quinta-feira, 3 de agosto de 2023

 



CINCO-MARIAS

 

Alimentos que fortalecem a imunidade da criança

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com

Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhe um ambiente que lhe permita desenvolver-se livremente. Maria Montessori

 

Inverno, frio, ambientes fechados, agasalho. Uma alimentação balanceada e variada contribui bastante com a saúde das crianças. Considerando a resiliência, listei alguns alimentos que podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico infantil:

Alho e cebola - Alho e cebola são muito ricos em antioxidantes, rutina e quercetina - e que também são anti-inflamatórios naturais. Em casa, quando ficávamos resfriados, minha mãe não tinha dúvida: à noite, preparava uma sopa enriquecida com alhos refogados, a qual chamávamos com carinho de “mingau de alho”.

Tomate - Rico em licopeno, o tomate ajuda no fortalecimento da imunidade. As crianças adoram sanduíches com tomate ou, de lanchinho, os deliciosos tomatinhos…

Cogumelos - Shimeji, shitake, champignon são ricos em vitamina B12, proteínas e zinco. T6em ação anti-inflamatória, microbiana e antioxidante, além de combaterem o colesterol e diabetes. Crianças gostam muito de shimeji refogado na manteiga com cebolinha!

Raízes - Inhame, batata-doce, gengibre são benéficos para o organismo e fáceis de serem misturadas em sopas, purês, vitaminas – e fica muito gostoso!

Ômega 3 - Alimentos como azeite, peixes e as sementes oleaginosas são ricos em ômega 3. Essa gordura é excelente para o organismo, possui ação anti-inflamatória, o que ajuda muito a imunidade.

Ovos - Os ovos são um dos únicos alimentos com vitamina D natural, além de fornecer também vitaminas do complexo B e selênio, que fortalecem o sistema imunológico. O ovo cozido, na salada ou no lanchinho da tarde, omelete, ovo frito com um fio de azeite…

Frutas ricas em vitamina C - Frutas cítricas, como laranja, acerola, goiaba, abacaxi, kiwi, são ricas em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é necessária para a síntese do colágeno, que é uma estrutura importante na formação de ossos, cartilagem, músculos e vasos sanguíneos. Ela atua no fortalecimento do sistema imunológico, auxiliando o corpo no combate a vírus e bactérias.

Vegetais verdes escuros - Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo.

Sementes (oleaginosas e leguminosas) - Tanto as sementes oleaginosas como castanha-do-pará, de caju, nozes, amêndoas, linhaça e chia, quanto as leguminosas como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, vagem etc., são ricas em zinco e selênio e têm um importante papel na defesa do organismo. Esses grãos também possuem grande quantidade de vitamina E, um composto que atua como antioxidante e favorece o desenvolvimento do sistema imunitário.

 

Notinhas

 

Os pais podem, desde cedo, ensinar às crianças que a alimentação, além de ser importante para a saúde, é também fonte de alegria e integração.

A criança precisa estar diariamente bem hidratada – as infusões também são benéficas (camomila, erva-doce, hortelã etc.), mas sem açúcar.

 

*

 

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog?  Se você não conhece a estrutura deste blog, clique em Espiritismo Século XXI e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário