sábado, 25 de novembro de 2017

Contos e crônicas





Machado, um leitor voraz...


JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Ontem à noite, fui visitado por Machado de Assis, que me disse o seguinte:
— Sabe, Joteli, meu maior tesouro é a criatividade. Com esta, colaborou meu prazer de ler. Na juventude, lia tudo que havia lá em casa, como o Almanaque Laemmertz, assinado por papai e a Bíblia. Devido a problemas financeiros e doenças familiares, não pude frequentar regularmente a escola. Desse modo, aprendi a ler e escrever até os dez anos, quando deixei o banco escolar e me tornei autodidata.
Minha melhor professora, até 18 de janeiro de 1849, foi minha mãezinha querida, que faleceu, nessa data, aos 36 anos. Também nessa época, eu completaria dez anos em 21 de junho, e ela sempre lera para mim, até eu aprender a ler e escrever. Desde então, com o que me ensinou mamãe e os poucos anos de minha frequência à escola primária, eu já lia e escrevia razoavelmente, embora ainda trocasse os pronomes...
Como forma de gratidão à mãe amada e em honra à sua memória, decidi que seria poeta, pois naquele tempo esse dom era tido em alto prestígio.
Foi assim que, dali em diante, passei a exercitar a poesia e enviar meus primeiros rabiscos para os jornaizinhos da cidade. Nos anos seguintes, aprendi tipografia com Paula Brito, em sua tipografia chamada Dois de Setembro, onde passei a trabalhar.
Brito foi outro autodidata empreendedor e ombro amigo que me permitiu, em sua modesta empresa, construir as bases intelectuais para no futuro tornar-me conhecido nas rodas sociais literárias. Ali nascia o “poeta Machadinho”...
Os meus primeiros versos, entretanto, publicados em jornal quando eu tinha quinze anos, foram ridicularizados por meus biógrafos, como é o caso do soneto que escrevi em homenagem a uma vizinha, no qual eu “assassinava” a “última flor do Lácio”.
— Quando foi isso e como se chamava o periódico que o incentivou com a publicação desse seu rabisco, meu caro Machado?
— Isso ocorreu em 3 de outubro de 1854, e o jornal era o Periódico dos Pobres. Não ria, Joteli, foi assim mesmo o início de minha jornada... como prosador, pois como disse Manuel Bandeira, apenas uma dúzia de meus poemas futuros poderiam ser considerados bons, além do soneto À Carolina.
— Creio que você esteja sendo modesto, amigo Bruxo. Escreva para nós o poema inaugurador de sua produção literária.
— Vá lá, mesmo porque nada mais tenho a perder, além do corpo físico que já as traças consumiram... Quem sabe isso não incentive outros jovens, que ignoram seu potencial inato, a gostar de ler e escrever...
É um soneto sem título e com a seguinte dedicatória: “À Ilma. Sra. D. P. J. A.”. Ao leitor pouco familiarizado com a gramática, destaco em itálico, para sua identificação, além do erro de concordância na primeira estrofe (virtudes que fazem [...] e faz [...]) e das trocas incorretas do pronome pela mudança brusca, na última estrofe do poema, da segunda pessoa do plural para a segunda do singular:

Quem pode em um momento descrever
Tantas virtudes de que sois dotada
Que fazem dos viventes ser amada
Que mesmo em vida faz de amor morrer!

O gênio que vos faz enobrecer,
Virtude e graça de que sois c’oroada,
Vos fazem do esposo ser amada.
(Quanto é doce no mundo tal viver!)

A natureza nessa obra primorosa,
Obra que dentre todas as mais brilha,
Ostenta-se brilhante e majestosa!

Vós sois de vossa mãe a cara filha,
Do esposo feliz a grata esposa,
Todos os dotes tens, ó Petronilha!

— Quá, quá, quá, quá... Esse poema  lembra-me uma frase de Thomas Édson,  Machado.
— Qual frase, Joteli?
— A de que o gênio é fruto de noventa e nove por cento de transpiração e apenas um por cento de inspiração.  Soube que você foi “rato de biblioteca” e leu, não somente obras dos maiores poetas e escritores brasileiros e portugueses, como também de ingleses, franceses, italianos e espanhóis. Mas, apenas para matar a minha e a curiosidade do leitor, diga-nos os títulos dos seus poemas, além do soneto À Carolina, que já transcrevemos em passada crônica, tidos por Manuel Bandeira como dos mais belos já escritos.
— Embora o ditado popular reze que “gosto não se discute”, se o gosto é de um poeta de primeira linha como o Bandeira, creio merecer algum valor os seguintes poemas, que o leitor pode ler na internet: O Desfecho, Círculo Vicioso, Uma Criatura, A Artur de Oliveira Enfermo, Mundo Interior, O Corvo, Suave Mari Magno, A Mosca Azul, Spinoza, Soneto de Natal e No Alto.
— Não seja modesto, Machado, esses poemas não são para “merecer algum valor”; são lindos, perfeitos. Eles provam que, se gostamos de ler, nossa mente abre-se a horizontes fantásticos.
— Isso é verdade... Creio ter sido Einstein que disse isto: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original”. Assim sendo, Joteli, quanto mais leitura, mais mente aberta a novas ideias e menos intolerância aos que não pensam como nós.
— Como não podia deixar de ser, Bruxo, sua frase é para nos fazer refletir...






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário