quinta-feira, 5 de maio de 2022

 



CINCO-MARIAS

 

Criança precisa de amor

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com


– Os pais levam os pediatras demasiado a sério? – Alguns sim, preocupam-se demasiado se o filho tem tosse ou se se passa algo sem importância. Em contrapartida, há muitos que não se preocupam que um bebé [sic] com menos de um ano passe dez horas diárias separado dos pais.
Carlos González, pediatra (Entrevista ao Observador, 26/5/2014)

 

Por considerar que a repressão dos sofrimentos da infância define tanto a vida do indivíduo como perpetua mitos na sociedade, particularmente sempre recusei a crença de que o aprendizado vem do sofrimento.

Na adolescência, eu me perguntava se seria possível vasculhar a extensão da solidão e do abandono aos quais nossos pais e avós foram expostos quando crianças, eles que, diante de nós, na primeira oportunidade, faziam menção a uma imagem de infância feliz e protegida. Na realidade, quase todos eles passaram por castigos, maus-tratos e aos cinco anos já ajudavam, no mínimo, nos cuidados da casa ou dos irmãos menores…

Na minha vida adulta, levando a sério o respeito pelo fraco, provavelmente devido à minha sensibilização sobre o tema, insisto no fato de que o aprendizado vem do exemplo e da empatia.

Os olhinhos das crianças perseguem a mãe, o pai, incessantemente. A técnica de “deixar chorar” para não criar filho dependente parte de um pressuposto violento e distorcido e apenas possibilita no ser em desenvolvimento o sentimento de abandono. A criança, por sua vez, perceberá pouco a pouco a situação e muito cedo desistirá de expressar suas próprias angústias.

No contato com pais, muitos me dizem que querem um mundo menos violento, menos desigual, mais pacífico. Porém, na maioria das famílias vige ainda a falta de empatia, a intolerância, a desatenção, em parte devido a histórias pessoais largamente ocupadas com a competitividade, a indiferença e o egocentrismo...

Privilegiar os vulneráveis, amar e acalentar a criança e mostrar-se solidário em situação de choro, de desespero, por exemplo, ajuda sem dúvida a construção de um mundo menos violento, mais cheio de amor.

 

Notinha

 

Carlos González, pediatra espanhol, defende uma criação cheia de amor e é autor de vários livros, incluindo o popular Bésame Mucho: como criar seus filhos com amor, editora Timo.

Esqueça os manuais que pregam “deixar chorar até dormir”, pois nenhuma criança ficará mimada por ter sido devida e justamente protegida e amada. O choro do bebê é a forma mais primitiva e autêntica de comunicação, então não ignore o choro do seu filho – em casa ou na rua, de dia ou de noite. Quem ama, cuida! E o cuidado pressupõe atenção, carinho, respeito, colo e aconchego…

 

*

 

Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo que integra um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise.

Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário