quarta-feira, 26 de agosto de 2020


Libertação

André Luiz

Parte 7

Estamos publicando neste espaço o estudo – sob a forma dialogada – de onze livros escritos por André Luiz, integrantes da chamada Série Nosso Lar.
Concluído o estudo dos cinco primeiros livros da Série, prosseguimos nesta data o estudo da obra Libertação, psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier e publicada originalmente em 1949 pela Federação Espírita Brasileira.
Eis as questões de hoje:

49. O Espírito da falecida esposa do psiquiatra rondava seu lar?
Sim. A primeira esposa permanecia ligada à organização doméstica, que ela considerava sua propriedade exclusiva. Os dois filhos que deixara, em conflito com o pai e com a madrasta, concorriam para mantê-la presente no lar e, por isso, o duelo mental na casa era enorme. Ninguém cedia, ninguém desculpava e o combate espiritual permanente transformava o recinto numa arena de trevas. (Libertação, cap. X, pp. 131 a 133.)
50. A beleza física reproduz a beleza da alma encarnada?
Nem sempre. É o que André mostra na obra em foco. Diz ele que a segunda esposa do médico impressionava pelo apuro da apresentação. A pintura do seu rosto era admirável. O traje elegante e sóbrio, as joias discretas e o penteado harmonioso realçavam-lhe a profundeza do olhar, mas ela rodeava-se de substância fluídica deprimente, de um halo plúmbeo que denunciava sua posição de inferioridade. Terminado o almoço, após uma infeliz discussão com o marido, a jovem mulher buscou repousar num divã largo e macio, onde adormeceu. André viu, então, que seu perispírito estampava no semblante os sinais das bruxas dos velhos contos infantis. A boca, os olhos, o nariz e os ouvidos revelavam algo de monstruoso. A própria esposa desencarnada, ali presente, por medo, recuou semiespavorida, tentando ocultar-se junto do filho. A cena lembrou a André o livro de Oscar Wilde que conta a história do retrato de Dorian Gray. Maurício esclareceu: "Sim, meu amigo, a imaginação de Wilde não fantasiou. O homem e a mulher, com os seus pensamentos, atitudes, palavras e atos criam, no íntimo, a verdadeira forma espiritual a que se acolhem. Cada crime, cada queda, deixam aleijões e sulcos horrendos no campo da alma, tanto quanto cada ação generosa e cada pensamento superior acrescentam beleza e perfeição à forma perispirítica, dentro da qual a individualidade real se manifesta, mormente depois da morte do corpo denso". "Há criaturas belas e admiráveis na carne e que, no fundo, são verdadeiros monstros mentais, do mesmo modo que há corpos torturados e detestados, no mundo, escondendo Espíritos angélicos, de celestial formosura." (Obra citada, cap. X, pp. 133 a 135.)
51. Os atos que praticamos na Terra ficam realmente registrados?
Sim. Focalizando o caso de um homem que estava sendo perseguido por si mesmo, atormentado pelo que fizera e pelo que tinha sido, Gúbio disse que só a extrema modificação mental para o bem poderia conservá-lo no corpo. Uma fé renovadora, com esforço de reforma persistente e digna da vida moral mais nobre, lhe conferiria diretrizes superiores, dotando-o de forças imprescindíveis à autorrestauração, porque ele estava dominado pelos quadros malignos que improvisou em gabinetes escuros, pelo simples gosto de espancar infelizes. "A memória é um disco vivo e milagroso", explicou em seguida o Instrutor. "Fotografa as imagens de nossas ações e recolhe o som de quanto falamos e ouvimos... Por intermédio dela, somos condenados ou absolvidos, dentro de nós mesmos."  (Obra citada, cap. XI, pp. 139 e 140.)
52. No trato da obsessão é indispensável o concurso do paciente?
Evidentemente. Nos casos de obsessão em que o paciente ainda pode reagir com segurança, faz-se indispensável o concurso pessoal de resistência. “Não adianta retirar a sucata que perturba um ímã, quando o próprio ímã continua atraindo a sucata", asseverou o instrutor Gúbio. A transformação do indivíduo torna-se, pois, fator essencial no tratamento. (Obra citada, cap. XI, pp. 140 a 142.) 
53. Existe no plano espiritual aquilo que aqui conhecemos como suborno?
Sim. Um exemplo disso se deu na casa a que Margarida foi levada, no qual Saldanha decidiu solicitar a neutralidade dos servos espirituais do médium operante, para que este não penetrasse o problema da jovem em sua intimidade. Em troca do favor, o diretor da falange prometeu-lhes excelente remuneração em colônia próxima, descrevendo, com largas promessas, quanto lhes poderia proporcionar em regalo e prazeres no cortiço de entidades perturbadas e ignorantes, onde vivia Gregório. Registre-se ainda que o próprio médium havia exigido do esposo de Margarida significativo pagamento. O intercâmbio ali, entre os dois mundos, resumia-se a um negócio tão comum quanto outro qualquer e, não por acaso, o recinto estava repleto de entidades em fase primária de evolução. (Obra citada, cap. XI, pp. 142 a 144.)
54. Como o instrutor Gúbio definiu a força fluídica exteriorizada pelo vidente?
Primeiro, ele explicou que aquela força não era patrimônio de privilegiados, mas propriedade vulgar de todas as criaturas; entretanto, somente a entendem e utilizam aqueles que a exercitam através de acuradas meditações. Tratava-se do "spiritus subtilissimus" de Newton, do "fluido magnético" de Mesmer e da "emanação ódica" de Reichenbach. "No fundo, é a energia plástica da mente que a acumula em si mesma, tomando-a ao fluido universal em que todas as correntes da vida se banham e se refazem, nos mais diversos meios da natureza", acentuou Gúbio. Cada ser vivo é um transformador dessa força, segundo o potencial receptivo e irradiante que lhe diz respeito. (Obra citada, cap. XI, pp. 144 e 145.)
55. Que é imprescindível na prática espírita?
Na prática espírita é imprescindível, na visão do instrutor Gúbio, que o clima da prece, da renúncia edificante, do espírito de serviço e fé renovadora, por meio de padrões morais nobilitantes, constitua a nota fundamental das atividades, a fim de que nos encontremos, realmente, num serviço de elevação para o Supremo Pai. (Obra citada, cap. XI, pp. 145 a 147.) 
56. Por que a prece e a prática do bem são importantes?
A razão disso é fácil de entender. Segundo palavras de Gúbio, a prece sentida aumenta o potencial radiante da mente, dilatando-lhe as energias e enobrecendo-as, enquanto a renúncia e a bondade educam a todos os que se lhes acercam da fonte. Não basta, assim, exteriorizar a força mental de que todos somos dotados e mobilizá-la. É indispensável, antes de tudo, imprimir-lhe direção divina. (Obra citada, cap. XI, pp. 147 e 148.)


Observação:
Para acessar a Parte 6 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2020/08/libertacao-andre-luiz-parte-6-estamos.html
  




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário