sexta-feira, 24 de junho de 2022

 



A Vida no Outro Mundo

 

Cairbar Schutel

 

Parte 22

 

Damos sequência ao estudo metódico e sequencial do livro A Vida no Outro Mundo, de autoria de Cairbar Schutel, publicado originalmente em 1932 pela Casa Editora O Clarim, de Matão (SP). 

Cada parte do estudo compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto abaixo. 

Este estudo será publicado neste blog sempre às sextas-feiras.

 

Questões preliminares

 

A. A verdade não pode ser propriedade pessoal. Qual é um dos seus principais característicos? 

B. Que informações sobre a vida no além foram transmitidas por Lester Coltman (Espírito)?

C. A referência à beleza das casas se repete em outras comunicações?

 

Texto para leitura

 

286. No Prefácio desta obra dissemos que, muito tempo depois de havermos escrito uma conferência a respeito da "Vida no Outro Mundo", vimos que as ideias expendidas por nós estavam de pleno acordo com as de diversos médiuns que se achavam em íntimas relações com os Espíritos, e as de diversos escritores, principalmente ingleses, recebidas de seus parentes e amigos, revelações semelhantes às que havíamos recebido. (A Vida no Outro Mundo – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

287. Isto sobremaneira nos alegra, porque a Verdade não pode ser propriedade pessoal; ao contrário, um dos seus principais característicos é transparecer por meios diversos e em todas as partes do mundo. (Obra citada – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

288. Pois bem, essa verdade, que por excesso de escrúpulo havíamos guardado inédita, hoje aparece em várias obras, e é nosso dever propagá-la, pois representa um jato de luz que nos tira das trevas em que nos achamos; é uma fonte de consolação que suaviza os grandes dissabores que sofremos na via-crúcis da existência terrestre. (Obra citada – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

289. Na História do Espiritismo, de Sir Arthur Conan Doyle, por exemplo, encontramos a seguinte mensagem, que confirma as nossas asserções. Ela foi extraída por Conan Doyle do livro “O Caso de Lester Coltman”, de Lilian Walbrook, págs. 32 - 34.

Eis a comunicação do Espírito Lester Coltman, a respeito da Vida no Além: 

“Acho perfeitamente explicável e natural o interesse dos seres terrenos em averiguar a forma de que são constituídos os lugares e os estabelecimentos em que vivemos e trabalhamos; mas, não é fácil fazer uma descrição, na linguagem terrena. A minha existência servirá de exemplo para a dedução de outros modos de vida, segundo o temperamento e a inteligência de cada um.

“Meu trabalho continua aqui como se iniciou na Terra, ou seja, no terreno científico.

“Para progredir em meus estudos, visito frequentemente um laboratório, onde encontro facilidades tão completas como extraordinárias para a realização de experiências.

“Tenho casa própria, verdadeiramente bela, com uma grande biblioteca, na qual existe toda a classe de livros de consulta: históricos, científicos, de Medicina, e de todos os gêneros da Literatura. Para nós, estes livros são tão interessantes como para vós, os da Terra.

“Tenho uma sala de música com toda a sorte de instrumentos.

“Tenho quadros de rara beleza e móveis de gosto apurado.

“Atualmente vivo só, mas recebo com frequência a visita de amigos; também os visito em suas casas, e, se alguma vez me sucede sobrevir ligeira tristeza, vou, então, visitar aqueles a quem mais eu quis na Terra.

“Das minhas janelas admiro uma paisagem extraordinariamente bela, que se estende ao longe em suaves ondulações, e, próximo à minha, existe uma casa comunal onde vivem em feliz harmonia vários dos Espíritos que trabalham no laboratório.

“O meu ajudante principal é um chinês antigo, muito competente em análises químicas. É, como se disséssemos, o chefe da casa. É uma alma admirável, goza de grandes simpatias e é dotado de profunda filosofia.

“É muito difícil vos falar do trabalho no mundo dos Espíritos. Cada um tem sua missão, segundo suas possibilidades.

“Quando um Espírito chega diretamente da Terra, ou de qualquer outro mundo material, tem de aprender tudo o que não aprendeu na existência precedente, com o fim de se aproximar da perfeição.

“Se ele fez sofrer seus semelhantes, sofrerá. Se tem grande talento, o aperfeiçoará aqui, pois, se vós aí tendes boa música ou outra qualquer classe de arte ou ciência, as daqui ainda são muito melhores.

“A Música é uma das mais poderosas forças do nosso mundo para se alcançar a perfeição do Espírito.

“Há aqui magníficas escolas para instrução dos Espíritos de crianças. Nelas permanecem até aprenderem tudo o que se refere à Terra e aos demais mundos, bem assim a todos os reinos que se acham sob o cetro de Deus.

"Aqueles que aqui receberam instrução como Espíritos de crianças, quando chegam a ir para o vosso mundo, ostentam o mais refinado e belo dos caracteres.

"Os que passaram sua existência material em trabalhos físicos, têm de aprender tudo, enquanto aqui permanecem. O trabalho é uma coisa maravilhosa, e os que se tornam discípulos de Espíritos, aprendem consideravelmente. Os Espíritos literatos se convertem em grandes oradores e falam e ensinam com palavras eloquentes.

"Aqui também há livros, mas de gênero diferente dos vossos.

"O que estudou leis na Terra entrará na escola dos Espíritos para se aperfeiçoar na Justiça. O soldado que professe culto à verdade e à honra, guiará os Espíritos de qualquer de nossas esferas em suas lutas pela fé em Deus." (Obra citada – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

290. Sir Conan Doyle também recebeu mensagens, no seu "círculo familiar", de diversos Espíritos, referentes à vida no Além. Vamos citar duas mensagens, de acordo com o nosso tema. (Obra citada – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

291. Eis a primeira assim registrada por Conan Doyle: 

“Em nosso círculo, um Espírito feminino falou da vida no Além, respondendo à pergunta que lhe fizemos: ‘O que fazes aí?’

– Eu me ocupo de música com as crianças e de outras tantas coisas. Mas trabalho muito mais do que na velha Terra. Aqui não há quem suscite disputas e isto contribui para que a felicidade seja maior e mais completa.

– Dize-nos algo sobre a tua vivenda.

– É encantadora. Jamais vi na Terra o que se lhe possa igualar. E quantas flores! Por toda parte variedade extraordinária e de várias cores. E seus perfumes são maravilhosos!

– Podes descrever as outras casas?

– Não poderia alterar sua paz. Há momentos em que se necessita estar somente em comunicação íntima com a Natureza. Cada casa é um oásis, além do que há surpreendentes panoramas e outros lugares de seres bons, amáveis e alegres pelo fato de viverem no meio de tantas belezas. Não há na Terra mente alguma que possa conceber esta alegria e esta formosura." (Obra citada – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

292. A outra mensagem diz o seguinte:

“Por amor de Deus, sacudi e despertai essa gente que não quer crer! O mundo precisa saber o que existe aqui.

“Se eu, na Terra, soubesse o que me esperava aqui, a minha vida teria sido muito diversa.

“Aqui não há lutas nem maldades. Interesso-me por muitas coisas de caráter humano, sobretudo pela regeneração e progresso do mundo terrenal. Eu sou um dos que, aqui, trabalham pela vossa causa em íntima relação convosco.

“Não temais; a luz será tanto mais viva quanto mais profundas forem as trevas que atravessais. Logo ela aparecerá, se Deus quiser. Nada poderá impedi-la. Não há poder das trevas que resista um minuto à luz divina. Todos os que pugnam contra a luz serão varridos. Apoiai-vos em nós, que o nosso auxílio é grandioso.

– Onde estais?

“É muito difícil explicar, devido às condições que aqui imperam. Eu me acho num lugar onde queria estar, o melhor que eu podia desejar. Dali mesmo estou em contacto íntimo convosco, que viveis na Terra.

– Qual o vosso alimento?

“Não se parece em coisa alguma com o vosso: é muito mais agradável e delicado. Tudo o que constitui frutos raros, essências deliciosas e outras coisas desconhecidas na Terra.

“Grandes surpresas vos esperam, todas belas e nobres, doces e radiantes. A vida na Terra é unicamente um preparativo para estas esferas. Sem esse preparativo eu não teria podido entrar neste mundo glorioso e admirável. Na Terra trabalhamos e nos preparamos: este mundo é o prêmio, nosso verdadeiro lugar, nossa verdadeira vida, o sol depois da chuva!” (Obra citada – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

293. Por nossa parte, folgamos imenso que essas mensagens estejam correndo mundo, pois só assim o homem trabalhará pelo seu futuro. (Obra citada – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

 

Respostas às questões preliminares

 

A. A verdade não pode ser propriedade pessoal. Qual é um dos seus principais característicos? 

Um dos seus principais característicos é transparecer por meios diversos e em todas as partes do mundo. Foi exatamente o que ocorreu com as informações contidas nesta obra sobre a vida no outro mundo. Depois de haver escrito uma conferência a respeito do tema, Cairbar viu que as ideias por ele expendidas estavam de pleno acordo com as revelações recebidas por diversos médiuns e por outros autores, em diferentes lugares do mundo, principalmente na Inglaterra. (A Vida no Outro Mundo – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

B. Que informações sobre a vida no além foram transmitidas por Lester Coltman (Espírito)?

Conforme relatado por Sir Arthur Conan Doyle, em seu livro História do Espiritismo, Lester Coltman aludiu ao trabalho que realiza e à sua residência no mundo espiritual. Eis um trecho da mensagem: “Meu trabalho continua aqui como se iniciou na Terra, ou seja, no terreno científico. Para progredir em meus estudos, visito frequentemente um laboratório, onde encontro facilidades tão completas como extraordinárias para a realização de experiências. Tenho casa própria, verdadeiramente bela, com uma grande biblioteca, na qual existe toda a classe de livros de consulta: históricos, científicos, de Medicina, e de todos os gêneros da Literatura. Para nós, estes livros são tão interessantes como para vós, os da Terra. Tenho uma sala de música com toda a sorte de instrumentos. Tenho quadros de rara beleza e móveis de gosto apurado”. (Obra citada – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

C. A referência à beleza das casas se repete em outras comunicações?

Sim. Numa mensagem que Sir Conan Doyle recebeu no seu "círculo familiar", relativa à vida no Além, a Entidade comunicante refere-se ao assunto. O escritor pediu-lhe: “Dize-nos algo sobre a tua vivenda”. A Entidade respondeu: “É encantadora. Jamais vi na Terra o que se lhe possa igualar. E quantas flores! Por toda parte variedade extraordinária e de várias cores. E seus perfumes são maravilhosos!” Mais adiante, o Espírito acrescentou: “Cada casa é um oásis, além do que, há surpreendentes panoramas e outros lugares de seres bons, amáveis e alegres pelo fato de viverem no meio de tantas belezas. Não há na Terra mente alguma que possa conceber esta alegria e esta formosura”. (Obra citada – Cap. XX – Revelações sobre a vida no outro mundo.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 21 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/06/blog-post_17.html

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário