quarta-feira, 23 de outubro de 2019



Nosso Lar

André Luiz

Estamos realizando neste espaço o estudo – sob a forma dialogada – de onze livros escritos por André Luiz, integrantes da chamada Série Nosso Lar. As obras selecionadas têm em comum a forma novelesca, que tanto sucesso alcançou no meio espírita desde que apareceu em 1944 o livro Nosso Lar, psicografado por Francisco Cândido Xavier.
Serão ao todo 960 questões objetivas distribuídas em 120 partes, cada qual com oito perguntas e respostas. Os textos são publicados neste blog sempre às quartas-feiras.
Iniciamos com o livro Nosso Lar, ao qual se seguirão os demais livros, observada a ordem cronológica de sua publicação original.

Parte 3

17. As colônias espirituais são todas iguais?
Não. Cada colônia espiritual tem características próprias, como "Alvorada Nova", vizinha de "Nosso Lar", a qual se localiza em região umbralina, no mesmo grau de inclinação da cidade de Santos (SP). Foi ela que serviu de inspiração à ideia de criação dos Ministérios em "Nosso Lar". "Alvorada Nova" é, segundo os Espíritos, uma das mais antigas cidades espirituais existentes no País. (Nosso Lar, cap. 11, pág. 65.)
18. Como é o trabalho em "Nosso Lar"?
A lei do trabalho é rigorosamente cumprida na colônia, mas todos têm direito ao descanso após a jornada de trabalho. Na colônia, nenhuma condição de destaque é concedida a título de favor. Somente alguns conseguem atividade prolongada no Ministério da Elevação e raríssimos, em cada dez anos, são os que alcançam intimidade nos trabalhos do Ministério da União Divina. Em geral, decorrido longo estágio de serviço e aprendizado, todos voltam a reencarnar, para atividades de aperfeiçoamento. (Obra cit., cap. 11, págs. 66 e 67.)
19. A música exerce algum papel importante na colônia?
Sim. A música suave está sempre presente nas oficinas e nos locais de trabalho da colônia espiritual, porque intensifica o rendimento do serviço. (Obra cit., cap. 11, pág. 68.)
20. Quanto tempo em média os Espíritos passam no Umbral?
Não há prazo definido. Cada Espírito ali permanece o tempo que se faça necessário ao esgotamento dos resíduos mentais negativos. (Obra cit., cap. 12, págs. 71 a 73.)
21. Que é bônus-hora e para que serve ele?
O bônus-hora foi definido por André Luiz como sendo uma espécie de ponto relativo a cada hora de serviço em benefício da comunidade. O bônus-hora exerce na vida em "Nosso Lar" um papel importante. Além de permitir a aquisição de certas utilidades necessárias aos habitantes da colônia, constitui um cabedal importante indispensável aos que necessitam interceder pelos familiares. (Obra cit., cap. 13, págs. 76 a 78.)
22. Em que condições André passou a trabalhar em "Nosso Lar"?
Ele foi admitido no trabalho, não como médico, que fora na última existência na Terra, mas como aprendiz, e isso graças à intercessão de sua mãe e às preces das pessoas que ele, como médico, ajudara na existência recém-finda. (Obra cit., cap. 14, págs. 81 a 84)
23. Que destino teve no plano espiritual a família de André?
A mãe e sua irmã Luísa, que desencarnara quando André era criança, estavam muito bem, mas seu pai, Laerte, se encontrava havia doze anos no Umbral, envolvido mentalmente por duas desventuradas criaturas, a quem fizera muitas promessas na Terra. De igual forma, encontravam-se também no Umbral suas irmãs Clara e Priscila. (Obra cit., cap. 16, págs. 91 e 92.)
24. Como era a casa de Laura e quem morava ali?
A casa de Laura, mãe de Lísias, era bem graciosa. Cercada de colorido jardim e dotada de um ambiente simples e acolhedor, possuía móveis quase idênticos aos terrestres, alguns quadros de sublime significação espiritual e um piano de grandes proporções, sobre o qual repousava grande harpa talhada em linhas nobres e delicadas. Nela moravam, além de Lísias, duas filhas de Laura: Iolanda e Judite, e uma neta, Eloísa. (Obra cit., cap. 17, págs. 96 a 99.)


Observação:
Para acessar a Parte 2 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/10/nosso-lar-andre-luiz-estamos-fazendo.html





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário