terça-feira, 4 de agosto de 2020



A alma dos seres

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Todo ser possui única essência, assim como a digital de um dedo ou a íris dos olhos. Determinados seres – ainda que, diante de nossa rusticidade, pareçam idênticos – possuem características totalmente particulares e mesmo diante dos milhares idênticos, certamente cada ser é único, dotado de energia universal, mas com sua identidade particular.
Tantas vezes nos observamos pensando como poderia ser diferente algum comportamento alheio, com o qual não concordamos e, infelizmente, julgamos pelos nossos tão limitados critérios e, mais uma vez, olhamos o cisco no olho do outro e não reconhecemos a trave nos nossos olhos, não percebemos os grandes obstáculos postos por nós.
A alma das flores possui o objetivo de levar alegria, consolo, de celebrar momentos felizes, de chegadas e de partidas, de colorir o ambiente branco e preto e de recomeçar de um ponto parado, mas que tanto deseja continuar. Quando se vê de longe ou de perto um jardim, na mesma hora um sorriso nasce, olhos brilham, mãos querem tocar as lindas flores e deseja-se estar lá entre elas.
Também acontece com os animais, sua doçura, mesmo sob o disfarce de tamanha valentia em alguns, faz com que se queira acariciar, estar perto, pois sua essência desperta proteção, aconchego, leveza e carinho. Assim é a alma dos animais que desmancha em nós nódoas bobas que criamos durante passos pueris.
Se todos os seres possuem alma, as crianças possuem uma linda e renovadora essência. As crianças trazem em si a luz que a vida constantemente insiste em mostrar. A alma das crianças, muitas vezes, salva a dos adultos. Elas nos lembram que a simplicidade, a paciência, a pureza salvam vidas e encaminham outras ao passo da evolução, progresso nos dias. Há de concordarmos que normalmente os adultos se afastam tanto da leveza por perderem as características de criança. Sempre é tempo.
E todo ser possui sua particularidade. Em vez da crítica, melhor a compreensão de que nossa essência necessita tanto ser aprimorada.
A alma da vida nos ensina a sermos mais amor do que qualquer outro sentimento material humanizado. Tão claramente a alma da vida nos ensina que para progredirmos precisamos ser mais alma do que matéria.
Todo, todo ser animado possui sua alma, sua característica, sua essência, sua luz.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário