terça-feira, 4 de janeiro de 2022

 



O que é ser feliz?

(E como se pode ser?)

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Daqui em diante quero ser feliz. Quantas vezes falamos essa frase e também a ouvimos. Mas o que é a felicidade? Como é se sentir feliz? Essas perguntas normalmente recebem o silêncio como resposta. Penso que uma grande felicidade é quando a nossa consciência não nos aponta o dedo pelas nossas infelizes atitudes e suas insuportáveis consequências. Quando essa trégua ocorre já é um estado de nirvana terreno. Ou seja, para ter um pouco de paz que resulta em felicidade é só não cometermos tantos erros.

Talvez a busca por um paraíso resulte em triste insatisfação, descontentamento, quebra prematura de expectativa, irrealizável conquista de todo formato, talvez isso aconteça por ser uma utopia de que algo grandioso aconteça para assim transbordar o coração, eternamente, de felicidade. Esses já são os primeiros grandes enganos. Ser feliz não é somente quando há uma hercúlea conquista; ser feliz, antes de mais nada, é viver em paz e com gratidão, amparando quem puder e valorizando os diários presentes da vida; é chorar quando preciso for; sorrir na maior parte do dia ‒ não é sorrir apenas por um expressivo motivo ‒; achar graça de si; comer mais do que se gosta; apreciar mais vezes o céu, os pores do sol e os anoiteceres.

Ser feliz é bem mais simples do que a complexa e quase impossível fórmula que criamos sobre a felicidade, ser feliz é ser leve com mais possibilidades para este estado, menos críticas e exigências, mas sem abrir mão do que é bom e coerente; ser feliz, ainda, é sentir-se bem com o próprio coração sem a preocupação de agradar os interesseiros olhos alheios.

Não há segredo para encontrar a felicidade, basta viver uma vida mais simples, verdadeira e mais espiritual do que terrena. E, ainda, não se sentar de frente para o horizonte e exigir da vida essa felicidade já é um bom começo para encontrá-la. Reforçando... sem exigências.

A construção de uma casa é feita pela colocação de cada tijolo. A felicidade também se constrói diariamente com cada experiência e desejo de renovação e sentir-se feliz sem motivo aparente já é o início desse progresso porque o coração começa a desapegar-se um pouco do turbilhão material.

E quando percebermos que estamos sorrindo mais em vários momentos do dia... quanta felicidade, pois esta realmente existe por causa das simples coisas e, principalmente, por causa de uma consciência mais em paz e sadia.

E o céu naturalmente nos abrirá um lindo sorriso e compreenderemos que ser feliz é tão possível e bem mais simples.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário