CINCO-MARIAS
Que haverá na infância?
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
No período da infância, o que é imitado com frequência pode tornar-se um
hábito, compondo a rotina que faz a vida da criança tranquila e segura.
Os adultos da casa ensinando às crianças – “este é o modo como fazemos
aqui” – ajudam-nas a aprenderem bons costumes, os referenciais da convivência
benevolente e as raízes da própria cultura: vestir-se, escovar os dentes, tomar
o café da manhã, expressar-se à mesa, o carinhoso beijo de despedida na porta
da escola, o livrinho de (boa) história na hora de dormir, sem esquecer que o
que as crianças experimentam na infância é sumamente importante para suas
biografias.
Infelizmente, e cada vez mais, observamos crianças com muitas atividades
e desde muito pequenas: escola, futebol, natação, inglês, música, xadrez, balé,
os excessos de deveres e competição, também porque os pais muitas vezes
trabalham muitas horas por dia e não têm tempo de cuidar delas.
Mais do que fazer centenas de coisas, como se adulta fosse, uma criança
precisa dispor de tempo para ser… Não faz mal que se sinta frustrada, entediada
depois do almoço, cometendo erros sob a luz do amor benevolente, divertindo-se
na pracinha do bairro, e para descobrir o valor das plantinhas e dos pequenos
animaizinhos, comer uma maçã na merenda, água fresca na garrafinha.
Ajudamos uma criança a crescer deixando-a correr livremente no jardim ou
em um parque, liberada de atividades diárias que lhe roubem ritmo para inventar
brincadeiras ou simplesmente fincar os pés na grama, mãozinhas na terra, o
gosto fresco da chuva, o sol espiando por cima do muro.
As crianças são famintas de tudo o que aparece de novo em seu campo de
atenção, basta observá-las absortas olhando as coisas, uma folha verde rugosa,
um formigueiro, as delicadas figuras de um livro infantil… Então por que
antecipar as coisas?
Sem hipotecar o futuro, não permitamos que uma criança assuma
precocemente atividades que lhe furtem a infância, restringindo seu sagrado
direito de desfrutar leve e alegremente essa paisagem, mantendo os olhos
curiosos, a alma e o corpo ligados à vida por possibilidades infinitas. E nosso
amor, que nos liga a ela, autêntico e profundo, fazendo a gente perceber, sem
nenhum temor, que há tempo para tudo.
*
Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro último,
trará sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O título
– Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo que
integra um conjunto de brincadeiras e
atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta
floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em
Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto
Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim
Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em
Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a
formação em Psicanálise.
Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental
em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu contato no Instagram é @eugeniapickina
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