domingo, 21 de fevereiro de 2021

 



Adão e seu papel no povoamento da Terra

 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO

aoofilho@gmail.com

De Londrina-PR

 

Os adeptos do Criacionismo e as pessoas que se atêm ao que a Bíblia diz, enquanto não abrirem mão da crença de que Adão e Eva formaram o primeiro casal humano, estarão sempre diante de um enigma que jamais entenderão, ou seja, o fato de Caim, filho de Adão, depois de ter matado Abel, haver encontrado uma jovem para ser sua companheira e com ela casar-se.

Existiria então outra família nascida na mesma época? Se não existia, que jovem era aquela?

A compreensão do assunto se torna fácil e mais simples se admitirmos, como ensina o Espiritismo, que a espécie humana não começou por um único homem e aquele a quem chamamos Adão não foi o primeiro a habitar a Terra.

Em que época viveu Adão? “Mais ou menos na que lhe assinais: cerca de 4.000 anos antes do Cristo”, disseram os Espíritos superiores, como podemos ler na questão 51 de O Livro dos Espíritos.

Essa informação, que é geralmente aceita por judeus e cristãos, encontra apoio também na narrativa bíblica, visto que foi apenas no chamado período Neolítico – ocorrido entre 5.000 e 3.000 anos antes do Cristo – que surgiu na Terra o pastoreio, seguido do cultivo da terra, e o homem passou de caçador a pastor.

Ora, se Caim cultivava o solo e seu irmão Abel era pastor, como é dito em Gênesis, a data indicada pelos Espíritos a respeito da época em que viveu Adão é compatível com os registros históricos, ou seja, o ilustre casal que gerou Caim viveu efetivamente em plena vigência do Neolítico.

Ocorre que o povoamento da Terra iniciou-se em épocas bem mais recuadas, como provam as sucessivas descobertas arqueológicas, o que mostra que nossos verdadeiros ancestrais viveram milhares de anos antes do nascimento de Adão e Eva.

Só para citar um exemplo, lembremos que no início de 2000 cientistas ligados às Universidades Emory e Stanford, ambas situadas na América do Norte, divulgaram os resultados de uma pesquisa singular realizada com base nas mutações do DNA. Os resultados encontrados por Douglas Wallace e seus companheiros confirmaram que os primeiros Homo sapiens, provenientes da África, chegaram à Europa entre 40.000 e 50.000 anos atrás, datação que é respaldada pela análise química de vários fósseis encontrados no Velho Mundo.

A Ciência confirma assim com dados desse porte o que o Espiritismo ensina há mais de 160 anos, ou seja, que a chamada raça adâmica representa apenas um dos troncos que deram origem à civilização terrena, mas antes dela viviam aqui outros povos, o que explica a informação relativa à família de Caim e de seu filho Enoch, primeiro neto de Adão e Eva, conforme é narrado no livro de Gênesis:

 

Caim retirou-se da presença do Senhor, e foi habitar na região de Nod, ao oriente do Éden. Caim conheceu sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Enoch. E ele construiu uma cidade, à qual pôs o nome de seu filho Enoch. (Gênesis, 4:16 e 17)

  

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário