A obsessão e suas
principais
variedades
Este é o módulo 118 de uma série que
esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita.
Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para
leitura.
As respostas correspondentes às
questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para
leitura.
Questões para debate
1. Quais são, segundo Kardec, as principais variedades de obsessão?
2. Em que se distingue a subjugação da fascinação?
3. Que é obsessão simples?
4. Existem outras formas de obsessão além da mais conhecida em que um
desencarnado atua sobre um indivíduo encarnado?
5. Como pode um indivíduo encarnado obsidiar um Espírito desencarnado?
Texto para leitura
A obsessão apresenta
graus diversos, de que resultam efeitos variáveis
1. Vimos que a obsessão pode ser entendida como o domínio que alguns
Espíritos de natureza inferior costumam exercer sobre certas pessoas. Esse
domínio apresenta graus variáveis, de que resultam efeitos também variáveis em
grau e complexidade.
2. As principais variedades de obsessão são, segundo Kardec, a obsessão
simples, a fascinação e a subjugação:
Obsessão simples: Verifica-se a
obsessão simples quando um Espírito moralmente inferior se impõe a um médium,
intromete-se nas comunicações contra a vontade do médium, impede que este se
comunique com outros Espíritos e substitui os Espíritos que são evocados.
Qualquer médium, principalmente quando lhe falta experiência, pode ser enganado
por Espíritos mal-intencionados. O que, no entanto, caracteriza a obsessão
simples é a persistência de um Espírito em perturbar as comunicações e a
dificuldade que o médium encontra para livrar-se desse inconveniente.
Fascinação – A fascinação é entendida
como uma ilusão criada diretamente pelo Espírito no pensamento do médium,
inibindo seu discernimento ou sua capacidade de julgar as comunicações. O
médium fascinado não se considera enganado. O obsessor consegue impedi-lo de
reconhecer o engano, mesmo quando a mistificação é grosseira ou ridícula. As
consequências da fascinação são mais graves, uma vez que o obsessor dirige a
vítima, fazendo-a aceitar as mais absurdas teorias e ideias. Os Espíritos
obsessores são geralmente, nos casos de fascinação, bastante espertos e
ardilosos.
Subjugação – A subjugação é um
envolvimento que anula a vontade da pessoa, fazendo-a agir de acordo com a
vontade do obsessor. O obsidiado fica subordinado a um verdadeiro jugo. A
subjugação pode ser moral ou corpórea. No primeiro caso, a pessoa é obrigada a
tomar decisões quase sempre absurdas e comprometedoras; no segundo caso, o
Espírito age sobre a organização física, provocando desde movimentos
involuntários simples até lesões graves no corpo do encarnado.
Há várias formas de
obsessão, não só de desencarnado sobre encarnado
3. Entendendo a obsessão como o domínio de uma mente sobre outra mente,
ou seja, um processo de transmissão mental, compreende-se que ela pode
apresentar outras características além daquela até aqui focalizada, ou seja, a
atuação de um Espírito desencarnado sobre um encarnado.
4. Existem, em grande número, pessoas obsidiando pessoas.
Caracterizam-se estas pela capacidade que têm de dominar mentalmente aqueles
que elegem como vítimas. Esse domínio mascara-se com os nomes de ciúme, inveja,
paixão ou ânsia de poder, e é exercido muitas vezes de maneira tão sutil, que a
pessoa dominada julga-se extremamente amada e até mesmo protegida. Trata-se de
obsessão de encarnado sobre encarnado. O marido que subjuga a esposa ou a
esposa que tiraniza o marido são expressões desse tipo de obsessão.
5. O mesmo drama do domínio de uma mente sobre outra desenrola-se
igualmente no plano espiritual. É a obsessão de desencarnado sobre
desencarnado. Situações que ocorrem na erraticidade são muitas vezes reflexo
daquelas que ocorrem na Crosta terrestre, e vice-versa.
A obsessão recíproca
é uma das modalidades de obsessão
6. Conquanto possa parecer difícil, a obsessão também acontece de um
Espírito encarnado sobre um desencarnado. É um fato mais frequente do que se
pensa, pois muitas criaturas humanas vinculam-se obstinadamente aos entes
amados que as precederam no túmulo.
7. Expressões de amor egoísta e possessivo levam à fixação mental
naqueles que desencarnaram, retendo-os às reminiscências da vida terrestre, não
lhes permitindo o equilíbrio necessário para enfrentar a nova situação na vida
espiritual. Idêntico processo verifica-se quando o sentimento que domina o
encarnado é de ódio, revolta etc.
8. Finalmente, a obsessão pode assumir ainda a expressão de obsessão
recíproca. Assim como as almas afins e voltadas para o bem cultivam a
convivência amiga e fraterna, existem criaturas que permutam vibrações de
natureza inferior com as quais se comprazem. É uma espécie de obsessão
recíproca, que tanto pode ocorrer entre encarnados quanto entre desencarnados,
ou ainda entre estes e aqueles.
Respostas às questões
propostas
1. Quais são, segundo
Kardec, as principais variedades de obsessão?
São a obsessão simples, a fascinação e a subjugação.
2. Em que se
distingue a subjugação da fascinação?
A fascinação é entendida como uma ilusão criada diretamente pelo
Espírito no pensamento do médium, inibindo seu discernimento ou sua capacidade
de julgar as comunicações. O médium fascinado não se considera enganado. O
obsessor consegue impedi-lo de reconhecer o engano, mesmo quando a mistificação
é grosseira ou ridícula. A subjugação é um envolvimento que anula a vontade da
pessoa, fazendo-a agir de acordo com a vontade do obsessor. O obsidiado fica
subordinado a um verdadeiro jugo, que pode ser moral ou corpóreo.
3. Que é obsessão
simples?
Verifica-se a obsessão simples quando um Espírito moralmente inferior se
impõe a um médium, intromete-se nas comunicações contra a vontade do médium,
impede que este se comunique com outros Espíritos e substitui os Espíritos que
são evocados. O que, no entanto, caracteriza a obsessão simples é a
persistência de um Espírito em perturbar as comunicações e a dificuldade que o
médium encontra para livrar-se desse inconveniente.
4. Existem outras
formas de obsessão além da mais conhecida em que um desencarnado atua sobre um
indivíduo encarnado?
Sim. Entendendo a obsessão como o domínio de uma mente sobre outra
mente, ou seja, um processo de transmissão mental, compreende-se que ela pode
apresentar outras formas além da mencionada.
5. Como pode um
indivíduo encarnado obsidiar um Espírito desencarnado?
A obsessão de um Espírito encarnado sobre um desencarnado é mais
frequente do que se pensa, pois muitas criaturas humanas vinculam-se
obstinadamente aos entes amados que as precederam no túmulo. Expressões de amor
egoísta e possessivo levam à fixação mental naqueles que desencarnaram,
retendo-os às reminiscências da vida terrestre, não lhes permitindo o
equilíbrio necessário para enfrentar a nova situação na vida espiritual.
Idêntico processo verifica-se quando o sentimento que domina o encarnado é de
ódio, revolta etc.
Bibliografia:
A Gênese, de Allan Kardec,
cap. XIV, itens 45 a 49.
O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec,
itens 237 a 254.
Obras Póstumas, de Allan Kardec, 1a
parte, item 58.
Nos Bastidores da
Obsessão, de Manoel Philomeno de Miranda, psicografado por Divaldo P. Franco,
pp. 28 e 29.
Obsessão/Desobsessão, de Suely Caldas
Schubert, pp. 34 a 41.
Observação:
Eis os links que
remetem aos 3 últimos textos:
Módulo 115 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/01/letargia-catalepsiae-mortes-aparentes.html
Módulo 116 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/01/sonambulismo-extase-e-dupla-vista-este.html
Módulo 117 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/01/a-obsessao-e-suascaracteristicas-este-e.html
Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura
deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como
utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário