sábado, 11 de novembro de 2017

Contos e crônicas





Hipocrisia e humildade

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Amigo Joteli, vou contar-lhe uma história, muito repetida por tolos, que não gostam ou não tiveram oportunidade de estudar, quando encontram outro tolo um pouco mais letrado que eles, como você, por exemplo. Ei-la:
Havia um barqueiro que atravessava as pessoas de uma margem a outra de rio muito largo e fundo, o qual, certo dia, transportava um advogado metido a sabido.
Em determinado momento, o rábula perguntou-lhe:
— Amigo, você sabe ler e escrever?
— Não, dotô, sou anarfabeto. Respondeu-lhe o barqueiro.
— Que pena! você perdeu metade da sua vida.
Nisso, uma onda mais forte virou o barco, e o barqueiro perguntou ao advogado:
Dotô, o sinhô sabe nadar?
    Desesperado, pouco antes de se afogar, o advogado respondeu-lhe:
— Não... glub, glub, glub...
Qui pena, dotô, o sinhô perdeu a vida intera. E deixou-o morrer...
Com todo o respeito às pessoas simples que, muitas vezes, arremetem essa história contra os que têm algum conhecimento, tal aleivosia demonstra, principalmente, impiedade e sadismo. Por si só, essa história não justifica a afirmativa de que “não há saberes melhores, mas, sim, diferentes”. Ora, se por algum motivo o advogado não aprendera nadar, o dever do barqueiro era esforçar-se para não o deixar morrer afogado. Sua omissão foi criminosa!
Nesse momento, o amigo leitor pode apoiar a conduta do barqueiro por este ter sido humilhado etc. Mas a questão aqui é outra: inda que o advogado quisesse menosprezar o barqueiro, se este houvesse manifestado desejo de aprender a ler e escrever, aquele teria plenas condições intelectuais para socorrê-lo em sua ignorância; entretanto, à vítima do naufrágio não foi dada oportunidade de salvação no momento de seu naufrágio.
Pior que humilhação, isso é crueldade, vingança torpe contra a classe intelectual da sociedade, pelo tratamento econômico e elitista discrepantes que há entre os operários e os doutos. Mas pode ser também que o remador tenha optado por continuar sua vida simples, mas cômoda, e nunca haja manifestado interesse em aprender a ler e escrever.
— Amigo Machado, o que me causa indignação, como cidadão brasileiro, é observar a absurda diferença entre os rendimentos do humilde barqueiro e os do orgulhoso advogado. Nesse sentido, nossa Carta Magna também morreu afogada pelos legisladores.
Nela, prevê-se uma série de direitos ao cidadão que na vida prática não vêm sendo contemplados. Há imensa disparidade entre o que ganham uns em relação à maioria dos servidores públicos e particulares de profissões consideradas desprezíveis no Brasil.
— Perfeitamente, Joteli. Na próxima semana, contarei outra história mal contada, nas rodas populares, que nos demonstra a hipocrisia de algumas pessoas que se fazem de palmatória do mundo, mas não veem o próprio umbigo.
— É verdade, Bruxo. Deles, já dizia Jesus: “Veem um cisco no olho do vizinho, mas não retiram a trave dos seus olhos”.






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Um comentário: