segunda-feira, 7 de março de 2022

 



Trilhas da Libertação

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 2

 

Prosseguimos neste espaço o estudo metódico e sequencial do livro Trilhas da Libertação, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 1995. Este estudo será publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

9. Como tratar a obsessão em crianças?

A obsessão na infância possui caráter expiatório como efeito de ações danosas de curso mais grave. Não obstante, segundo o dr. Carneiro de Campos, os recursos terapêuticos ministrados ao adulto serão aplicados ao enfermo infantil com mais intensa contribuição dos passes e da água fluidificada, bem como a proteção amorosa e paciente, usando-se a oração e a doutrinação indireta ao agente agressor – psicoterapia – e, também, por meio do atendimento desobsessivo mediante o concurso psicofônico, quando seja possível atrair o hóspede (o causador da obsessão) à reunião de doutrinação na Casa Espírita. A visão do Espiritismo em relação à criança obsidiada é holística, pois que não a dissocia, na sua forma atual, do adulto de ontem quando contraiu o débito. Ensina que infantil é somente o corpo, já que o Espírito possui uma diferente idade cronológica, nada correspondente à da matéria. (Trilhas da Libertação. Ampliando os Conhecimentos, pp. 27 e 28.)

10. Quando, segundo José Petitinga, a obsessão desaparecerá do nosso mapa evolutivo?

Isso ocorrerá quando nos conscientizarmos dos resultados excelentes do equilíbrio mental, das ações nobres e da conversação edificante. Contudo, enquanto houver predomínio em a natureza humana dos baixos níveis de conduta e das aspirações brutalizadoras, o intercâmbio de energias desse gênero produzirá afecções psíquicas duradouras, com terríveis reflexos na saúde física. (Obra citada. Perspectivas Novas, pp. 33 e 34.)

11. A tuberculose pulmonar pode ser causada pela interferência de inimigos desencarnados?

Pode. O autor da obra em estudo diz ter conhecido na Terra diversos casos de pessoas com tuberculose pulmonar e laríngea provocada pela interferência de inimigos desencarnados. As úlceras gástricas e duodenais, bem como alguns distúrbios cardíacos, hepáticos e do aparelho digestivo, têm, segundo ele, procedência nessa terrível e contínua emissão de fluidos enfermiços que se infiltram nos órgãos, descompensando-lhes o ritmo celular, funcional, e provocando a sua degenerescência. (Obra citada. Perspectivas Novas, pp. 33 e 34.)

12. Que dizem os benfeitores espirituais acerca das terapias preventivas?

Eles destacam neste livro a excelência da terapia preventiva, mediante a preservação da saúde moral, do autoconhecimento, do cultivo e vivência das ideias estimuladoras do progresso, da harmonia e do bem geral que mantêm a dinâmica do equilíbrio, irrigando a vida com paz e sustentando-a em níveis elevados. (Obra citada. Perspectivas Novas, pp. 34 a 36.)

13. Podemos dizer, como Manoel P. de Miranda, que o Espiritismo preenche todas as condições propostas por Jesus a respeito do Consolador prometido? 

Sim. Ele preenche todas as condições mencionadas por Jesus a respeito do Consolador prometido, ao mesmo tempo em que se fundamenta em uma filosofia de excelente qualidade, cujos postulados têm suas raízes no idealismo de Sócrates e Platão, sem entrar em choque com o pensamento oriental antigo, do qual se derivaram o Bramanismo, o Budismo, o Taoísmo. (Obra citada. Reflexões e Expectativas, pp. 39 a 41.)

14. Por que, mesmo cientes disso, há confrades que desertam das fileiras espíritas?

Lembrando que o Espiritismo impõe ao homem uma vida saudável, sem oferecer recursos para o escapismo insano, Fernando, o novo companheiro, que fora na Terra dedicado médium pertencente às fileiras espiritistas, disse que – segundo seu pensamento – estaria aí a causa que tem levado muitos confrades à deserção, porque eles talvez prefiram uma religião que atribua menores responsabilidades aos seus profitentes. Manoel P. de Miranda ouviu-o e intimamente concordou com ele. A dedicação com fidelidade e firmeza de caráter a qualquer causa, diz ele, é sempre grande desafio para o homem, especialmente por exigir-lhe vivência do ideal esposado com tolerância para com todos quantos lhe compartem ou não a opinião. (Obra citada. Reflexões e Expectativas, pp. 39 a 41.)

15. A conduta do médium é importante para se manter a sintonia com os benfeitores espirituais? 

Evidentemente. A respeito do tema, o irmão Vicente (mentor da casa espírita onde se realizava o atendimento aos enfermos) disse: “Há muitos médiuns, enganados e enganadores, neste momento tortuoso do mundo que, ao invés de moralmente disciplinarem-se, justificam a conduta irregular, dissociando o medianeiro da pessoa, e alegando que, após a desincumbência do ministério, são criaturas iguais às demais, portanto com os mesmos direitos, especialmente na conturbada expressão sexual. Não discrepamos quanto aos direitos dos médiuns ou de outras pessoas, porém não nos podemos esquecer dos seus deveres de homens e mulheres probos, com responsabilidades no campo espiritual, que não podem ser conduzidas com ligeireza moral ou leviandade. A conduta é muito importante, mental e física, seja de quem for, porquanto é através dela que se mantém a sintonia com os Espíritos, conforme também ocorre entre os homens na esfera social”. (Obra citada. O médium Davi e o dr. Hermann Grass, pp. 46 e 47.)

16. Qual é, segundo nossos mentores espirituais, o melhor amigo de todo médium?

O melhor amigo de todo médium, no seu processo de evolução, é sempre a dificuldade, que o impele ao bem, à oração, à meditação, conduzindo-o à humildade. Ao dizer isso, o irmão Vicente lembrou também que muitos, infelizmente, soçobram nas águas turvas da vaidade e da presunção.  (Obra citada. O médium Davi e o dr. Hermann Grass, pp. 47 a 49.)

 

 

Observação:

Para acessar a 1ª parte deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/02/blog-post_28.html

 

 

 

  

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