terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

 



O bem precisa estar em atividade

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Muito se fala em conquistar material ou intelectualmente, conquistar posições em inúmeras áreas, fala-se em conquistar, ter, usufruir. No entanto nada possuirá valor se não puder alcançar a necessidade do próximo, pois será apenas egoísmo e vaidade. O que trará sentido ao coração é realizar o bem, abrandar a dor também alheia, diminuir o desespero da fome, doar um pouco de amor a quem nunca soube o que é ser amado, abraçar o ser desprotegido, seguir um pouquinho, pelo menos, os passos do Mestre e não os de tolos sentindo-se deuses terrenos.

Não há sentido algum em olhar o mundo sem a bondade e o propósito que curam tudo. O doutor não se realizará se não puder cuidar do paciente aflito, o professor não se sentirá pleno se não for capacitador de futuros profissionais felizes e competentes. Todos que podem bem cooperar e não o fazem, definitivamente, sofrerão a ausência da completude. Se o alimento existe para alimentar e não o cumpre, algo não está bem; se a água é vida e não mata a sede de tantos seres, algo de ruim está ocorrendo; se tantas ideias geniais se transformam em benefício para poucos, há bem mais egoísmo que prosperidade.

Tudo o que é benéfico precisa realizar o seu trabalho. Se os frutos não são colhidos de sua árvore estragarão deixando de alimentar. Se uma água cristalina não continuar o seu curso transformar-se-á num pântano, já dizia Victor Hugo. Se os bons não encabeçarem as propostas de vida, os maus trarão sofrimentos a milhares e a dor será grande.

A vida é dinâmica e seu dinamismo coopera muito para os bons acontecimentos e a felicidade multiplicarem-se amparando inúmeros corações em menor tempo. Mas também o seu oposto pode ocorrer, no entanto conhece-se a infinita diferença entre o bem e o mal.

Amanhã pode ser tarde para a vida a ser salva hoje. Ninguém estará perfeitamente preparado para ajudar, mas todos podem servir, basta a vontade aliada ao amor. O pouco que se realiza pode ser a salvação de pessoas. Não se deve pensar se há perfeitas condições, mas que se pode ser o raio de luz na escuridão de muitas vidas, até os cientistas começaram a aprender com professores primários.

E rotineiramente o sol traz a mensagem de que não há sentido se não for para o bem.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário