O trabalho: conceito e importância
Este é o módulo 40 de uma série que esperamos sirva
aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo
compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões
apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura.
Questões para debate
1. Como o Espiritismo conceitua o trabalho?
2. Que diferença existe, do ponto de vista dos
resultados, entre o trabalho remunerado e o chamado trabalho-abnegação?
3. Qual é, ao lado da oração, o mais eficiente
antídoto contra o mal?
4. Qual é a natureza do trabalho nos mundos
primitivos e inferiores?
5. A ascensão dos Espíritos às mais altas
categorias da evolução depende de quê?
Texto para leitura
O trabalho objetiva o desenvolvimento das pessoas
1. Genericamente, o vocábulo trabalho pode ser
definido como: “ocupação em alguma obra ou ministério; exercício material ou
intelectual para fazer ou conseguir alguma coisa”. O trabalho é toda ocupação
útil e integra o rol das leis morais estabelecidas pelo Criador para reger a
vida de suas criaturas. É por meio dele que o homem forja o próprio progresso,
desenvolve as possibilidades do meio ambiente em que se situa e amplia os
recursos de preservação da vida.
2. O trabalho não se restringe, no entanto, apenas
aos esforços de ordem física e material, pois abrange a atividade intelectual
que objetiva as manifestações da Cultura, do Conhecimento, da Arte e da
Ciência.
3. Mediante o trabalho remunerado o homem modifica
o meio, transforma o habitat, cria as
condições de conforto. Através do trabalho-abnegação, do qual não decorre
pagamento nem permuta de remuneração, ele se modifica a si mesmo e cresce no
sentido moral e espiritual.
4. Pelo primeiro processo – o trabalho remunerado
– ele se desenvolve na horizontal e se melhora exteriormente; pelo segundo,
ascende no sentido vertical da vida e se transforma de dentro para fora.
Utilizando-se do primeiro recurso, conquista simpatia e respeito, gratidão e
amizade. Pela autodoação consegue superar-se, revelando-se instrumento da
Misericórdia Divina na construção da felicidade de todos.
O momento perigoso para o homem é o do ócio
5. Sem o trabalho, dizem os Espíritos Superiores,
o homem permaneceria sempre na infância, quanto à inteligência. É por isso que
seu alimento, sua segurança e seu bem-estar dependem do seu trabalho e da sua
atividade. Ao homem fraco de corpo Deus outorgou, em compensação, a
inteligência, cuja utilização constitui também trabalho.
6. O trabalho é, ao lado da oração, o mais
eficiente antídoto contra o mal, porquanto permite a conquista de valores
incalculáveis com que o Espírito corrige as imperfeições e disciplina a
vontade.
7. O momento perigoso para o cristão decidido é o
do ócio, não o do sofrimento nem o da luta áspera. Na ociosidade surge e cresce
o mal. Na dor e na tarefa fulguram a luz da oração e a chama da fé.
8. Nos mundos mais evoluídos, assim como nos
planetas inferiores à Terra, a natureza do trabalho não é idêntica à do trabalho desenvolvido pelos
homens em nosso orbe, porque a natureza do trabalho está em relação com a
natureza das necessidades.
O progresso do homem depende apenas dele mesmo
9. Quanto menos materiais são as necessidades
humanas, menos material é o trabalho. Mas não se deduza disso que em meio dessa
natureza o homem se conserve inativo e inútil, porque a ociosidade seria um
suplício em vez de ser um benefício.
10. Nos mundos primitivos os habitantes são mais
rudimentares. A força bruta é, entre eles, a única lei. Carentes de indústrias
e invenções, passam a vida na conquista de alimentos, o que exige de cada um
grande dispêndio de energias.
11. Nos mundos que chegaram a um grau superior, as
condições da vida moral e material são muitíssimo diferentes das da vida na
Terra. Entretanto, não se pense que os mundos felizes sejam orbes
privilegiados, visto que Deus não é parcial com nenhum de seus filhos.
12. Como os Espíritos podem, sem qualquer exceção,
ascender às mais altas categorias da evolução, cumpre-lhes tão somente
conquistá-las por seu trabalho e alcançá-las em tempo maior ou menor, de acordo
com o esforço aplicado nesse objetivo, cientes de que existem Espíritos que, em
razão de sua indolência, permanecem inativos por séculos e séculos no lodaçal
da Humanidade.
Respostas às questões propostas
1. Como o Espiritismo conceitua o trabalho?
O trabalho é toda ocupação útil e faz parte do rol
das leis morais estabelecidas pelo Criador para reger a vida de suas criaturas.
É por meio dele que o homem forja o próprio progresso, desenvolve as
possibilidades do meio ambiente em que se situa e amplia os recursos de
preservação da vida.
2. Que diferença existe, do ponto de vista dos resultados, entre o
trabalho remunerado e o chamado trabalho-abnegação?
Mediante o trabalho remunerado o homem modifica o
meio, transforma o habitat, cria as
condições de conforto. Através do trabalho-abnegação, do qual não decorre
pagamento nem permuta de remuneração, ele se modifica a si mesmo e cresce no
sentido moral e espiritual. Pelo primeiro processo – o trabalho remunerado –
ele se desenvolve na horizontal e se melhora exteriormente; pelo segundo,
ascende no sentido vertical da vida e se transforma de dentro para fora.
3. Qual é, ao lado da oração, o mais eficiente antídoto contra o mal?
Sem nenhuma dúvida, é o trabalho. O momento
perigoso para o cristão decidido é o do ócio, não o do sofrimento nem o da luta
áspera. Na ociosidade surge e cresce o mal. Na dor e na tarefa fulguram a luz
da oração e a chama da fé.
4. Qual é a natureza do trabalho nos mundos primitivos e inferiores?
Nos mundos primitivos os habitantes são mais
rudimentares. A força bruta é, entre eles, a única lei. Carentes de indústrias
e invenções, passam a vida na conquista de alimentos, o que exige de cada um
grande dispêndio de energias.
5. A ascensão dos Espíritos às mais altas categorias da evolução
depende de quê?
Depende de seu trabalho e do esforço aplicado
nesse propósito. É por isso que existem Espíritos que, em razão de sua
indolência, permanecem inativos por séculos e séculos no lodaçal da Humanidade.
Nota:
Eis os links que remetem aos 3
últimos textos:
Módulo 37 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/07/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_20.html
Módulo 38 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/07/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_27.html
Módulo 39 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/08/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita.html
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