CINCO-MARIAS
Internet e os riscos à infância
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
A primeira ideia que uma criança precisa ter é a da diferença entre bem
e o mal. E a principal função do educador é cuidar para que ela não confunda o
bem com a passividade e o mal com a atividade.
Maria Montessori
A tecnologia e a internet são, hoje, acessíveis a pessoas de todas as
idades e, por isso, os pais precisam estar cientes dos riscos que ameaçam a
infância, que afetam a segurança de seus filhos.
No mundo, atualmente, um em cada três usuários de Internet é uma criança
(UNICEF), um em cada sete crianças recebeu e aceitou solicitações de amizade de
perfis desconhecidos, segundo pareceres divulgados pela UNICEF.
Entre vários riscos e perigos, há uma grave ameaça à integridade das
crianças e adolescentes, e que se propaga sem controle na Internet: grooming.
O que é grooming?
Este termo em inglês refere-se a ações que um adulto utiliza on-line
para ganhar a confiança e amizade de uma criança ou adolescente, fingindo ser
alguém de sua idade, com o objetivo de pedir imagens ou vídeos de conteúdo
sexual para satisfazer-se sexualmente. Ou seja, através de um perfil falso na
internet, pessoas más podem aproximar-se de uma criança com intenções sexuais
ou de rapto. Isso ocorre por meio de redes sociais, chats, e-mails, celular e
webcam. De acordo com relatórios da UNICEF, alguns criminosos chegam a ter até
duzentas conversas com menores em suas listas de chats, redes sociais ou
mensagens instantâneas.
O que os pais podem fazer para evitar que o grooming ocorra
com os seus filhos?
1. Conscientizar as crianças sobre os perigos da rede.
2. Revisar o acesso das crianças à Internet e suas publicações. É
importante conhecer o que publicam e orientá-las para que evitem informações
pessoais e privadas, como o endereço, telefone ou nome do colégio que
frequentam. Da mesma forma, evitar a comunicação com pessoas desconhecidas é
outra maneira de garantir a segurança.
3. Manter um diálogo aberto entre pais e filhos. Uma conversa livre e
descontraída entre pais e filhos contribui para que as crianças sintam a
familiaridade necessária para recorrer a um adulto quando precisem. Estabelecer
uma relação de confiança é talvez o ponto mais importante para lidar com os
problemas.
4. Utilizar soluções de segurança nos computadores. As ferramentas
tecnológicas possuem um papel importante na proteção dos equipamentos,
informação e também dos usuários. Com o uso de uma solução de segurança é
possível proteger o computador de programas informáticos maliciosos e
ciberdelitos, além de que este tipo de ferramenta também conta com opções de
controle parental, que permitem filtrar sites e conteúdos potencialmente
perigosos para as crianças.
5. Não entregar celulares às crianças antes dos 12 anos.
6. Não criar perfil para crianças pequenas em redes sociais e se
possível que nenhum menor de idade tenha um perfil.
7. Configurar a privacidade das redes sociais dos pais para que as
pessoas não tenham acesso às fotografias dos filhos.
8. Denunciar qualquer abuso ou assédio que a criança sofra pela
internet.
Evitar o grooming, resguardando a segurança da criança,
depende, principalmente, da participação e orientação dos adultos responsáveis
e dos professores, sem esquecer a legislação penal que tipifica como criminosas
essas condutas agressivas e intoleráveis contra a infância.
Notinha
É importante registrar que não se trata de um problema local. Adultos de
todo o mundo se mostram preocupados com o grooming e,
principalmente, interessados em proteger seus filhos na Internet. De acordo com
a revista Forbes, foram detectadas, em 2013, mais de 12.000 contas falsas, que
exibiam imagens de exploração sexual infantil.
*
Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste
ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O
título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo
que integra um conjunto de brincadeiras e
atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta
floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em
Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto
Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim
Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em
Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a
formação em Psicanálise.
Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental
em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu contato no Instagram é @eugeniapickina
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