Classificação das
comunicações mediúnicas
Este é o módulo 95 de uma série que
esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita.
Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para
leitura.
As respostas correspondentes às
questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para
leitura.
Questões para debate
1. Como Kardec classifica as comunicações mediúnicas?
2. Há diferença entre comunicações grosseiras e comunicações frívolas?
3. Qual a característica principal das comunicações sérias?
4. Pode uma comunicação séria ser falsa? Como sabê-lo?
5. Que são comunicações instrutivas?
Texto para leitura
A comunicação reflete
o grau de adiantamento do Espírito
1. Em O Livro dos Médiuns
Kardec faz uma classificação pertinente à natureza das comunicações mediúnicas,
que o Codificador divide em quatro grupos:
·
grosseiras
·
frívolas
·
sérias e
·
instrutivas.
2. As comunicações mediúnicas, ensina Kardec, dependem, quanto ao seu
conteúdo, do grau de adiantamento do Espírito comunicante, ou seja, de sua
posição na escala espírita, assunto que é tratado nas questões nos 100 e
seguintes d´O Livro dos Espíritos.
3. Da mesma forma que os encarnados, os Espíritos desencarnados
apresentam uma grande variedade quanto à inteligência e à moralidade e, por
causa disso, o ditado mediúnico refletirá o grau de adiantamento moral ou
cultural do comunicante.
4. Diz-se que uma comunicação é grosseira quando concebida em termos que
chocam o decoro. Comunicações dessa natureza só podem provir, obviamente, de
Espíritos de baixa condição espiritual, cobertos das impurezas da matéria e em
nada diferem das que provenham de homens viciosos e grosseiros.
As comunicações frívolas
emanam de Espíritos brincalhões
5. De acordo com o caráter do comunicante, as comunicações grosseiras
dividem-se em triviais, ignóbeis, obscenas, insolentes, arrogantes, malévolas e
mesmo ímpias. Examinando-as, o experimentador deduzirá com facilidade o grau
evolutivo daquele que as transmitiu por esse ou aquele medianeiro.
6. As comunicações frívolas emanam de Espíritos levianos, zombeteiros ou
brincalhões, mais maliciosos do que maus e que nenhuma importância dão ao que
dizem. Como não encerram nada de indecoroso, tais comunicações agradam a certos
indivíduos que com elas se divertem, porque encontram prazer nas confabulações
fúteis em que muito se fala e nada se diz.
7. Tais Espíritos saem-se, muitas vezes, com tiradas espirituosas e
mordazes e, não raro, dizem duras verdades que quase sempre ferem com justeza.
Como a verdade é o que menos os preocupa, têm eles o maligno prazer de
mistificar.
8. As comunicações sérias são ponderadas quanto ao assunto e elevadas
quanto à forma. Quando uma comunicação é isenta de frivolidade e de grosseria e
objetiva um fim útil, ainda que de caráter particular, podemos considerá-la uma
comunicação séria. Como nem todos os Espíritos são igualmente esclarecidos,
existem coisas que o comunicante pode ignorar e sobre o que pode enganar-se de
boa fé.
Uma comunicação pode
ser séria e não ser verdadeira
9. Por causa disso, nem sempre uma comunicação séria é verdadeira.
Existem as falsas. Eis por que os Espíritos verdadeiramente superiores
recomendam de contínuo que submetamos todas as comunicações ao crivo da razão e
da mais rigorosa lógica.
10. Como sabemos, certos Espíritos presunçosos ou pseudossábios
procuram, valendo-se de uma linguagem elevada, incutir nos encarnados as mais
falsas ideias, os sistemas mais absurdos. Não têm eles nenhum escrúpulo em se
adornarem com nomes respeitáveis, e tal mistificação somente um exame rigoroso
e atento poderá desvendar.
11. As comunicações instrutivas são as comunicações sérias cujo
principal objeto consiste num ensinamento qualquer, ministrado pelos Espíritos,
sobre as ciências, a moral ou a filosofia. São mais ou menos profundas,
conforme o grau de elevação e de desmaterialização do Espírito comunicante.
12. As comunicações instrutivas são, por definição, verdadeiras, visto
que o que não for verdadeiro não pode ser instrutivo. Para se julgar o valor
moral e intelectual dos Espíritos que as ditam, é preciso frequência e
regularidade nas suas comunicações, o que é fácil de compreender, porque se
para julgar os homens é necessário ter experiência, muito mais é esta
necessária quando se trata de julgar os Espíritos.
Respostas às questões propostas
1. Como Kardec
classifica as comunicações mediúnicas?
O Codificador do Espiritismo divide-as em quatro grupos: grosseiras,
frívolas, sérias e instrutivas.
2. Há diferença entre
comunicações grosseiras e comunicações frívolas?
Sim. As comunicações grosseiras contêm, como o nome diz, grosserias e
podem ser indecorosas, obscenas, insolentes, arrogantes, malévolas e mesmo
ímpias. As comunicações frívolas emanam de Espíritos levianos, zombeteiros ou
brincalhões, mais maliciosos do que maus e que nenhuma importância dão ao que
dizem.
3. Qual a
característica principal das comunicações sérias?
O que as caracteriza é serem ponderadas quanto ao assunto e elevadas
quanto à forma. Se a comunicação é isenta de frivolidade e de grosseria e
objetiva um fim útil, ainda que de caráter particular, podemos considerá-la uma
comunicação séria.
4. Pode uma
comunicação séria ser falsa? Como sabê-lo?
Sim. A experiência comprova que nem sempre uma comunicação séria é
verdadeira. Existem as falsas. É por isso que os Espíritos verdadeiramente
superiores recomendam de contínuo que submetamos todas as comunicações ao crivo
da razão e da mais rigorosa lógica, que é o único meio de saber se elas são
verdadeiras ou não.
5. Que são
comunicações instrutivas?
As comunicações instrutivas são as comunicações sérias cujo principal
objeto consiste num ensinamento qualquer, ministrado pelos Espíritos, sobre as
ciências, a moral ou a filosofia. As comunicações instrutivas são, por
definição, verdadeiras, visto que o que não for verdadeiro não pode ser
instrutivo.
Bibliografia:
O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec,
FEB, 41ª ed., itens 133 a 137.
Observação:
Eis os links que remetem aos 3 últimos textos:
Módulo 92 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/08/o-fenomeno-mediunico-atraves-dos-tempos.html
Módulo 93 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/08/os-mediunsprecursores-do-espiritismo.html
Módulo 94 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2018/08/mecanismo-dacomunicacao-mediunica-este.html
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