quarta-feira, 5 de maio de 2021

 


Nos Domínios da Mediunidade

 

André Luiz

 

Parte 15 e final

 

Estamos publicando neste espaço – sob a forma dialogada – o estudo de onze livros de André Luiz, psicografados pelo médium Francisco Cândido Xavier, integrantes da chamada Série Nosso Lar.

Concluímos hoje o estudo da oitava obra da Série: Nos Domínios da Mediunidade, publicada em 1954 pela Federação Espírita Brasileira.

Eis as questões de hoje:

 

113. Podemos considerar a mediunidade de efeitos físicos um privilégio outorgado a certas pessoas?

Não. Possuir essa faculdade não constitui nenhum privilégio para os seus portadores, nem traduz sublimação, mas meio de serviço. As forças materializantes independem do caráter e das qualidades morais dos que as possuem, constituindo emanações do mundo psicofísico, das quais o citoplasma é uma das fontes de origem. (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 28, pp. 263 e 264.)

114. No fenômeno da materialização de Espíritos, o pensamento do médium exerce alguma influência?

Sim. O pensamento do médium pode influir nas formas materializadas, mesmo quando essas formas se encontrem sob rigoroso controle dos Espíritos. Eis por que se requer completa isenção de ânimo por parte de todos que se devotam a semelhantes realizações. As forças materializantes são como as demais forças manipuladas pelos Espíritos nas tarefas de intercâmbio. Médiuns possuídos de interesses inferiores, seja em matéria de afetividade mal conduzida, de ambição desregrada ou de pontos de vista pessoais, nos diversos departamentos das paixões comuns, podem influir de forma negativa nesses trabalhos, do mesmo modo que os demais participantes da sessão imbuídos dos mesmos propósitos. (Obra citada, cap. 28, pp. 263 e 264.)

115. Como pode um Espírito trazer flores para dentro de um recinto fechado?

Segundo relatado por André Luiz, um Espírito tomou pequena porção das forças materializantes do médium sobre as mãos e afastou-se, para trazer, daí a instantes, algumas flores que foram distribuídas com os irmãos encarnados. Aulus explicou: "É o transporte comum, realizado com reduzida cooperação das energias medianímicas. Nosso amigo apenas tomou diminuta quantidade de força ectoplásmica, formando somente pequeninas cristalizações superficiais do polegar e do indicador, em ambas as mãos, a fim de colher as flores e trazê-las até nós". As flores transpuseram o tapume de alvenaria, penetrando o recinto graças ao concurso de técnicos competentes para desmaterializar os elementos físicos e reconstituí-los de imediato. (Obra citada, cap. 28, pp. 268 e 269.)

116. Pode dar-se o contrário, ou seja, um objeto ser removido da sala de sessões para o exterior?

Sim, e com a mesma facilidade. "As cidadelas atômicas, em qualquer construção da forma física, não são fortalezas maciças, qual acontece em nossa própria esfera de ação. O espaço persiste em todas as formações e, através dele, os elementos se interpenetram", explicou Aulus. (Obra citada, cap. 28, pp. 270 e 271.)

117. O ectoplasma só existe no ser humano?

Não. Situado entre a matéria densa e a matéria perispirítica, assim como um produto de emanações da alma pelo filtro do corpo, é recurso peculiar não somente ao homem, mas a todas as formas da Natureza. Em certas organizações fisiológicas especiais da raça humana, comparece em maiores proporções e em relativa madureza para a manifestação necessária aos efeitos físicos que se deram na sessão descrita por André Luiz. Trata-se de um elemento amorfo, mas de grande potência e vitalidade. (Obra citada, cap. 28, pp. 271 e 272.)

118. Que pensar da ideia de que devemos cultivar tão somente o convívio com os gênios superiores da Espiritualidade?

Os que assim pensam sugerem que releguemos as manifestações mediúnicas vulgares à fossa da obsessão e da enfermidade, isto é, que as deixemos entregues a si mesmas. "Isso é comodismo sob o rótulo de cultura", afirma Aulus. "Os gênios realmente superiores da Espiritualidade jamais abandonam os sofredores e os pequeninos. À maneira do Sol que clareia o palácio e a furna, com o mesmo silencioso devotamento auxiliam a todos, em nome da Providência." (Obra citada, cap. 29, pp. 276 e 277.)

119. O Espiritismo age erradamente abrigando os desequilibrados e os enfermos?

Claro que não. Há quem pense assim dizendo que, agindo dessa forma, o Espiritismo fornece a impressão de uma doutrina que, à força de ombrear com a loucura para socorrê-la, vai convertendo seus templos de oração em vastos refúgios de alienados mentais. "Simples disparate dos que desertam do serviço ao próximo", diz Aulus. A Medicina não sofre qualquer diminuição por prestar auxílio aos enfermos. Assim também o Espiritismo. Segundo Aulus, o nosso escopo é reviver o Evangelho em suas bases simples e puras. Ademais, o Senhor não nos concede o tesouro da fé apenas para que possamos orar e falar, mas também para que estejamos habilitados a estender o bem, começando por nós mesmos. (Obra citada, cap. 29, pp. 276 e 277.)

120. Como entender os que acham que não devemos interferir nos casos de mediunidade atormentada?

Segundo André Luiz, os que dizem isso afirmam que em todos os processos da obsessão funciona, implacável, a lei de causa e efeito, e que, por isso, não vale interferir nesses casos. "Mera argumentação do egoísmo bem nutrido", afirma Aulus. "Isso seria o mesmo que abandonar os doentes, sob o pretexto de que são devedores perante a Lei. Todos lutamos por ressarcir compromissos do pretérito, compreendendo que não há dor sem justificação; e se sabemos que só o amor puro e o serviço incessante são capazes de garantir-nos a redenção, uns à frente dos outros, como desprezar o companheiro que sofre, em nome de princípios a cujo funcionamento estamos submetidos por nossa vez?" (Obra citada, cap. 29, pp. 278 e 279.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 14 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/04/blog-post_28.html

 

 

 

 

  

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário