sábado, 10 de agosto de 2024

 



Os pronomes demonstrativos indicam a posição dos seres com relação às três pessoas do discurso:

1ª pessoa – este, esta, isto.

2ª pessoa – esse, essa, isso.

3ª pessoa – aquele, aquela, aquilo.

Quando digo “este livro”, refiro-me a um livro que está próximo de mim, isto é, próximo da pessoa que fala.

Se digo “esse livro”, estou referindo-me a um livro que está perto da pessoa com quem falo, ou seja, do ouvinte.

Quando digo “aquele livro”, falo de um livro que está afastado de mim e do ouvinte.

Em relação ao tempo, o raciocínio é semelhante:

Quando digo “este ano”, refiro-me ao ano em curso.

O mesmo se dá quando falo “estes dias”, referindo-me aos dias em curso.

Se digo “esses dias”, estou-me referindo a dias próximos, mas que já passaram.

Quando digo “aqueles dias”, refiro-me a dias afastados no tempo e que igualmente já passaram.

No tocante ao uso de “isto”, “isso” ou “aquilo”, a ideia é a mesma.

Veja estes exemplos:

Eu lhe disse isto: que não mais o queremos aqui em casa.

Isso que lhe falei é isto que vou dizer-lhe agora: vá embora!

Não faça mais aquilo que fazíamos nos tempos de mocidade.

 

 

Observação:

Para acessar o estudo publicado no sábado anterior, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2024/08/ha-na-lingua-portuguesa-palavras-que.html

 

 

 

 

 

 

 

To read in English, click here:  ENGLISH
Para leer en Español,  clic aquí:  ESPAÑOL
Pour lire en Français, cliquez ici:  FRANÇAIS
Saiba como o Blog funciona clicando em COMO CONSULTAR O BLOG

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário