terça-feira, 11 de janeiro de 2022

 



Efêmero e eternidade

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

O empenho imensurável de muitas pessoas para serem bem-sucedidas deveria ser exemplo para serem antes pessoas de valor. O sucesso financeiro e o social ainda são bastante considerados nesta sociedade, enquanto que o bom caráter é, muitas vezes, menosprezado ou visto distorcidamente como fraqueza pessoal. Quantos equívocos, quanta imaturidade humana estão presentes em nossa sociedade.

Um homem de valor traz em si as leis corretas, possui atitudes respeitosas e dignas e age com honestidade e responsabilidade por si e pelo coletivo sem ferir nenhum ser, sem avançar o espaço do outro, ou seja, os seus direitos não invadem os diretos alheios e o respeito é vivenciado em todo o momento. E isso não é utopia, no entanto pode, muito bem, ser vivido e somente acelerará o progresso, pois onde houver os grandes valores ali também haverá o bom desenvolvimento.

Entretanto o apego aos prazeres terrenos ainda faz muitas vítimas do atraso e da dor, pois é ilusoriamente mais fácil renunciar à boa conduta em vez de deixar as regalias escusas e efêmeras. A disciplina do bom comportamento exige mais comparada à liberdade e facilidade com que a nociva conduta finge presentear. Porém quando já se compreendeu e aceitou o único caminho, os passos tão naturalmente seguem seguros e o coração, mais em paz.

Enquanto tantas pessoas se empenham para a conquista de posições sociais e profissionais, a vida segue ininterrupta com a iminência de ser o último amanhecer desta existência (oportunidade abençoada na qual o espírito tanto pode progredir). E quando houver discernimento da situação, arrependimento é o que não faltará e o choro triste e afogado estará na face, pois tudo o que é terreno aqui permanecerá e tudo o que é espiritual transcenderá. Ainda há tempo.

Um homem de valor o será quando e onde estiver; um homem apenas bem-sucedido, muitas vezes, terá contraído mais débitos. No entanto há os homens bem-sucedidos e com coração inteiramente bondoso.

A vida sempre nos ensina que entre os homens de bom caráter e os apenas bem-sucedidos, aproxime-se dos de bom caráter e, com vontade, tornar-se-á um deles também. Embora parte de nossa sociedade esteja um pouco doente e valorize mais os valores ilícitos e totalmente terrenos, as pessoas de atitudes respeitosas e dignas são admiradas e respeitadas sim, pois são exemplos vivos das lições do nosso Mestre Jesus.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário