segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020





Aqui estão doze textos para que o leitor, caso se interesse pelo exercício, indique quantos e quais são os corretos:
1 - Às vezes, lá em casa, uma simples telefonema podia suscitar a ocorrência de um cataclisma.
2 – Mesmo que me peçam, não vou, pois tenho: mais que fazer.
3 – As pessoas têm normalmente a vontade cerceada e vêm com maus olhos as iniciativas dos governantes.
4 - As vezes, lá em casa, um simples telefonema podia sucitar a ocorrência de um cataclismo.
5 – Mesmo que me peçam: não vou pois tenho mais que fazer.
6 – As pessoas tem normalmente a vontade cerceada e vêem com maus olhos as iniciativas dos governantes.
7 - Às vezes, lá em casa, um simples telefonema podia suscitar a ocorrência de um cataclisma.
8 – Mesmo que me peçam não vou pois tenho mais que fazer.
9 – As pessoas têm normalmente a vontade cerceada e vêem com maus olhos as iniciativas dos governantes.
10 – Às vezes, lá em casa, um simples telefonema podia suscitar a ocorrência de um cataclismo.
11 – Mesmo que me peçam, não vou, pois tenho mais que fazer.
12 - As pessoas têm normalmente a vontade cerceada e veem com maus olhos as iniciativas dos governantes.
Resposta do exercício: os três últimos textos estão corretos; os outros contêm pelo menos um erro.
Observações:
a) a locução “às vezes” escreve-se assim mesmo, com crase na inicial.
b) telefonema é substantivo masculino.
c) suscitar escreve-se assim (não é sucitar).
d) cataclisma não existe.
e) flexão correta do verbo ter: ele tem; eles têm.
f) flexão correta do verbo ver: ele vê, eles veem.
g) oração subordinada adverbial, quando inicia o período, é separada por vírgula (Mesmo que me peçam, ...).
h) oração coordenada iniciada pela conjunção “pois” é antecedida de vírgula (Não vou, pois tenho...).





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário