segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

 



Tramas do Destino

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 3

 

Damos prosseguimento ao estudo – sob a forma dialogada – do livro Tramas do Destino, de Manoel Philomeno de Miranda, obra psicografada por Divaldo P. Franco, publicada em 1975.

Este estudo será publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Caso o leitor queira ter em mãos o texto condensado da obra em foco, para complementar o estudo ora iniciado, basta clicar em http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html#MANOEL  e, em seguida, no verbete "Tramas do Destino”.

Eis as questões de hoje:


17. Onde se encontram as raízes das enfermidades mentais? 

As síndromes das enfermidades mentais têm raízes no Espírito endividado e são recursos punitivos e reeducadores de que se utiliza a vida, em nome da Divindade, para lecionar justiça e administrar evolução aos que se negam à vivência dentro das linhas do amor, conforme o ensinaram todos os construtores éticos da Humanidade, especialmente Jesus, o amor por excelência de todas as criaturas. (Tramas do Destino, cap. 7, págs. 64 e 65.)

18. A terapêutica em casos como o de Lisandra deve iniciar-se de que forma? 

Ela deve iniciar-se sempre pela conscientização do paciente, reeducando-se-lhe a vontade, disciplinando-o e motivando-o à aquisição de ideias nobres, mediante o exercício de leituras salutares, diálogos otimistas e positivos, oração e reflexões nobres, passando-se à fluidoterapia ou realizando-a simultaneamente, pelo processo dos passes, da água fluidificada, utilizando-se a laborterapia e, em casos mais graves, os específicos da técnica psiquiátrica. (Obra citada, cap. 7, págs. 64 e 65.)

19. Qual é o maior inimigo do paciente auto-obsidiado?

O maior inimigo do paciente auto-obsidiado é sua consciência de culpa de que não se esforça, realmente, por libertar-se, conseguindo merecimentos pelo uso bem dirigido da força que empreende para a regularização de erros pungentes. (Obra citada, cap. 7, págs. 66 e 67.)

20. Que é mais nefasto: as doenças do corpo ou as doenças morais?

As doenças morais são mais nefastas, porque decompõem o homem de dentro para fora, ao inverso das outras, de ordem física. (Obra citada, cap. 8, págs. 71 a 73.)

21. Que idade tinha Lisandra quando foi acometida da hanseníase? 

Lisandra apareceu com os alarmantes sinais da hanseníase quando contava 22 anos. (Obra citada, cap. 9, págs. 77 a 79.)

22. Que é que o enfermeiro Cândido quis dizer com a expressão “enxugador de lágrimas”?

Cândido referia-se assim ao livro de Kardec O Evangelho segundo o Espiritismo, que ele consultava sempre que a dor lhe batia à porta. E foi o que fez para conforto de Rafael. Este, a pedido do enfermeiro, abriu o livro ao chamado acaso e Cândido leu, com ênfase e unção, a página de luz que respigava bálsamo e conforto moral sobre o ouvinte sucumbido. (Obra citada, cap. 10, págs. 85 e 86.)

23. Que benefícios a prece produz àquele que ora?

A prece refrigera, acalma e encoraja. Ela nem sempre modifica as coisas, mas sempre nos modifica, ajudando-nos a ver e entender os acontecimentos pelo ângulo correto, através do qual deve ser examinado. E isso é o que importa, porque não é válido que Deus nos afaste os obstáculos, quanto é sábio que nos dê meios para nós mesmos os afastar. (Obra citada, cap. 10, págs. 87 a 89.)

24. Em que momento e de que modo o homem se libera dos erros?

Quando o homem se resolve mudar interiormente, deixando que lhe caiam dos olhos as escamas da cegueira moral, tem início a sua libertação. Não foi por outra razão que Jesus, quando socorria os enfermos que o buscavam, os incitava à mudança de comportamento, fixando cada qual no amor, para poupar-lhes ocorrências piores do que aquelas de que se vinham libertar. Contudo, o homem somente se libera dos erros quando os resgata, na redenção pela dor ou na ascensão pelo amor, mediante o bem que faça. (Obra citada, cap. 10, págs. 87 a 89.)

 

 

Observação:

Para acessar a 2ª Parte deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/02/tramas-do-destino-manoel-philomeno-de.html

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário