quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020




O Livro dos Espíritos

Allan Kardec

Estamos fazendo neste espaço – sob a forma dialogada – o estudo dos oito principais livros do Codificador do Espiritismo. Serão ao todo 1.120 questões objetivas distribuídas em 140 partes, cada qual com oito perguntas e respostas.
Os textos são publicados neste blog sempre às quintas-feiras.
Continuamos hoje o estudo da principal obra espírita – O Livro dos Espíritos –, cuja publicação inicial ocorreu em 18 de abril de 1857.

Parte 8

57. Por que os Espíritos inferiores se comprazem em nos levar ao mal? 
Eles agem assim pelo despeito que lhes causa o não terem merecido estar entre os bons. O desejo que neles predomina é o de impedirem, quanto possam, que os Espíritos ainda inexperientes alcancem o supremo bem. Querem que os outros experimentem o que eles próprios experimentam. (O Livro dos Espíritos, questões 280 e 281.)
58. Como os Espíritos constatam a própria individualidade? 
Eles constatam sua individualidade pelo perispírito, que os torna distinguíveis uns dos outros, como faz o corpo entre os homens. (Obra citada, questões 284, 285, 285-A, 282 e 283.)
59. O Espírito, após a morte do corpo material, vê imediatamente os parentes e amigos que o precederam no mundo dos Espíritos? 
Imediatamente, não, porque lhe é necessário algum tempo para que se reconheça a si mesmo e alije o véu material. (Obra citada, questões 285, 286, 287, 288, 289 e 290.)
60. Há entre os Espíritos afeições particulares e inimizades?
Sim, do mesmo modo que ocorre entre os homens, sendo, porém, mais forte o laço que prende os Espíritos uns aos outros, quando carentes de corpo material, porque então esse laço não se acha exposto às vicissitudes das paixões. Quanto ao ódio, só entre os Espíritos impuros ele existe e são eles que insuflam nos homens as inimizades e as dissensões. (Obra citada, questões 291 a 296.)
61. As almas que devem unir-se estão predestinadas a essa união desde a sua origem? Cada um de nós tem, em algum lugar do Universo, a sua metade, à qual um dia se unirá fatalmente? 
Não; não há união particular e fatal de duas almas. A união que há é a de todos os Espíritos, mas em graus diversos, segundo a categoria que ocupam, isto é, segundo a perfeição que tenham adquirido. Quanto mais perfeitos, tanto mais unidos. A expressão metades eternas é inexata. Se um Espírito fosse a metade de outro, separados os dois, estariam ambos incompletos. (Obra citada, questões 297, 298, 299, 300 e 301.)
62. O Espírito pode lembrar-se de tudo o que fez na existência corpórea, bem como de suas existências anteriores? 
Sim. Tendo vivido muitas vezes na Terra, recorda-se do que foi como homem e frequentemente ri, penalizado de si mesmo. Mas essa lembrança do passado vem-lhe pouco a pouco, qual imagem que surge gradualmente de uma névoa, à medida que nela fixa ele a sua atenção. O Espírito lembra-se das coisas, de conformidade com as consequências que delas resultaram para o estado em que se encontra como Espírito errante. Com respeito às existências anteriores, todo o seu passado se lhe desdobra à vista, quais a um viajor os trechos do caminho que percorreu. Mas não se recorda, de modo absoluto, de todos os seus atos. Lembra-se destes conforme a influência que tiveram na criação do seu estado atual. (Obra citada, questões 304, 305, 306, 307 e 308.)
63. As ideias dos Espíritos modificam-se na vida espiritual? 
Sim. Sofrem elas grandes modificações, à proporção que o Espírito se desmaterializa. Pode este, algumas vezes, permanecer longo tempo imbuído das ideias que tinha na Terra; mas, pouco a pouco, a influência da matéria diminui e ele vê as coisas com maior clareza. É então que procura os meios de se tornar melhor. (Obra citada, questões 317 a 319.)
64. O dia de comemoração dos mortos é algo especial para os Espíritos? Eles também vão, nesse dia, aos cemitérios? 
Os Espíritos acodem nesse dia ao chamado dos que da Terra lhes dirigem seus pensamentos, como o fazem noutro dia qualquer. Nesse dia, em maior número se reúnem nas necrópoles, porque então também é maior, em tais lugares, o das pessoas que os chamam pelo pensamento. Mas cada Espírito vai lá somente pelos seus amigos e não pela multidão dos indiferentes. (Obra citada, questões 320, 321, 322 e 323.)


Observação:
Para acessar a Parte 7 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/02/o-livro-dos-espiritos-allan-kardec.html




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário