quinta-feira, 16 de agosto de 2018





Os médiuns precursores
do Espiritismo

Este é o módulo 93 de uma série que esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura. 

Questões para debate

1. Arthur Conan Doyle, em seu livro História do Espiritismo, designa três médiuns como sendo os precursores do Espiritismo. Quem são eles?
2. O primeiro dos médiuns citados por Conan Doyle nasceu na Suécia. Em que época viveu e que faculdades mediúnicas o distinguiram?
3. Como o vidente sueco descreveu a vida no Plano Espiritual?
4. Quem foi Edward Irving e que fenômenos ocorriam em sua igreja?
5. Que faculdades mediúnicas distinguiram o médium Andrew Jackson Davis?

Texto para leitura

Swedenborg é considerado um dos precursores do Espiritismo
1. Em seu livro História do Espiritismo, Arthur Conan Doyle designa como precursores do Espiritismo três extraordinários médiuns: Emmanuel Swedenborg, Edward Irving e Andrew Jackson Davis. Pela ordem cronológica do seu aparecimento no mundo, o primeiro deles foi Swedenborg.
2. Diz o criador do detetive Sherlock Holmes que nunca se viu tamanho amontoado de conhecimentos em um único médium. Engenheiro de minas e autoridade em metalurgia, Swedenborg foi, como engenheiro militar, responsável pelo sucesso de muitas campanhas levadas a efeito por Carlos XII, da Suécia. Mas sua cultura não se limitava à engenharia, porque, sendo também grande autoridade em Física e em Astronomia, Swedenborg foi autor de importantes trabalhos sobre as marés e a determinação das latitudes, além de possuidor de dilatados conhecimentos no campo da zoologia, da anatomia, das finanças públicas e da política.
3. Estudioso da Bíblia, seu desenvolvimento psíquico revelou-se aos 25 anos de idade e pôde ser averiguado e atestado por testemunhas diversas, como o filósofo Kant, que sobre isso escreveu uma carta, que se tornou célebre, dirigida à srta. de Knobich.
4. Emmanuel Swedenborg nasceu em Estocolmo, Suécia, em 1688 e desencarnou em Londres em 1772. Dotado da faculdade de vidência, via com frequência cenas do mundo espiritual e pessoas desencarnadas que conhecera em vida, tendo sido um dos primeiros médiuns a descrever o ectoplasma como um “vapor aquoso” que caía ao chão, sobre o tapete.

No Plano Espiritual existem casas, templos e palácios
5. Swedenborg – que nos deixou inúmeras obras resultantes de suas faculdades psíquicas – verificou que o mundo espiritual consiste em várias esferas e que cada um de nós, depois da morte corpórea, irá para aquela a que melhor se adapte nossa condição espiritual. Muito antes das revelações trazidas por Chico Xavier, descreveu casas localizadas no Plano Espiritual nas quais viviam famílias, templos onde se praticavam cultos, auditórios onde Espíritos se reuniam para fins sociais, palácios onde certamente deviam morar os chefes. Suas principais obras de origem mediúnica foram: Céu e Inferno, A Nova Jerusalém, Arcana Celeste, Sabedoria Angélica e Apocalipse Revelado, entre outras.
6. A morte, escreveu Swedenborg, era suave, porque seres celestiais ajudavam os recém-chegados em sua nova existência. Ali, no Plano Espiritual, ele viu anjos e demônios, que não eram, porém, de ordem diversa da nossa, mas sim seres humanos que haviam vivido na Terra e que ou eram almas retardatárias, como os demônios, ou altamente desenvolvidas, como os anjos. De modo nenhum, afirmou o vidente sueco, mudamos com a morte, porquanto levamos para o mundo espiritual os hábitos mentais adquiridos, as preocupações e os preconceitos. Não existem ali as penas eternas, visto que os que se achavam nos infernos podiam trabalhar para a sua saída, desde que sentissem vontade.
7. Edward Irving pertenceu à mais pobre classe de trabalhadores braçais da Escócia, onde nasceu em 1792, na localidade de Annan. Fisicamente era um gigante e um Hércules em força. Sua inteligência, de igual forma, era máscula, ampla e corajosa, embora distorcida pela primeira educação que recebeu na acanhada escola da Igreja Escocesa, da qual, quando adulto, tornou-se pastor. 
8. Irving, conquanto atraísse enorme multidão em suas prédicas, criou sérios problemas com a Igreja a que servia, por causa de suas opiniões teológicas, de certo modo bastante independentes e ousadas para a época. Quando mais apertado se fez o cerco em torno dele, começaram a ocorrer em sua igreja fenômenos mediúnicos diversos, especialmente os de voz direta. Inicialmente, ouviam-se gritos de pessoas como os de um possesso; em outros momentos, os gritos eram de homens e mulheres numa linguagem incompreensível, e ao lado das vozes ouviam-se também, em intensidade cada vez maior, ruídos e outros sons.

Andrew Jackson Davis previu o advento do Espiritismo
9. As vozes acalmavam-se ou os sons silenciavam ante os apelos de Irving, mas aquela sucessão de fatos estranhos gerou uma incompreensão muito grande por parte de seus superiores, advindo daí sucessivas crises que acabaram por esgotá-lo. O gigante de meia-idade murchou e encolheu; seu arcabouço vergou; suas faces tornaram-se cavadas e pálidas. Contudo, trabalhando até o fim e tendo nos lábios estas palavras: “Se eu morrer, morrerei com o Senhor”, Irving não se dobrou e sua alma passou para aquela condição em que a luz se torna mais clara e mais dourada.
10. Andrew Jackson Davis, cognominado por alguns, nos Estados Unidos, o “Pai do Espiritualismo Moderno”, o “Profeta da Nova Revelação” ou “O Allan Kardec Americano”, por haver anunciado o advento do Espiritismo, nasceu em 1826 num distrito rural situado no estado de Nova York, às margens do Rio Hudson, e desencarnou em Watertown, Massachusetts, em 1910.
11. Quando em transe, falava línguas diversas, inclusive o hebraico, todas dele desconhecidas, ocasião em que discutia questões de geologia, arqueologia, mitologia, bem como temas linguísticos e sociais, embora nada conhecesse de gramática e dos assuntos tratados. Clarividente e audiente, Davis foi, no início de seus trabalhos, usado por Livingstone para a realização de diagnósticos médicos. O corpo das pessoas tornava-se transparente aos seus olhos espirituais, cada órgão aparecia-lhe claramente e apresentava uma radiação especial e peculiar, que se obscurecia em caso de doença.
12. Inspirado e orientado pelo Espírito de Swedenborg, Davis deixou numerosos livros mediúnicos sob a denominação genérica de Filosofia Harmônica e Revelações Divinas da Natureza. Num deles – Princípios da Natureza – ele previu o advento do automóvel, da máquina de escrever e do Espiritismo. Anos depois, em 25 de janeiro de 1863, fundou o primeiro Liceu Espiritista da América, em Dodsworth Hall, Broadway, Nova York.

Respostas às questões propostas

1. Arthur Conan Doyle, em seu livro História do Espiritismo, designa três médiuns como sendo os precursores do Espiritismo. Quem são eles?
Emmanuel Swedenborg, Edward Irving e Andrew Jackson Davis.
2. O primeiro dos médiuns citados por Conan Doyle nasceu na Suécia. Em que época viveu e que faculdades mediúnicas o distinguiram?
Emmanuel Swedenborg nasceu em Estocolmo, Suécia, em 1688 e desencarnou em Londres em 1772. Dotado da faculdade de vidência, via com frequência cenas do mundo espiritual e pessoas desencarnadas que conhecera em vida, tendo sido um dos primeiros médiuns a descrever o ectoplasma como um “vapor aquoso” que caía ao chão, sobre o tapete.
3. Como o vidente sueco descreveu a vida no Plano Espiritual?
Swedenborg disse que o mundo espiritual consiste em várias esferas e que cada um de nós, depois da morte corpórea, irá para aquela a que melhor se adapte nossa condição espiritual. Muito antes das revelações trazidas por Chico Xavier, descreveu casas localizadas no Plano Espiritual nas quais viviam famílias, templos onde se praticavam cultos, auditórios onde Espíritos se reuniam para fins sociais, e palácios onde certamente deviam morar os chefes.
4. Quem foi Edward Irving e que fenômenos ocorriam em sua igreja?
Edward Irving pertenceu à mais pobre classe de trabalhadores braçais da Escócia, onde nasceu em 1792, na localidade de Annan. Foi pastor na Igreja Escocesa, onde começaram a ocorrer fenômenos mediúnicos diversos, especialmente os de voz direta. Inicialmente, ouviam-se gritos de pessoas como os de um possesso; em outros momentos, os gritos eram de homens e mulheres numa linguagem incompreensível, e ao lado das vozes ouviam-se também, em intensidade cada vez maior, ruídos e outros sons.
5. Que faculdades mediúnicas distinguiram o médium Andrew Jackson Davis?
Quando em transe, Davis falava línguas diversas, inclusive o hebraico, todas dele desconhecidas, ocasião em que discutia questões de geologia, arqueologia, mitologia, bem como temas linguísticos e sociais, embora nada conhecesse de gramática e dos assuntos tratados. Clarividente e audiente, Davis foi, no início de seus trabalhos, usado por Livingstone para a realização de diagnósticos médicos. O corpo das pessoas tornava-se transparente aos seus olhos espirituais, cada órgão aparecia-lhe claramente e apresentava uma radiação especial e peculiar, que se obscurecia em caso de doença.

Bibliografia:
História do Espiritismo, de Arthur Conan Doyle, Ed. O Pensamento, 1ª edição, pp. 34 a 60.
No Invisível, de Léon Denis, FEB, 9ª edição, p. 402.
Espiritismo Básico, de Pedro Franco Barbosa, 1ª edição, pp. 175 e 176.
Allan Kardec, de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen, FEB, 1ª  ed., 2º volume, pp. 86 a 91.


Observação:
Eis os links que remetem aos 3 últimos textos:



Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário