Ação e Reação
André Luiz
Parte 3
Estamos publicando neste espaço – sob a forma dialogada – o estudo de onze livros de André Luiz, psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier, integrantes da chamada Série Nosso Lar.
Concluído o estudo dos oito primeiros livros da Série, damos
prosseguimento ao estudo da nona obra: Ação
e Reação, publicada em 1957 pela
Federação Espírita Brasileira.
Caso o leitor queira ter em mãos o texto consolidado do
livro, para acompanhar, pari passu, o presente estudo, sugerimos que clique em http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/estudosespiritas/principal.html#AND
e, em seguida, no verbete “Ação e Reação".
Eis as questões de hoje:
17. É verdade
que não existem na Terra males que permanecem ocultos?
Sim. Todos os crimes e todas as falhas da criatura humana se
revelarão algum dia, em algum lugar. Qualquer sombra de nossa consciência jaz
impressa em nossa vida até que a mácula seja lavada por nós mesmos, com o suor
do trabalho ou com o pranto da expiação. Contudo, disse o Assistente Silas,
"a Bondade Infinita do Senhor permite que as vítimas edificadas no
entendimento e no perdão se transformem, felizes, em abnegados cireneus dos
antigos verdugos". (Ação e Reação,
cap. 4, pp. 51 a 53.)
18. Uma enferma
desencarnada via uma Entidade que ela acreditava ser o demônio Belfegor. Já que
não existem demônios, como explicar essa visão?
O Assistente explicou tratar-se de um clichê mental, criado
e nutrido por ela mesma. As ideias macabras da magia aviltante, como as da
bruxaria e do demonismo que as igrejas chamadas cristãs propagam, a pretexto de
combatê-las, geram imagens como essa, estabelecendo epidemias de pavor
alucinatório. As Entidades entregues à perversão valem-se desses quadros e
imprimem-lhes temporária vitalidade com o propósito evidente de atemorizar suas
vítimas. (Obra citada, cap. 4, pp. 53 e 54.)
19. A velocidade
do pensamento supera a da luz?
Segundo o Assistente Silas, sim. A força viva e atuante do
pensamento propaga-se a uma velocidade superior à da luz. Emitido por nós, o
pensamento volta inevitavelmente a nós mesmos, compelindo-nos a viver, de
maneira espontânea, em sua onda de formas criadoras, que naturalmente se nos
fixam no Espírito quando alimentadas pelo combustível de nosso desejo ou de
nossa atenção. Daí a necessidade imperiosa de nos situarmos nos ideais mais
nobres e nos propósitos mais puros da vida, porque energias atraem energias da
mesma natureza, e, quando estacionários na viciação ou na sombra, as forças
mentais que exteriorizamos retornam ao nosso espírito, reanimadas e
intensificadas pelos elementos que com elas se harmonizam, engrossando, dessa
forma, as grades da prisão em que nos detemos irrefletidamente. (Obra citada,
cap. 4, pp. 55 a 57.)
20. Como era o
ambiente fora dos muros da Mansão Paz?
Deprimente. Após transporem largo portão que dava acesso ao
exterior, André Luiz e seus companheiros puderam avaliar quão tristes eram os
quadros em derredor. À medida que se afastavam, penetravam mais profundamente
na sombra densa, cada vez mais espessa, alumiada, contudo, aqui e ali, por
tochas mortiças, como se a luz, nos sítios em torno, lutasse para sobreviver.
Gritos, soluços, imprecações e blasfêmias emergiam da treva. Aquele local
situava-se numa zona posterior à Mansão, em larga faixa superlotada de
Entidades conturbadas e sofredoras, que pareciam relegadas à intempérie, fora
da área abarcada pelos muros da instituição. (Obra citada, capítulo 5, pp. 58 e
59)
21. Em face do
grande número de criaturas em estado de grande sofrimento, como a Mansão as
assistia?
Silas explicou, primeiramente, por que aquelas pessoas não
eram admitidas na Mansão. O motivo é que elas não apresentavam os necessários
requisitos para serem assistidas dentro da Instituição, que não lhes podia
abrir as portas de imediato em face do desespero e da revolta em que se
compraziam. A assistência lhes era dada por meio de Entidades recuperadas que
desenvolviam preciosas tarefas em largos setores daquela região. Por intermédio
delas, o instituto podia atender milhares de consciências necessitadas e saber
com segurança quais eram os irmãos em sofrimento dignos de acesso à Casa, após
a transformação gradual a que se ajustavam. (Obra citada, cap. 5, pp. 59 a 61.)
22. Por que
tanto sofrimento em um número tão grande de Espíritos?
Pesaroso com o que via, foi Hilário que formulou tal
pergunta e o Assistente Silas respondeu: "Compreendo-lhe o pesar.
Indiscutivelmente, tanta dor reunida não seria justa se não viesse de quantos
preferiram no mundo o trato diário com a injustiça. Não é claro, porém, que
todos venhamos a colher o fruto da plantação que nos pertence?" E acrescentou:
"Não encontraremos aqui neste imenso palco de angústia almas simples e
inocentes, mas sim criaturas que abusaram da inteligência e do poder, e que, voluntariamente
surdas à prudência, se extraviaram nos abismos da loucura e da crueldade, do
egoísmo e da ingratidão, fazendo-se temporariamente presas das criações
mentais, insensatas e monstruosas, que para si mesmas teceram". Resumindo:
ali se cumpria de forma muito clara a lei de ação e reação. (Obra citada, capítulo
5, pp. 59 a 63)
23. Havia na região mencionada, fora dos muros da Mansão, celas para
contenção de determinados Espíritos?
Sim. Orzil era um dos guardas da Mansão
incumbido de cuidar de algumas dessas celas. Sob seus cuidados havia, naquela
oportunidade, três Espíritos em franca situação de inconsciência. As
acomodações usadas por eles eram bem rústicas. As celas lembravam boxes de
confortável cavalariça, construídas com toda a segurança, em atenção aos
objetivos de contenção. O tratamento ali precedia uma futura internação na
própria Mansão, quando eles tivessem condições de serem por ela acolhidos. (Obra citada, cap. 5, pp. 62 a 64.)
24. Na Mansão Paz registrou-se algum caso de Espírito desencarnado revoltado
com os próprios filhos?
Sim. Era esse exatamente o caso de Veiga,
que havia lutado por vinte e cinco anos
para reaver uma herança dos avós. Quando a recebeu, foi colhido pela morte. Após
a morte, ele permaneceu em casa, desejando acompanhar, pelo menos, a partilha
do espólio, mas seus filhos amaldiçoaram-lhe a influência, impondo-lhe, a cada
passo, frases venenosas e hostis. Além disso, começaram a perseguir sua segunda
esposa, que lhes fora mãe ao invés de madrasta, administrando-lhe tóxicos por
medicação inocente, até que a pobrezinha foi internada numa casa de loucos, sem
esperança de recuperação. Aí residiam o motivo de sua revolta e o desejo de que
forças infernais punissem os próprios descendentes. (Obra citada, cap. 5, pp. 66 e 67.)
Observação:
Para acessar a Parte 2 deste estudo, publicada na semana
passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/05/blog-post_19.html
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