sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

 



A Vida no Outro Mundo

 

Cairbar Schutel

 

Parte 5

 

Damos sequência ao estudo metódico e sequencial do livro A Vida no Outro Mundo, de autoria de Cairbar Schutel, publicado originalmente em 1932 pela Casa Editora O Clarim, de Matão (SP). 

Cada parte do estudo compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto abaixo. 

Este estudo será publicado neste blog sempre às sextas-feiras.

 

Questões preliminares

 

A. Que é Animismo?  

B. No tocante à existência da alma, a nova Psicologia contraria o que diz a Filosofia?

C. A existência da alma está plenamente comprovada? 

 

Texto para leitura

 

63. Antes de entrarmos em quaisquer considerações sobre as provas demonstrativas da sobrevivência da alma, cumpre-nos salientar, com bastante clareza, a existência da alma. (A Vida no Outro Mundo – Cap. V – Estudos Anímicos.)

64. O Animismo é a ciência que trata da alma. A própria palavra animismo quer dizer: ciência da alma. Como as demais, esta ciência se compõe de teoria e de fatos. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

65. A nova Psicologia nos veio desvendar um vasto campo de estudo no terreno do Animismo. Nele se percebe, nitidamente, o núcleo anímico abrindo a crisálida, que o mantinha oculto aos famosos psicólogos da Antiguidade, para se mostrar, agora, cheio de força e de vida, evoluindo através das formas inferiores, até chegar à Humanidade; prosseguindo, em gloriosas etapas ascendentes. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

66. Não nos deteremos nesses estudos, porque outra é nossa tarefa; mas a razão, perquirindo rapidamente a causa das prerrogativas animais, em suas várias modalidades – percepção, sentimento de estética, amor filial –, não podia deixar de encontrar a alma nas formas ainda inferiores, elevando-se para as alturas, para fazer parte do reino hominal, estágio, se bem que ainda inferior, pleno de augúrios e de promessas. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

67. Limitamo-nos a convidar o leitor a um exame atencioso das obras de Darwin, Lamarck, Haeckel, e muito especialmente de Gabriel Delanne, cujo livro "Evolução anímica" é de uma concisão admirável. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

68. Os fisiologistas mais importantes, conquanto neguem a existência da alma, reconhecem sua incapacidade para explicar a vida intelectual sem a intervenção de uma força inteligente. A Ciência está mesmo muito atrasada para tratar de assuntos transcendentes, ou antes, que têm relação com a alma. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

69. O espírito preconceituoso dos nossos sábios não lhes permite surtos a grandes alturas. Eles se limitam ao estudo da matéria e, mesmo quando se trata dos fenômenos gerais dos seres viventes, a Ciência pouco sabe. Basta lembrar que das quatro propriedades dos seres vivos: a organização, a geração, a nutrição e a evolução, a Ciência não explica senão a nutrição, e isso mesmo em termos, dando uma explicação incompleta porque não diz categoricamente "por qual fenômeno as células escolhem no sangue os materiais que lhe são úteis". (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

70. Sem o concurso da nova Psicologia, a Ciência não poderá dar nenhum passo para a verdade. A Filosofia, por seu turno, julga, com justas razões, que não pode haver vida intelectual sem a intervenção de uma força inteligente. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

71. A nova Psicologia vem confirmar esse ditame filosófico, provando, até à evidência, a presença da alma, como potência diretriz da máquina humana. As pesquisas anímicas com a larga contribuição que o Hipnotismo e o Magnetismo lhes proporcionam, desvenda arcanos ignorados da arcaica Ciência. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

72. Os casos de clarividência – ou vista dupla, de sonambulismo, de êxtase, de exteriorização da sensibilidade, de exteriorização da motilidade, do desdobramento etc. – vêm trazer o testemunho probativo da existência da alma e, ainda mais, provam que o princípio anímico pode viver, ao menos temporariamente, independente do corpo físico. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

73. Graças às experiências de Hipnotismo e Magnetismo, a noção da personalidade sofre completa revolução. Já chegamos ao domínio dos fenômenos telepáticos e dos fatos de clarividência. Bem profetizou Aksakof quando disse que "o Hipnotismo forçaria as barreiras da Ciência Materialista, para fazer penetrar nela o elemento suprassensível ou metafísico", pois terminaria fatalmente por compreender os fatos do Animismo e do Espiritismo, os quais, por sua vez, criaram a Metafísica Experimental, como predisse Schopenhauer. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

74. Sobre o que se refere à existência da alma, não há mais que duvidar; ela está plenamente provada até pela chapa fotográfica. E todos esses fenômenos hodiernos, que trazem o testemunho dos grandes magnetizadores, como Du Potet, Charpignon, Lafontaine, Deleuse, Puysegur e outros, e de todos os grandes cientistas, como William Crookes, Oliver Lodge, Myers, Lombroso, Foá, Gibier e muitos outros, vêm corroborar os antigos fenômenos narrados nos Livros Sagrados – casos de desdobramento ou bilocação, como o de Santo Antônio de Pádua. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

75. A alma não é, portanto, a resultante das funções neurocerebrais, mas uma individualidade absolutamente distinta do corpo carnal, e este não passa de um instrumento para que ela (alma) se manifeste no plano físico. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

 

Respostas às questões preliminares

 

A. Que é Animismo?  

Animismo, como a própria palavra exprime, é a ciência que trata da alma. Como as demais, essa ciência se compõe de teoria e de fatos. (A Vida no Outro Mundo – Cap. V – Estudos Anímicos.)

B. No tocante à existência da alma, a nova Psicologia contraria o que diz a Filosofia?

Não. A Filosofia julga, com justas razões, que não pode haver vida intelectual sem a intervenção de uma força inteligente. A nova Psicologia vem confirmar esse ditame filosófico, provando, até à evidência, a presença da alma, como potência diretriz da máquina humana. (Obra citada – Cap. V – Estudos Anímicos.)

C. A existência da alma está plenamente comprovada? 

Sim. A existência da alma está plenamente provada até pela chapa fotográfica. A alma não é, portanto, a resultante das funções neurocerebrais, mas uma individualidade absolutamente distinta do corpo carnal, e este não passa de um instrumento para que ela (alma) se manifeste no plano físico. (Obra citada– Cap. V – Estudos Anímicos.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 4 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/02/blog-post_18.html

 

 

 

 

 

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