terça-feira, 23 de janeiro de 2024

 



A vida é uma experiência inteiramente profunda


CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

 

Quando se experiencia, de maneira profunda, estar vivo, tudo o que se faz também se torna profundo e encantador; isso se refere a tudo realmente, cada pequena ação, singela palavra, cada paisagem, cada olhar, em todas as relações, em todos os encontros. Não se escolhe um ou outro momento, mas continuamente a vida possui o seu sentido real que é eterno e, ao mesmo tempo, sublime. E ela é para todos.

Na entrelinha da vida humana, há muita reclamação e descontentamento, no entanto será que à medida que se reclama também se observa o porquê da condição? Naturalmente não. O pensamento humano, de certa forma, é ágil e julgador no quesito o melhor deve ser para o próprio eu e ainda sem a autoanálise, simplesmente uma dívida a ser paga pelo Universo ao pequenino. Sem dúvida, nunca foi, não é e nunca será desse modo. A vida, inteligente e justa, apenas retribui o que se lhe dá, e basta somente a auto-observação para começar a compreender o próprio estado.

Quanto mais amor doar, é o amor que voltará; quanto mais bondade lançar, é a bondade que retornará; quanto mais disciplina houver, é assim que a vida nos enxergará. Não há segredo. Tudo o que se faz retornará, então, tudo o que se faz que seja bem-feito e com amor. Não importa o que seja, sempre deve ser feito primorosamente.

Se ainda não está apto a viver assim, no início requer um pouco de vontade e consciência e a disciplina garantirá a continuidade mas aqui se refere à verdadeira vontade, pois somente alguns dias não será suficiente para se mudar um hábito até secular. Entretanto quando se observar o sentimento gerado pela nova e fértil ação, a pergunta será: por que não percebi isso antes? Mas o tempo é sempre propício; o que importará é a renovação. E as mesmas antigas ações serão irreconhecíveis com a nova atitude, e o coração ficará feliz e sentirá estados ainda não sentidos. Isso porque pôde ter uma experiência com o sentimento verdadeiro que a vida tanto se dedica a que cada um possa sentir.

E tudo será mais leve, harmônico, coerente, coeso, profundo, pois se passa a viver de maneira respeitosa e agradecida. Quando se melhora qualquer pequeno relacionamento com a vida, a nossa vida inteira se melhora.

Então, os inúmeros segredos para ser feliz deixam de ser segredos quando se compreende que a vida é completamente autêntica e não aceita arranjos para se viver. Quanto mais verdade houver em nossa atitude, mais será intenso e recíproco o abraço amoroso da vida em nós.

E mais esta vivência será uma grande experiência e não somente uma passagem.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 



 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não o conhece, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e seus vários recursos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário