quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020


Missionários da Luz

André Luiz

Estamos publicando neste espaço – sob a forma dialogada – o estudo de onze livros escritos por André Luiz, integrantes da chamada Série Nosso Lar. Serão ao todo 960 questões objetivas distribuídas em 120 partes, cada qual com oito perguntas e respostas.
Os textos são publicados neste blog sempre às quartas-feiras.
Damos prosseguimento hoje ao estudo do livro Missionários da Luz, obra psicografada pelo médium Chico Xavier.

Parte 6

41. Existe intercessão dos protetores no processo reencarnatório?
Sim. Em todas as colônias espirituais de expressão elevada, as tarefas do planejamento da reencarnação são desempenhadas com infinito carinho e são muitos os trabalhadores espirituais que velam, na Crosta, pela execução dos trabalhos reencarnacionistas. (Missionários da Luz, cap. 12, págs. 163 e 164.)
42. Que significa o vocábulo completista?
Completista é o título que designa os Espíritos que aproveitam todas as oportunidades construtivas que o corpo terrestre lhes oferece. Esses casos, embora raros, existem. O completista, na qualidade de trabalhador leal e produtivo, pode escolher, à vontade, o corpo futuro, quando lhe apraz o regresso à Crosta em missões de amor e iluminação, ou recebe veículo enobrecido para o prosseguimento de suas tarefas, a caminho de círculos mais elevados de trabalho. (Obra citada, cap. 12, págs. 167 a 171.)
43. Quem era Anacleta e que ensinamento podemos extrair de sua história?
Anacleta, uma das trabalhadoras mais corajosas da colônia, preparava-se para voltar à reencarnação em tarefa de abnegação por quatro entidades que, há mais de quarenta anos, se debatiam nas zonas inferiores. Ela disse que cumpriria, assim agindo, apenas um dever, porque as mães que não completaram a obra de amor, que o Pai lhes confia junto dos filhos, devem ser bastante fortes para recomeçarem os serviços imperfeitos. Esse era o seu caso, visto que, por imprevidência sua noutro tempo, seus quatro filhos caíram desastradamente. Sua noção de carinho não se compadecia com a realidade e, assim, embora devotada ao lar, viciou o afeto de mãe com excessos de meiguice desarrazoada. E, como consequência indireta, quatro almas não encontraram recursos para a jornada de redenção e caíram muito cedo em desregramentos de natureza física e moral, a pretexto de atenderem a obrigações sociais. Tão degradantes foram esses desregramentos, que perderam muito cedo o templo do corpo, entrando em regiões baixas, em tristes condições. Anacleta compreendeu, no mundo espiritual, o problema e dispôs-se a trabalhar afanosamente para conseguir, não só a reencarnação de si própria, como também a dos filhos, que deveriam segui-la nas provas purificadoras da Crosta. Dois dos rapazes regressariam à carne na condição de paralíticos, um na qualidade de débil mental e, para auxiliá-la na viuvez precoce, teria tão somente a filha, que seria igualmente portadora de prementes necessidades de retificação. (Obra citada, cap. 12, págs. 172 a 175.)
44. É arriscado ter um corpo belo e sedutor?
Em certas situações, sim, como mostra o caso de uma jovem que pediu ao instrutor Manassés que interferisse no processo de sua reencarnação, porque precisava fugir de qualquer possibilidade de queda, que seria favorecida pela beleza física. Manassés a apoiou, lembrando que a sedução carnal constitui, realmente, imenso perigo, não só para aqueles que emitem a sua influenciação, como para quantos a recebem. No caso em foco, a jovem preferia a fealdade corpórea, para que isso contribuísse para a redenção de seu Espírito. (Obra citada, cap. 12, págs. 175 e 176.)
45. Como atuarão no futuro os médicos terrenos?
Segundo o instrutor Manassés, a medicina humana será muito diferente no futuro, quando a Ciência puder compreender a extensão e a complexidade dos fatores mentais no campo das moléstias do corpo físico. O médico do porvir conhecerá semelhantes verdades e não circunscreverá sua ação profissional ao simples fornecimento de indicações técnicas, dirigindo-se, nos trabalhos curativos, muito mais às providências espirituais, onde o amor cristão represente o maior papel. (Obra citada, cap. 12, págs. 176 a 179.)
46. Qual era a causa dos pesadelos que atormentavam Adelino?
Adelino sonhava sistematicamente que alguém se aproximava dele, na qualidade de vigoroso inimigo. Tão logo se acomodava no leito, sentia que uma sombra se aproximava, e o sono acontecia debaixo de incrível ansiedade, repetindo-se os sonhos noite após noite. As lutas grosseiras do mundo o haviam levado ao esquecimento de Deus e fazia muitos anos que ele abandonara o hábito de orar. (Obra citada, cap. 13, págs. 180 a 189.)
47. Que fato extraordinário ocorreu em seguida ao perdão concedido por Adelino?
Em seguida à reconciliação com seu adversário do passado, o organismo perispiritual de Adelino pareceu desfazer-se de pesadas nuvens, que se romperam de alto a baixo, revelando-lhe as características luminosas. Irradiações suavíssimas aureolavam-lhe então a personalidade, deixando perceber sua condição elevada e nobre. Como o perdão de Adelino fora sincero, as sombras espessas do ódio foram efetivamente dissipadas. (Obra citada, cap. 13, págs. 189 a 195.)
48. Por que, no processo da reencarnação de Segismundo, era fundamental o concurso de Adelino?
Alexandre explicou que a mente humana pode ajudar no equilíbrio do organismo físico, mas, quando perturbada, é lesiva para as comunidades celulares que a servem. O pensamento envenenado de Adelino destruía a substância da hereditariedade, intoxicando a cromatina dentro da própria bolsa seminal. Por isso, no caso de Segismundo, unido a ele em processo ativo de redenção, não se podia dispensar-lhe o concurso amoroso e fraterno. Eis a razão do trabalho intenso para despertar nele os valores afetivos. Somente o amor proporciona vida, alegria e equilíbrio. Modificado em sua posição íntima, Adelino emitiria doravante forças magnéticas protetoras dos elementos destinados ao serviço da procriação. (Obra citada, cap. 13, págs. 196 a 198.)


Observação:
Para acessar a Parte 5 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/01/missionarios-daluz-andre-luiz-estamos_29.html





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário