A morte e os
seus mistérios
Ernesto Bozzano
1ª Parte
Damos início hoje ao estudo do clássico A morte e os seus mistérios, de Ernesto Bozzano,
conforme tradução de Francisco Klörs Werneck. O estudo ora iniciado será aqui apresentado em 24 partes. Nossa
expectativa é que este estudo sirva para o leitor como uma forma de iniciação
ao estudo dos chamados Clássicos do Espiritismo.
Cada parte do estudo compõe-se de:
a) questões preliminares;
b) texto para leitura.
As respostas às questões propostas encontram-se no final do
texto abaixo.
Questões preliminares
A. Em que consiste a obra cujo estudo estamos iniciando?
B. Qual a importância das obras escritas por Ernesto
Bozzano?
C. Em que consistem os fenômenos de transfiguração?
Texto para
leitura
1. Esta obra reúne três monografias de Ernesto Bozzano, que
constituem parte de um numeroso conjunto de obras desse grande cientista.
2. A primeira trata da mediunidade de efeitos físicos
conhecida pelo nome de transfiguração, que ele estudou por meio da coleta de casos
ocorridos com determinados médiuns em diversos países da América e da Europa. A
transfiguração consiste na mudança do aspecto do corpo do médium, o que
significa imprimir em sua matéria semelhanças de fisionomia, expressão, olhar e
até mesmo timbre de voz, que varia de acordo com o grau moral do espírito e
também do médium.
3. A segunda refere-se a outro tipo de mediunidade, a
parapirogenia, manifestada em marcas e impressões supranormais de mãos de fogo.
A parapirogenia é um fenômeno pelo qual ocorre a combustão espontânea, ou seja,
a queima inexplicável de objetos ou pessoas.
4. A terceira monografia trata dos diversos tipos de casos
que se verificam nas vizinhanças do fenômeno da morte e durante a crise de
separação do espírito e do organismo somático, em que ocorre a chamada
"visão panorâmica", pela qual, numa sucessão rápida e quase
instantânea, todos os episódios da vida terrestre do moribundo se lhe
apresentam. Esses episódios desfilam em ordem regular, seja em sentido inverso,
seja em sentido direto, começando então na primeira juventude e chegando aos
últimos dias da vida, e se apresentam objetivamente, em forma
"pictográfica".
5. O prefácio da obra é assinado por Francisco Klörs
Werneck, que a traduziu. Segundo ele, Ernesto Bozzano escreveu os trabalhos
constantes desta obra nos tempos áureos do Espiritismo Científico, isto é,
quando se procuravam provas concretas da sobrevivência da alma e de sua
comunicação com os vivos da Terra.
6. Segundo o autor do prefácio, atualmente, particularmente
no Brasil, parece que bastam as obras mediúnicas, esquecendo-se que há ainda
muita gente incrédula, os Tomés de todos os tempos, que querem provas e, se as
sessões de efeitos físicos rareiam, temos estes admiráveis trabalhos de
Bozzano.
7. Explicando por que se dedicou a traduzir várias obras de
Bozzano, Francisco Klörs Werneck escreveu: “Isto vimos fazendo principalmente
porque, depois da II Grande Guerra Mundial, travada, em grande parte, na
Europa, o Espiritismo, com as Pesquisas Psíquicas, devido a ditaduras políticas
e religiosas, lá desapareceu quase por completo, sendo mesmo proibido em
Portugal e na Espanha, e, na Itália, terra do grande Bozzano, só pôde surgir
mais tarde apenas com o nome de Metapsíquica. Tivemos, por nossa vez, um
Espiritismo de catacumbas, como os primeiros cristãos. Já na Inglaterra, por
ser um país protestante e separado do continente, sem a influência católica (os
perseguidos transformados em perseguidores), o Espiritismo, lá chamado de
Espiritualismo por não seguir ainda a Codificação Kardecista, continuou a ser
pregado e praticado, tornando-se, graças a Lorde Dowding, o Marechal do Ar que,
com os seus aviões, salvou a Inglaterra do domínio nazista, reconhecido como
religião em pé de igualdade com as demais.”
8. Abrindo a 1ª monografia, sobre os fenômenos de
transfiguração, Bozzano diz que o primeiro a tratar desses fenômenos foi Allan
Kardec, que, em O Livro dos Médiuns
(cap. VI, n° 122), assim os define: "Os fenômenos de transfiguração
consistem na mudança de aspecto do corpo de um vivo”. Contudo, quase sempre a
mudança de aspecto é circunscrita aos traços do rosto do médium, mudança que
pode consistir em uma transfiguração do semblante, por contração e adaptação
dos músculos faciais, contração determinada por uma vontade qualquer,
subconsciente ou extrínseca, como pode resultar uma transfiguração do
semblante, no qual já se encontre um princípio de materialização ectoplásmica
sob a forma de barba, de bigodes, de "sinais", de cicatrizes, ou
outros característicos, surgidos inesperadamente sobre o rosto do médium, ou
também de uma completa máscara sobreposta ao mesmo.
9. Os fenômenos de "transfiguração" existem,
embora se mostrem entre os mais raros da casuística metapsíquica e, por isto,
no momento, apresentam escasso valor científico, porquanto as condições em que
são observados dependem muito da perspicácia e do estado de ânimo dos
observadores, apresentando o flanco a legítimas dúvidas e ceticismos, ao menos
na maior parte dos casos.
10. Resulta daí que, até que se consiga fixá-las numa chapa
fotográfica, não é o caso de se falar de sua investigação científica. Todavia,
tais fenômenos existem e, como em todos os ramos do saber, a observação
espontânea das manifestações que lhe constituem o material bruto precede sempre
a pesquisa sistemática das mesmas manifestações, resultando de tal forma o
necessário incentivo à intervenção científica.
11. Bozzano explicou que os poucos exemplos constantes
desta obra foram por ele extraídos de recentíssimos relatos do gênero,
abandonando os de data antiga, com o intuito de atenuar, até onde possível, as
legítimas dúvidas teóricas relativas a uma classe de manifestações muito
dependentes da perspicácia e do estado emocional dos observadores. Para dizer a
verdade, seria injusto afirmar que os observadores de setenta anos passados
fossem mais impressionáveis que os atuais, mas, de qualquer maneira, existe o
hábito de preferir sempre relatos de data recente e é unicamente por isto que
ele resolveu suprimir os casos de data antiga.
12. O Caso 1 reporta-se ao Rev. Walter Wynn, que, na obra
intitulada Rupert lives (Roberto
vive), narra as manifestações do seu falecido filho, por meio de diversos
médiuns. Walter Wynn assim se refere a uma sessão com a médium Srta. Mac
Creadie: "Há outros espíritos em torno de vós que desejam falar convosco,
continuou a Srta. Mac Creadie. De repente o médium parece mudar-se em outra
pessoa e comecei a experimentar uma sensação que até esse momento jamais
conhecera e que não desejo sentir de novo. Digo com toda a sinceridade, digo
mesmo com certa convicção, era como se a Srta. Mac Creadie tivesse tomado a
aparência de minha mãe. A cabeça inclinada, a tosse, a mão estendida para mim,
tudo isto representava minha progenitora com perfeição; e ela me disse: - Meu filho! Meu filho! quero sempre ser sua
mãe! Isso foi tão inesperado que não experimentei nenhuma emoção. Eu estava
inteiramente calmo. A visão durou muito pouco tempo, depois desapareceu”.
13. Do prosseguimento da narração se infere que o Rev.
Walter Wynn possui faculdade mediúnica e, assim sendo, ter-se-ia que deduzir
que a desagradável sensação experimentada durante o desenvolvimento do fenômeno
provinha, presumivelmente, do fato de que ele contribuíra com seus próprios fluidos para a
"transfiguração" do médium em sua própria mãe.
14. Do ponto de vista da hipótese espírita, poder-se-ia
dizer que, no episódio exposto, se tratava de um fenômeno de "possessão
mediúnica", a tal ponto produzido que determinara a
"transfiguração" do rosto do médium, combinada com as atitudes
mímicas habituais em vida da defunta comunicante.
Respostas às
questões preliminares
A. Em que
consiste a obra cujo estudo estamos iniciando?
Trata-se de uma obra que reúne três monografias de Ernesto
Bozzano, sobre os fenômenos de transfiguração, parapirogenia e visão panorâmica
durante a crise da morte. (A morte e os
seus mistérios, apresentação.)
B. Qual a
importância das obras escritas por Ernesto Bozzano?
Segundo Francisco Klörs Werneck, que traduziu esta obra e
muitas outras de autoria de Ernesto Bozzano, existe ainda muita gente
incrédula, os Tomés de todos os tempos, que querem provas e, se as sessões de
efeitos físicos rareiam, temos os admiráveis trabalhos de Bozzano. A motivação
que o levou a traduzi-los adveio do fato de que depois da II Grande Guerra
Mundial, travada, em grande parte, na Europa, o Espiritismo, com as Pesquisas
Psíquicas, devido a ditaduras políticas e religiosas, lá desapareceu quase por
completo, sendo mesmo proibido em Portugal e na Espanha. (Obra citada, prefácio.)
C. Em que
consistem os fenômenos de transfiguração?
Os fenômenos de transfiguração consistem na mudança de
aspecto do corpo de um vivo. Quase sempre, porém, a mudança de aspecto é
circunscrita aos traços do rosto do médium, mudança que pode consistir em uma
transfiguração do semblante, por contração e adaptação dos músculos faciais,
contração determinada por uma vontade qualquer, subconsciente ou extrínseca,
como pode resultar uma transfiguração do semblante, no qual já se encontre um
princípio de materialização ectoplásmica sob a forma de barba, de bigodes, de
"sinais", de cicatrizes, ou outros característicos, surgidos
inesperadamente sobre o rosto do médium ou também de uma completa máscara
sobreposta ao mesmo. (Obra citada, cap. 1.)
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