segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

 



Tramas do Destino

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 2

 

Damos prosseguimento ao estudo – sob a forma dialogada – do livro Tramas do Destino, de Manoel Philomeno de Miranda, obra psicografada por Divaldo P. Franco, publicada em 1975.

Este estudo será publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Caso o leitor queira ter em mãos o texto condensado da obra em foco, para complementar o estudo ora iniciado, basta clicar em http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html#MANOEL  e, em seguida, no verbete "Tramas do Destino”.

Eis as questões de hoje:


9. A Lei que nos permite semear o bem e o mal a bel-prazer estabelece sanções aplicáveis aos nossos atos? 

Sim. É da Lei que todos podemos semear o bem como o mal a bel-prazer, onde, como e quando o desejarmos, mas seremos impelidos a colher onde e como semeamos, pela compulsória da reabilitação impostergável. (Tramas do Destino, cap. 2, págs. 33 a 35.)

10. Que motivo levou Rafael Ferguson ao Sanatório?

Hanseníase foi a causa da internação. Ao diagnosticar que Rafael era portador do "mal de Hansen", em grave fase de desenvolvimento, ameaçando a família e a comunidade em que circulava, o médico, conforme praxe na época, foi peremptório, encaminhando o enfermo, sem de nada o informar, ao Serviço de Lepra, com indicação expressa de internação pura e simples. (Obra citada, cap. 3, págs. 40 e 41.)

11. Em face do sofrimento por que devemos passar, como agem os Benfeitores espirituais? 

Os Benfeitores amorosos não liberam seus tutelados da canga do sofrimento de que necessitam, por impositivo dos próprios erros, mas inspiram decisões felizes, evitam ciladas odientas, que aumentam o padecimento, impregnam-nos de forças superiores que decorrem da oração e do intercâmbio psíquico, induzem-nos ao bem, iluminam a consciência, amparam-nos moralmente e tornam-se faróis íntimos a apontarem o rumo na noite das provações santificadoras. (Obra citada, cap. 4, págs. 45 e 46.)

12. Fortemente inspirada, a amiga de Artêmis confortou-a. Que palavras ela lhe disse naquele momento? 

Hermelinda a abraçou e, fortemente inspirada, confortou-a, dizendo: "Deus nos dará forças para vencer a situação amarga. Jamais nos deixa órfãos o Supremo Pai, quando d'Ele mais necessitamos. Uniremos nossos esforços e lutaremos. Em verdade, nunca preencheremos a falta do ser querido, em casa; todavia, o Senhor não nos deixará sem o pão, sem a luz da fé, nem o agasalho da esperança. Sofreremos e cresceremos ante Seus olhos... Razão deve haver, que nos escapa, para que sejamos apanhados por este superlativo sofrer, nos verdes dias dos nossos sonhos, ora tornados sombrios pesadelos. Não desanimaremos, apesar de a alma estar triturada, e tenho a certeza de que Ele, o Pai Zeloso, nos auxiliará a subir a difícil montanha da resignação e da confiança, conduzindo o fardo que nos cabe suportar". (Obra citada, cap. 4, págs. 47 e 48.)

13. Em sono profundo, Rafael viu cenas do seu passado espiritual. Como isso é possível a alguém que esteja encarnado? 

A razão disso é fácil de entender: os depósitos da "memória não cerebral" guardam os arquivos dos sucessos atuais e os pregressos, pertinentes às vidas anteriores. A memória dos fatos pretéritos radica-se no perispírito. (Obra citada, cap. 5, págs. 53 e 54.)

14. Que traço comum ligava as pessoas internadas no Lazareto?

Os que estagiavam no Lazareto constituíam a massa de exploradores de ontem, em si mesmos vencidos, ao impacto do ressarcimento, no campo de lutas que preferiram por livre escolha. Alguém que malbarate os valores da vida não permanece de consciência pacificada. O abuso da força, do poder econômico ou social, da autoridade, da inteligência, seja do que for, produz a desdita a que o mau mordomo se arroja, em demorada e aflitiva recuperação. Todos os valores positivos que enflorescem a vida humana exigem prestação de contas, na qual são examinados a aplicação, o uso, os resultados do investimento, concedendo-se ao usufrutuário o respectivo salário, adicionado aos juros de que se faça credor. Na ordem divina, Espírito algum explora, aproveita-se, perverte, abusa do patrimônio do Pai, sem ser chamado a graves contas. (Obra citada, cap. 5, págs. 55 e 56.)

15. Em face da difícil situação de Artêmis e filhos, que atitude tomaram seu pai e seus irmãos? 

Logo que souberam do fato, alguns irmãos de Artêmis vieram, pressurosos, oferecer ajuda e propor-lhe retorno para a Fazenda, onde poderiam fruir de vida regularmente folgada e tranquila. Mas Artêmis decidiu ficar na Capital, para não ampliar a distância entre ela e o marido, preocupada também com a ignorada enfermidade de Lisandra, motivo de crescente e constante preocupação. O pai e os irmãos cotizaram-se, então, com o objetivo de assumirem os encargos financeiros da família em sofrimento. (Obra citada, cap. 6, págs. 58 a 60.)

16. De que fator decorre o problema da auto-obsessão?

O problema da auto-obsessão decorre da necessidade que o Espírito se impõe, no processo reencarnatório, de expungir crimes perpetrados e que não foram denunciados nem justiçados a seu tempo. A culpa insculpida nos mecanismos do ser consciente, nos recessos da alma, é brasa viva a requeimar, até que se dilua pelo soerguimento do defraudador da justiça, quando se sinta recuperado e quite, desaparecendo, então, os agentes causadores do desequilíbrio. Depois de identificar os erros, ainda na erraticidade, o Espírito reencarna com a consciência do desacato às Leis Divinas, sabendo-se carente de reeducação. Permanecem-lhe semiapagadas as reminiscências que procura esquecer no mergulho carnal. No entanto, o arrependimento como o remorso ressuscitam-nos, dando-lhes mais vigor e infundindo receios profundos, graças à lucidez adquirida quanto à responsabilidade dos mesmos delitos que devem resgatar. (Obra citada, cap. 7, págs. 63 e 64.)

 

 

Observação:

Para acessar a 1ª Parte deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/01/tramas-do-destino-manoel-philomeno-de.html

 


 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário