sábado, 22 de agosto de 2020



Treze pessoas e doze signos

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Salve, amiga leitora!
Sempre fui curioso sobre os signos do zodíaco. Desse modo, procuro identificar na pessoa que conheço alguma característica de seu signo. Hoje vamos conversar sobre as características sígnicas predominantes em cada uma delas.
1. Começo pela amiga Ariana, seu nome vem de áries, primeiro signo do zodíaco. Minha amiga é uma líder nata. É dinâmica e sempre quer algo mais do que já tem. Adora o poder. Profissionalmente, quase sempre é bem sucedida, tendo em vista ter espírito de iniciativa, mas não gosta de concorrência no que faz.
Ariana gosta de ser independente, mas costuma ser muito brava quando contrariada. Adora ter seu próprio negócio. Acorda muito cedo, toda animada. Faz exercícios de muay thai, vai à aula de francês, trabalha o dia todo, lê um bom livro e vai dormir.
2. Outra pessoa que admiro muito é meu amigo Touro. Isso mesmo, ele tem o mesmo nome do segundo signo do zodíaco: touro. Quando cisma com algo, ninguém tira isso da sua cabeça.
Generoso com os amigos, gostava tanto de futsal quanto eu. Éramos o terror dos times adversários, quando jogávamos no ataque...
3. Também tenho irmãos gêmeos que não são do signo de gêmeos. Por incrível que pareça, ambos diferem muito na aparência. Um deles é da minha altura, o outro, 11 centímetros mais baixo do que nós. Gostam de boas piadas e estão sempre compartilhando vídeos engraçados por WhatsApp.
São naturalmente alegres. Mas o baixinho, Jaci, gosta muito de tomar umas cervejinhas; já o mais alto, Jair, só toma refrigerante. Nunca me esqueço duma comemoração em família, há 40 anos, no Rio de Janeiro, em que os sete irmãos, estávamos muito animados. Jaci tinha tomado todas e estava dormindo em cima de uma poltrona; mas Jair, que só bebera refrigerantes, não parava de dançar, cantar e brincar com todos. De repente, alguém desperta Jaci e lhe pergunta se Jair também estava bêbado. Ao que ele abre um olho e responde: — Só se for de Coca-Cola. Em seguida, volta a dormir, enquanto todos gargalhávamos.
4. Meu quarto amigo chama-se Krebs. Não tinha a menor ideia do porquê de seus pais alemães lhe darem esse nome. Até o dia em que li, em pesquisa do Tradutor Google, que krebs significa câncer, em alemão. Krebs é do signo... Adivinha?
Não magoe um canceriano. Ele remói durante anos algum mal que lhe façamos e, um dia, sem mais nem menos, diz ter ficado chateado com aquilo.
5. Agora, falo do Leão, não o ex-goleiro do Palmeiras e da seleção, mas meu amigo que também é do signo de leão. Como bom leonino, ele gosta de liderar e brilhar. Por isso mesmo, adora ser bajulado. É generoso, gosta de praticar o bem. É capaz de promover venda de livros antigos para arrecadar dinheiro e doar cestas de alimentos às famílias socialmente vulneráveis. Gosta de presentear as pessoas.
Possessivo, sua esposa diz que ele é muito ciumento. Por qualquer coisa, faz um barraco enorme. Conquista amigos com facilidade e é muito querido entre seus colegas de escola, de trabalho e por seus familiares.
Segundo fonte segura, as leoninas são as rainhas de tudo e de todos. Seu companheiro será sempre seu súdito.
6. Já minha amiga Virgínia é um doce de pessoa. Nasceu sob o signo de virgem, mas seu marido diz que ela é excelente esposa. Completa. Só não pode discutir com ela, pois é quando se lembra do que você lhe fez de mal há muitos anos e relata tudo minuciosamente. Ainda que não tenha sido nada muito sério.
7. Maria Libra é outra pessoa que, por onde passa, deixa sua marca. Seu signo, libra, é representado pela balança da justiça... da arte, da beleza, da música.
Minha amiga Libra é linda. Adora perfume, flores e tudo que é belo. Para ela, a arte é a representação da Divindade e do belo. Sem isso, não é arte... Adora fazer ginástica e, atualmente, como não pode ir à academia, faz seus exercícios via Zoom.
8. Escorpião é o signo de um jovem motorista de ônibus, mas seu nome nada tem a ver com o signo. É João. É também amigo de Dejair e motorista de lotação...
Adora o poder e procura impressionar bem, com seu charme, as pessoas com quem negocia. É muito trabalhador e persistente em tudo o que faz.
João não suporta ser enganado. Quando isso ocorre, ele percebe e, na primeira oportunidade, se vinga. Também não gosta que mintam para ele. Desconfiado, logo descobre que foi tapeado. Então...
9.  Jô Sagitariano é o nome do meu amigo que nasceu sob o signo de sagitário. Muito alegre e otimista, adora contar piada. Para ele, nada vai dar errado, até que dê.
Sua sinceridade é desconcertante. É capaz de dizer na caradura para uma jovem um pouco obesa que ela é um pouco obesa.
10. O pai de Leonardo, inspirado no Di Caprio, colocou o nome do filho de Leonardo Di Capricórnio. Pode?
Capricórnio, como gosta de ser chamado, é moralista. Muito inteligente, infelizmente tende a valorizar mais a teoria do que a prática. É também ambicioso, mas se julga melhor do que todo o mundo que o conhece, o que o torna meio chato.
11. Minha amiga Adriana é de aquário. Se não estou enganado... Antes que as pessoas percebam algo, Adriana já percebeu.
É uma pessoa tranquila e boa. Intelectual de bom quilate, é muito curiosa e adora teorizar sobre algo a ser explorado. Seu autor predileto é Camille Flammarion, o grande astrônomo francês que nos desvendou Deus na Natureza em excelente obra que escreveu com esse título.
12. O pisciano, ou nada para baixo ou nada para cima. Sou dos que preferem as alturas. Dizem que toda pessoa do signo de peixes é nefelibata. É o meu caso. Simples coincidência. A não ser coincidência, como é que Einstein era pisciano? Já conheceu alguém mais pragmático do que ele? Sua frase que admiro é esta: "A mente que se abre para uma grande ideia nunca mais é a mesma". Por isso estudo o Espiritismo há 48 anos, mas tenho a esperança de que, com mais outro tanto desse tempo, minha mente esteja menos fechada.
Enquanto isso, vou aprendendo, pois viver é aprender para melhor servir.
Hasta la vista!




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário