terça-feira, 18 de agosto de 2020



A felicidade está nas simples coisas

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

As mais simples coisas são as que aquecem o coração. Como uma xícara de chá no fim de tarde, o amanhecer no horizonte, a joaninha que caminha pelas flores encontrando as abelhas, a folha se balançando com o vento, estar com quem há muito não se via, comer um doce preferido, ler a última página de um livro esperado. Todas as mais simples coisas é que felicitam o coração.
Pode-se deixar passar uma existência inteira desejando viver algum momento inesquecível e eminente... e não viver nada. A vida, penso eu, é de duração renovada a cada 24 horas. A cada dia, há inúmeras simples coisas a serem percebidas e sentidas, há as doces descobertas e as inusitadas também que trarão razão e vontade para desejar-se as próximas 24 horas e mais e mais.
Em silêncio, podemos ouvir o nosso corpo e se ainda não o conhecemos podemos passar a conhecê-lo. Ele conversa conosco, mas quando não nos importamos com ele, simplesmente ele nos manda mensagens... as dores e as enfermidades. E de tão simples e necessária, a observação diária de nosso corpo começa a ser feita e passamos a sentir-nos bem. E assim outra simples coisa inicia-se em nós.
Se a significação de simplicidade é tão acessível porque é o seu próprio sentido, uma das sabedorias humanas seria a de não querer complicar o que é simples e ser feliz é uma delas. Pois, de fato, como se pode alcançar a felicidade se dispensar as simples e verdadeiras ações e coisas? Primeiro inicia-se em identificar quanto se é feliz, o que se carrega no coração, o que se valoriza e como se deseja sentir.
Caso a resposta seja o desejo de paz e felicidade, então é mais do que o tempo ideal para regozijar-se com o voo dos pássaros, o sorriso das crianças, o lindo olhar dos animaizinhos, o calor do sol, o brilho da lua, a companhia – mesmo sem palavras – de quem se ama, as infinitas cores das flores, os sorrisos, os choros emocionados, o copo de água fresca, a beleza da fruta e o doce sabor dos sorvetes.
Não há como elencar todas as incontáveis simples coisas já que se multiplicam diariamente tamanho o amor de Deus por nós.
Mas se pode querer começar a observá-las e senti-las e assim começar a ser feliz.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário