segunda-feira, 9 de maio de 2022

 



Trilhas da Libertação

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 11

 

Prosseguimos neste espaço o estudo metódico e sequencial do livro Trilhas da Libertação, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 1995. Este estudo será publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

81. As palavras do dr. Hermann produziram em Davi algum efeito?

Nenhum efeito. Em verdade, na manhã que se seguiu à reunião, ao despertar, Davi comentou com a esposa o pesadelo de que fora acometido durante a madrugada, referindo-se à consciência de culpa a respeito das atividades mediúnicas remuneradas que se permitia. “Não há por que você preocupar-se com isso”, acudiu a ambiciosa consorte. “Houvesse algum problema e o dr. Hermann já se teria manifestado negativamente.” Davi disse-lhe, porém, que no pesadelo pareceu-lhe escutar o médico carrancudo, com expressões severas, admoestando-o. “O pior, porém – acrescentou –, foram as ameaças que alguém me direcionava com azedume e rancor.” A esposa, sem compreender o que ocorrera, observou: “Certamente são as vibrações de inveja de muita gente despeitada ou talvez de alguns Espíritos perturbadores, que nos querem atingir. Nós estamos sob a proteção de Deus e nenhum mal nos acontecerá. Ademais, você atende também os pobres gratuitamente, e que não são poucos, aqueles que são socorridos duas vezes por semana, cansando-se e exaurindo-nos. Temos muitos compromissos sociais, filhos a educar, certo nível a manter na comunidade... Tudo isto são despesas e elas são pagas com dinheiro”. (Trilhas da Libertação. Socorros de Emergência, pág. 218; e Sexo e Responsabilidade, pp. 219 e 220.)

82. Pensamentos otimistas ajudam a superar os estados depressivos?

Sim. Pelo menos foi isso que Ernestina explicou a uma jovem enferma depois de ministrar-lhe o passe. Ernestina disse-lhe que, a partir de então, era necessário que ela mantivesse um bom estado de espírito, e quando sentisse tristeza procurasse substituí-la por pensamentos otimistas. “É muito fácil – explicou Ernestina – superar os estados depressivos, não cultivando as ideias negativas, pessimistas, fixando-se em outras, as que geram bom ânimo, alegria e paz.” (Obra citada. Sexo e Responsabilidade, pp. 224 a 226.)

83. É verdade que a palestra e o estudo na Casa Espírita funcionam como uma espécie de psicoterapia coletiva para encarnados e desencarnados ali presentes?

Sim. É o que Manoel P. de Miranda observou na Casa Espírita onde Francisco proferiu a palestra da noite. Segundo ele, tanto a palestra quanto o estudo funcionavam na condição de psicoterapia coletiva para os indivíduos e os Espíritos. Em razão de os encarnados raramente manterem sintonia elevada por muito tempo, os benfeitores espirituais se utilizavam da palavra do expositor para centralizar-lhes a atenção e fazê-los concentrar-se. Agiam então com dedicação e, ao término, ainda sob a psicosfera saudável, realizavam algumas cirurgias perispirituais, separando mentes parasitas dos seus hospedeiros, refundindo o ânimo nos lutadores, apoiando as intenções saudáveis dos que despertavam, enfim auxiliando em todas as direções, mediante os recursos terapêuticos dos passes individuais ou coletivos. (Obra citada. Sexo e Responsabilidade, pp. 226 e 227.)

84. Pode-se dizer que na conduta do indivíduo perante o sexo se encontram as matrizes de muitos problemas da vida?

Evidentemente. Quaisquer desrespeitos às finalidades superiores do sexo tornam-se fatores de desequilíbrios, desajustes, perturbações, gerando ódios inomináveis, rudes embates, sofrimentos dolorosos e sequelas espirituais demoradas. “No sexo – disse Francisco – encontram-se as matrizes de muitos fenômenos que se transferem de uma para outra existência, atando ou libertando os Espíritos conforme a pauta da utilização que se lhe faculte. Dessa forma, quanto mais lúcido o ser, mais responsável se torna pela função, conduta e exercício sexual. Infelizmente, em razão do prazer que proporciona, em todas as épocas e hoje, particularmente, o sexo tem sido instrumento de viciações ignóbeis, de explorações sórdidas, de crimes inimagináveis, tornando-se veículo de promoção social, comercial, artística e cultural, com graves e imprevisíveis consequências.” (Obra citada. Sexo e Responsabilidade, pp. 228 e 229.)

85. Como é possível que Espíritos perversos penetrem recintos cuidadosamente preservados e dedicados ao bem?

Muitos estranham realmente esse fato. Ocorre que, quando tais Entidades são atraídas pelas mentes viciosas que as preferem, não se pode evitar-lhes a presença. Como se trata de eleição pessoal e como cada ser respira no clima psíquico que lhe apraz, é inevitável essa comunhão espiritual, tornando-se responsável o invigilante pelos danos que produz, danos que podem dar-se mesmo no recinto da Casa Espírita. (Obra citada. Escândalo e Paz, pp. 232 a 234.)

86. Por que não se deve tocar no corpo dos pacientes durante a terapia bioenergética?

Antes de responder a essa pergunta, lembremos que, como relatado nesta obra, o médium Francisco foi acusado de assédio sexual por uma senhora influenciada por um inimigo desencarnado da Casa Espírita. O escândalo só não tomou maiores proporções porque o presidente da instituição, Sr. Almiro, conversou calmamente com a enferma, infundindo-lhe ânimo e explicando-lhe que se tratava de uma trama infeliz para afligi-la e desestruturar o médium, gerando ainda suspeição a respeito da Casa.  “Eis por que – disse-lhe o Sr. Almiro – não tocamos em nossos pacientes durante a terapia bioenergética, a fim de não apenas respeitarmos as pessoas, como também, mesmo inconscientemente, não lhes despertarmos sensações perturbadoras.” “A aplicação da energia restauradora é feita na aura e nos chacras, de onde se irradia para os diferentes núcleos e órgãos físicos, assim como áreas psíquicas”, acrescentou o dirigente da instituição, explicando por que não devemos tocar no corpo dos nossos pacientes. (Obra citada. Escândalo e Paz, pp. 234 e 235.)

87. Onde se encontram os nossos mais perigosos adversários?

Infelizmente, como esclareceu o benfeitor espiritual Fernando, os nossos mais perigosos adversários encontram-se em nós próprios, que damos guarida às más influências e as sustentamos com nossos caprichos, orgulhos e pequenezes. (Obra citada. Escândalo e Paz, pp. 236 a 238.)

88. Levada pelos pais ao tratamento espiritual, uma criança apresentou-se acometida de um processo leucêmico mieloide, resistente às terapêuticas convencionais. Tratava-se de um fenômeno cármico em fase terminal. Que causas poderiam ter determinado tão grave expiação?

Dr. Carneiro informou: “Nossa pequena Rosaly retornou ao lar do qual se evadira no século passado por lamentável suicídio. Os seus genitores atuais eram-no igualmente naquela ocasião, quando, insubmissa, apaixonou-se por um jovem inescrupuloso, contra o qual se voltaram os pais, proibindo-a de levar adiante o romance impossível de alcançar um desfecho feliz. Inexperiente e impulsiva, atritou com os genitores, os quais, após demorados diálogos, resolveram interná-la em um convento, na pressuposição de salvá-la do explorador, que aguardava expressivo dote com a intenção de abandoná-la, assim que se cansasse da novidade”. A solução adotada pelos pais foi, porém, um fracasso, porque a jovem, embora vigiada, burlou todos os cuidados e se atirou da torre da capela, fraturando o crânio e danificando o pescoço e a medula, porquanto se arrojara de cabeça para baixo. O golpe deixou os pais arrasados. Mais tarde, após desencarnarem, ao tomarem conhecimento do calvário que a filha padecia no mundo espiritual, empenharam-se em resgatá-la, o que se tornou possível graças à intercessão de veneráveis Benfeitores. Comprometeram-se então a recebê-la novamente, embora cientes de que seria por breve período. (Obra citada. Últimas Advertências, pp. 241 a 243.)

 

 

Observação:

Para acessar a parte 10 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui:  https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/05/blog-post_02.html

 

  

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário