quinta-feira, 31 de outubro de 2019




O que é o Espiritismo

Allan Kardec

Estamos realizando neste espaço o estudo – sob a forma dialogada – dos oito principais livros do Codificador do Espiritismo: dois introdutórios, os cinco básicos, popularmente chamados de pentateuco kardequiano, e um complementar.
Serão ao todo 1.120 questões objetivas distribuídas em 140 partes, cada qual com oito perguntas e respostas.
Os textos são publicados neste blog sempre às quintas-feiras.
O livro focalizado inicialmente é O que é o Espiritismo. As páginas citadas no texto referem-se à 20ª edição publicada pela Federação Espírita Brasileira.

Parte 5

33. A lei mosaica pode ser dividida em quantas partes?
Em duas partes: 1.ª, a lei de Deus, resumida nas tábuas do Sinai; 2.ª, a lei civil ou disciplinar, apropriada aos costumes de seu tempo. (O que é o Espiritismo, capítulo I, Terceiro Diálogo, pág. 140.)
34. Existe diferença entre metempsicose e reencarnação?
Sim. A metempsicose consiste na transmigração da alma do homem nos animais, o que implica uma degradação. A reencarnação difere essencialmente da metempsicose, porque não admite a encarnação da alma humana em corpos de animais, mesmo como castigo. A alma jamais retrograda, mas progride sempre, e suas diferentes existências corpóreas se cumprem na humanidade. (Obra citada, capítulo I, Terceiro Diálogo, págs. 142 e 143.)
35. O homem é constituído de quantos elementos essenciais?
São três os elementos essenciais que constituem o homem: a alma, o corpo material e o perispírito, invólucro fluídico, leve, imponderável, que serve de intermediário entre a alma e o corpo. (Obra citada, capítulo II, itens 10 a 14, págs. 154 e 155.)
36. Qual é o objetivo, a finalidade do Espiritismo?
Demonstrar e estudar a manifestação dos Espíritos, suas faculdades, sua situação feliz ou infeliz, seu futuro; em suma, o conhecimento do mundo espiritual. (Obra citada, capítulo II, item 20, pág. 156.)
37. Como definir o perispírito?
O perispírito é o invólucro fluídico da alma que, durante a encarnação, serve de intermediário entre ela e o corpo material e, na erraticidade, é o veículo de que o Espírito se utiliza em suas relações com o mundo exterior. É por meio dele que o Espírito age sobre o corpo material quando vivo, e é com esse mesmo fluido que ele se manifesta agindo sobre a matéria e produzindo ruídos e movimentos de objetos. Invisível no seu estado normal, o perispírito pode tornar-se visível e mesmo tangível. É assim que se produzem as aparições. (Obra citada, capítulo II, itens 28 a 30, págs. 159 e 160.)
38. Como pode o Espírito, um ser etéreo, agir sobre a matéria bruta?
A ação do Espírito sobre a matéria bruta se explica pelas propriedades do perispírito e por sua capacidade de manipular, pela vontade, os fluidos ambientes. (Obra citada, capítulo II, itens 30 e 31, págs. 160 e 161.)
39. Os Espíritos podem responder a qualquer pergunta?
Não. Eles só podem responder sobre aquilo que sabem, conforme seu estado de adiantamento, e ainda dentro dos limites do que lhes é permitido dizer-nos, porque há coisas que eles não podem revelar aos homens. (Obra citada, capítulo II, itens 35 e 36, pág. 163.)
40. Que é necessário para que uma reunião espírita seja proveitosa?
Para ser proveitosa, a reunião deve, como condição primacial, ser séria e realizada com recolhimento, respeito e religiosidade. (Obra citada, capítulo II, itens 44 a 46, pág. 166.)


Observação:
Para acessar a Parte 4 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/10/o-que-e-o-espiritismo-allan-kardec_24.html





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário