, que o põe em relação com o mundo físico; o outro, fluídico,
por meio do qual entra em relação com o mundo invisível. (P. 216)
174. O corpo
fluídico é indestrutível, mas purifica-se e se eteriza com os progressos da
alma, de que é invólucro inseparável, permanente. É nele que se modelam os
órgãos; é ele que lhes assegura o mecanismo funcional. Isento das mutações
constantes padecidas pelo corpo material, é ele a sede imperecível da memória.
(P. 216)
175. A ciência oficial tem o dever de estudar as fontes
profundas da vida; enquanto limitar suas observações ao corpo físico, a
Fisiologia e a Medicina permanecerão, até certo ponto, impotentes e estéreis.
(P. 217)
176. As experiências comprovaram o ensino dado pelas
mensagens de além-túmulo de que o poder de irradiação dos Espíritos e a
extensão de suas percepções são sempre proporcionais ao grau de sua elevação
(P. 218)
177. A pureza e a transparência do invólucro fluídico são,
no espaço, o testemunho irrefragável do valor da alma: a rarefação dos seus
elementos constitutivos, a amplitude de suas vibrações aumentam com essa
purificação. À medida que a moralidade se desenvolve, novas condições físicas
se produzem no corpo fluídico; os pensamentos e os atos do indivíduo reagem
sobre o seu invólucro e o tornam mais denso ou mais sutil. (P. 218)
178. O estudo perseverante, a prática do bem, o cumprimento
do dever são outros tantos fatores que facilitam a ascensão da alma e aumentam
o campo das sensações e a soma dos gozos. Mediante prolongado adestramento
moral e intelectual, mediante existências meritórias, aspirações generosas e
grandes sacrifícios, a irradiação do Espírito se dilata gradualmente; ativam-se
as vibrações perispirituais; seu brilho se torna mais vivo; diminui a densidade
do invólucro. (P. 218) (Continua na
próxima edição.)
Respostas às
questões preliminares
A. Segundo Léon
Denis, o ensino espírita é progressivo?
Sim. O ensino espírita é progressivo como os próprios
Espíritos. Ele se desenvolve e completa à medida que, com a experiência, se
efetua o progresso nas duas humanidades, a da Terra e a do espaço. (Cristianismo e Espiritismo, cap. X, p.
213.)
B. Quais são a
função e a natureza do corpo fluídico ou perispírito?
O corpo fluídico é indestrutível. Invólucro inseparável,
permanente da alma, é nele que se modelam os órgãos; é ele que lhes assegura o
mecanismo funcional. Isento das mutações constantes padecidas pelo corpo
material, é ele, enfim, a sede imperecível da memória. (Obra citada, cap. X,
pp. 216 a 218.)
C. A evolução
moral da alma produz alguma modificação no seu corpo espiritual?
Sim. O corpo fluídico purifica-se e se eteriza com os
progressos da alma. O poder de irradiação dos Espíritos e a extensão de suas
percepções são sempre proporcionais ao grau de sua elevação. À medida que a
moralidade se desenvolve, novas condições físicas se produzem no corpo
fluídico; os pensamentos e os atos do indivíduo reagem sobre o seu invólucro e
o tornam mais denso ou mais sutil. (Obra citada, cap. X, pp. 218 e 219.)
Nota:
Para ver os três últimos textos, clique nos links abaixo:
Parte 10 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2018/01/iniciacao-aos-classicos-espiritas_26.html
Parte 11 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2018/02/cristianismo-eespiritismo-leon-denis.html
Parte 12 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2018/02/cristianismo-eespiritismo-leon-denis_9.html
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