quarta-feira, 16 de outubro de 2019


Nosso Lar

André Luiz

Estamos fazendo neste espaço, desde o dia 9 de outubro, o estudo – sob a forma dialogada – de onze livros escritos por André Luiz e que integram a chamada Série Nosso Lar. As obras selecionadas têm em comum a forma novelesca, que tanto sucesso alcançou no meio espírita desde que apareceu em 1944 o livro Nosso Lar, psicografado por Francisco Cândido Xavier.
Serão ao todo 960 questões objetivas distribuídas em 120 partes, cada qual com oito perguntas e respostas. Os textos são publicados neste blog sempre às quartas-feiras.
Iniciamos com o livro Nosso Lar, ao qual se seguirão os demais livros, observada a ordem cronológica de sua publicação original.

Parte 2

9. Quem é Lísias e que atividades estavam a seu cargo?
Lísias, que André Luiz conheceu durante seu tratamento, era então um jovem de singular e doce expressão, que se designou como sendo um "visitador dos serviços de saúde". Foi ele quem primeiro lhe disse que a colônia "Nosso Lar" não era uma estância de Espíritos propriamente vitoriosos. "Somos felizes – explicou-lhe o amigo –, porque temos trabalho." (Nosso Lar, cap. 5, págs. 37 a 39.)
10. Que observações o ministro Clarêncio fez a André Luiz a respeito do tema lamentação?
Num dado momento em que André desabafou diante do ministro e lamentou tudo o que passara desde a morte de seu corpo, Clarêncio lhe perguntou: "Meu amigo, deseja você, de fato, a cura espiritual?" Ante sua resposta afirmativa, ele continuou: "Aprenda, então, a não falar excessivamente de si mesmo, nem comente a própria dor. Lamentação denota enfermidade mental de curso laborioso e tratamento difícil. É indispensável criar pensamentos novos e disciplinar os lábios". Clarêncio o informou de que estaria a seu lado para resolver dificuldades presentes e estruturar projetos de futuro, mas não dispunha de tempo para voltar a zonas estéreis de lamentação. (Obra cit., cap. 6, págs. 43 e 44.)
11. Como é a natureza na colônia "Nosso Lar"?
A natureza na colônia espiritual impressionou André Luiz. Quase tudo parecia melhorada cópia da Terra. Cores mais harmônicas, substâncias mais delicadas. O solo era forrado de vegetação. Grandes árvores, pomares fartos e jardins deliciosos. Graciosos edifícios, nenhum sem flores à entrada, e aves de plumagens policromas, que cruzavam os ares. Extremamente surpreendido, observando o movimento do parque, identificou ali animais domésticos. Lísias explicou, então, que todo processo evolutivo implica gradação e que há regiões múltiplas para os desencarnados, como existem planos inúmeros e surpreendentes para as criaturas envolvidas de carne terrestre. (Obra cit., cap. 7, pág. 46.)
12. A mãe de André Luiz o ajudou enquanto ele esteve no Umbral?
Sim. Embora André não a tivesse visto em momento algum desde que desencarnara, sua mãe o havia ajudado dia e noite. O ministro Clarêncio o havia localizado no Umbral atendendo aos apelos dela, que, quando soube que ele havia rasgado os véus escuros com o auxílio da oração, chorou de alegria. André foi informado, então, de que sua mãe não vivia em "Nosso Lar", mas em esferas mais altas, onde trabalhava não somente por ele. (Obra cit., cap. 7, págs. 47 e 48.)
13. Quando e como surgiu a colônia espiritual "Nosso Lar"?
A colônia "Nosso Lar" foi fundada por portugueses desencarnados no Brasil, no século XVI. No início, foi enorme e exaustiva a luta. Os fundadores da colônia começaram o esforço, partindo da praça onde se localiza atualmente a Governadoria, um palácio de magnificente beleza, encabeçado de torres soberanas, que se perdem no céu, ponto de convergência dos seis ministérios. (Obra cit., cap. 8, pp. 52 e 53.)
14. De que os habitantes de "Nosso Lar" se alimentam?
Suprimento de substâncias alimentícias que lembram a Terra só existe em dois ministérios: os da Regeneração e do Auxílio, onde há sempre grande número de necessitados. Nos outros há somente o indispensável, isto é, o serviço de alimentação obedece a inexcedível sobriedade, em que a utilização da água e a absorção de princípios vitais da atmosfera têm grande importância. (Obra cit., cap. 9, pág. 57.)
15. Em que consiste o aeróbus?
O aeróbus é um carro suspenso do solo a uma altura de cinco metros, do tipo funicular, em que o sistema de tração é por meio de cabos, como os teleféricos. Constituído de material muito flexível, tinha ele enorme comprimento e parecia ligado a fios invisíveis. Muito veloz, constituía na época o meio de locomoção mais usado na colônia. (Obra cit., cap. 10, pp. 59 e 60.)
16. Onde se localiza em “Nosso Lar” o Bosque das Águas?
Situado a 40 minutos de viagem de aeróbus, o Bosque das Águas, um lugar dotado de muita vegetação, com flores azulíneas e árvores frondosas, localiza-se às margens do Rio Azul, um grande rio de água cristalina que é inteiramente absorvido em grandes caixas de distribuição, para servir de alimento e remédio na colônia. (Obra cit., cap. 10, pp. 60 e 61.)



Observação
Para acessar a Parte 1 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2019/10/nosso-lar-andre-luiz-partir-desta.html





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário