quinta-feira, 12 de maio de 2022

 



CINCO-MARIAS

 

Situações de medo na infância

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com


A educação desde o início da vida poderia realmente mudar o presente e o futuro da sociedade
. Maria Montessori

 

Na cidade onde eu cresci conheci a senhora Nicola. Uma moça ruiva e uma criança de minha idade vinham visitá-la às vezes. Minha mãe se referia a eles como a família da senhora Nicola.

A senhora Nicola não falava conosco normalmente. Mas quando a família dela aparecia, da janela da cozinha, ela gritava logo cedo meu nome, me oferecia café com leite e me chamava para brincar com o neto dela nos fundos da casa, onde havia um balanço preso num cinamomo, que dava para a rua.

Na verdade, eu não me lembro da aparência desse menino, mas lembro do medo que ele tinha de cachorro.  Desde o começo, quando ele escutou meu cachorro latindo ansioso na varanda da minha casa, comunicou-me a aversão que sentia por esses animais. Disse que os odiava, e a senhora Nicola perguntou: “Como assim? O que os cachorros fizeram a você?”

Lastimável.

As crianças usam a palavra “ódio” para se referir a temas variados. No caso desse menino, na época pressenti que ele estava bastante apavorado. Em vez de ser empática, a senhora Nicola ameaçou castigá-lo caso ele insistisse no ódio. 

Aquilo não fez sentido para mim. Se na época eu fosse habilidosa na arte da persuasão, explicaria à senhora Nicola que não ajudamos uma criança com medo fazendo-lhe ameaças… Porque isso só reforça o medo. Para mim não havia dúvida que de certa forma o medo que o neto da senhora Nicola nutria por cachorro naquela manhã de sol só se fizera mais invencível. E, muito aérea, eu o imaginei velhinho sem ter passado pela feliz experiência de brincar com um cão, amigo divertido e fiel. Coitadinho, pensei e suspirei.

No verão seguinte, a senhora Nicola se mudou para a capital e nunca mais a vi e nem a família dela.

 

Notinha

 

Os medos são frequentes na infância e variam de acordo com a idade, o temperamento e a história de cada criança. Nos primeiros anos, as crianças se inquietam ao separar-se de seus pais ou ao ter contato com pessoas ou objetos desconhecidos. Entre quatro e seis anos, as crianças geralmente podem se impressionar frente a animais diversos, personagens fantásticos, escuridão. As mudanças associadas aos medos se devem a aspectos cognitivos e psicológicos relacionados a cada etapa de desenvolvimento.

Os pais podem/devem ajudar a criança que sente medo assumindo certas atitudes criativas, como, por exemplo, atuar com empatia, explicando à criança que às vezes todos nós sentimos medo, sem depreciar o que ela sente, pois isso pouco a pouco lhe dará certeza de que essas situações são comuns e é possível superá-las. Os pais não devem nunca ridicularizar a criança, nem a ameaçar, nem forçar situações, isto é, não é decente obrigar uma criança se aproximar de coisas/situações que a perturbem. Infelizmente, essa atitude só agravará o temor e causará dano à sua autoestima. Dar tempo ao tempo; afinal os pais, para educar a criança, precisam sempre demonstrar amor, paciência e respeito.

 

*

 

Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo que integra um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise.

Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário