terça-feira, 11 de agosto de 2020



O que é sentido pelo coração

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Num castelo glamoroso ou num barraco apertado, numa cidade desenvolvida ou numa área rural bem afastada, com uma refeição requintada ou com um simples pão, entre pessoas amigas ou completamente desconhecidas, o que determinará uma felicidade é como o espírito se encontra, pois o que sempre será real é o universo interior.
Nenhum disfarce trará realização ao coração que simplesmente busca o que a ele importa. E, com grau variado, mas não distinto, as verdades universais são as mesmas em todos os cantos do mundo. Tão mais valioso um pobre rico do que um rico pobre, ainda mais um homem simples do que um simples homem, ou ainda um caminhante do universo do que um caminhante sem destino. Tudo de acordo com a luz que deixamos entrar em nós.
Quanto antes entendermos que a essência é incomparável à aparência, pois a primeira se deriva de ser – constância – e a segunda é derivada de parecer, mas não ser; quanto antes poderemos seguir para estados mais felizes e verdadeiros, quanto antes poderemos nos sentir com o início do brilho da completude. Se a eternidade nos pertence, melhor será alcançarmos o estado latente de paz.
Diante de um honesto baú de ouro, renuncio com toda naturalidade se isso me custar a alegria do coração, mas se for amparador para muitos outros corações, aceito para a medida, visto que é de nossa responsabilidade também amparar quem mais tiver necessidade. As ações sempre devem ser observadas e quando submetidas ao crivo da boa conduta, a escolha deve-se dar para o maior número de novos sorrisos e sob a concordância dos lindos divinos olhos azuis.
Quando passeamos entre os jardins floridos, o perfume encantador passa para o nosso ser; quando passeamos pelo cinza pântano, a sujeira pode nos respingar pelo corpo inteiro e quanto mais se tenta limpar, mais sujo o corpo fica, enquanto que o cheiro das flores será sempre perfume.
Assim é a felicidade de nosso espírito, importará a essência que não é vista pelos olhos, mas inteiramente sentida pelo coração.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário