quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

 



CINCO-MARIAS

 

Que haverá na infância?

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com

 

No período da infância, o que é imitado com frequência pode tornar-se um hábito, compondo a rotina que faz a vida da criança tranquila e segura.

Os adultos da casa ensinando às crianças – “este é o modo como fazemos aqui” – ajudam-nas a aprenderem bons costumes, os referenciais da convivência benevolente e as raízes da própria cultura: vestir-se, escovar os dentes, tomar o café da manhã, expressar-se à mesa, o carinhoso beijo de despedida na porta da escola, o livrinho de (boa) história na hora de dormir, sem esquecer que o que as crianças experimentam na infância é sumamente importante para suas biografias.

Infelizmente, e cada vez mais, observamos crianças com muitas atividades e desde muito pequenas: escola, futebol, natação, inglês, música, xadrez, balé, os excessos de deveres e competição, também porque os pais muitas vezes trabalham muitas horas por dia e não têm tempo de cuidar delas.

Mais do que fazer centenas de coisas, como se adulta fosse, uma criança precisa dispor de tempo para ser… Não faz mal que se sinta frustrada, entediada depois do almoço, cometendo erros sob a luz do amor benevolente, divertindo-se na pracinha do bairro, e para descobrir o valor das plantinhas e dos pequenos animaizinhos, comer uma maçã na merenda, água fresca na garrafinha.

Ajudamos uma criança a crescer deixando-a correr livremente no jardim ou em um parque, liberada de atividades diárias que lhe roubem ritmo para inventar brincadeiras ou simplesmente fincar os pés na grama, mãozinhas na terra, o gosto fresco da chuva, o sol espiando por cima do muro.

As crianças são famintas de tudo o que aparece de novo em seu campo de atenção, basta observá-las absortas olhando as coisas, uma folha verde rugosa, um formigueiro, as delicadas figuras de um livro infantil… Então por que antecipar as coisas?

Sem hipotecar o futuro, não permitamos que uma criança assuma precocemente atividades que lhe furtem a infância, restringindo seu sagrado direito de desfrutar leve e alegremente essa paisagem, mantendo os olhos curiosos, a alma e o corpo ligados à vida por possibilidades infinitas. E nosso amor, que nos liga a ela, autêntico e profundo, fazendo a gente perceber, sem nenhum temor, que há tempo para tudo.

 

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Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro último, trará sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo que integra um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise.

Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

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