Sexo e Destino
André Luiz
Parte 10
Damos sequência ao estudo da obra Sexo e Destino, de André Luiz, psicografada pelos médiuns Waldo Vieira e Francisco Cândido Xavier e publicada em 1963 pela Federação Espírita Brasileira.
Esta é a décima obra do mesmo autor, integrante da Série
Nosso Lar, que temos estudado metodicamente às quartas-feiras neste blog.
Eis as questões de hoje:
73. Que disse
André Luiz em suas reflexões sobre a eutanásia?
André Luiz manifestou-se claramente contra a eutanásia. Eis
suas palavras: "Felizes da Terra! Quando passardes ao pé dos leitos de
quantos atravessam prolongada agonia, afastai do pensamento a ideia de lhes
acelerardes a morte! Ladeando esses corpos amarrotados e por trás dessas bocas
mudas, benfeitores do plano espiritual articulam providências, executam
encargos nobilitantes, pronunciam orações ou estendem braços amigos! Ignorais,
por agora, o valor de alguns minutos de reconsideração para o viajor que aspira
a examinar os caminhos percorridos, antes do regresso ao aconchego do lar. Se
não vos sentis capacitados a oferecer-lhes uma frase de consolação ou o socorro
de uma prece, afastai-vos e deixai-os em paz!... As lágrimas que derramam são
pérolas de esperança com que as luzes de outras auroras lhes rociam a
face!" (Sexo e Destino, 2ª
parte, capítulo VII, pp. 248 e 249.)
74. Cláudio
revelou à esposa sua conversão ao Espiritismo?
Sim. Em conversa com Márcia, cujo principal tema foi a saúde
da filha Marina, Cláudio lhe disse sobre as novas ideias que abraçara e,
levantando para ela os olhos súplices, convidou-a abraçar, junto dele, uma
existência nova. Falou-lhe então da transformação que experimentara nas últimas
semanas e declarou-se espírita-cristão. Sentindo-se outro homem, aspirava,
agora, à bênção do lar, à tranquilidade da família. Comprometia-se a adotar
conduta reta, ser-lhe-ia companheiro leal. Não a constrangeria a aceitar-lhe as
ideias; mas desejava mostrar-lhe quanto a amava. (Obra citada, 2ª parte, capítulo VIII, pp.
255 e 256.)
75. Por que
Nemésio mudou radicalmente seu comportamento, tornando-se agressivo para com
Marina?
Nemésio Torres ficou decepcionado e irritado com a recusa de
Marina em desposá-lo e, por isso, disse à jovem que ela lhe pagaria a
desconsideração e jamais lhe permitiria a felicidade junto de Gilberto, seu
filho, que ele passara também a odiar. Ciente disso, Moreira revelou a André
Luiz que chusmas de Espíritos perturbadores, após a desencarnação de Beatriz,
se voltaram para Nemésio, a quem exploravam agora as energias genésicas, fato
que concorreu para a mudança do seu comportamento. (Obra citada, 2ª parte,
capítulos VIII e IX, pp. 263 e 264.)
76. A que se
destinava o instituto “Almas Irmãs”?
O instituto, que era formado por muitas construções e
ocupava quatro quilômetros quadrados de edifícios e arruamentos, parques e jardins,
destinava-se ao socorro dos irmãos necessitados de reeducação sexual. Neves,
que já conhecia o instituto, disse que a agremiação possuía vasta dependência
reservada a enfermos e que os verdadeiros alienados em consequência de alucinações
emotivas, trazidas da Terra, permaneciam reclusos em manicômios, sob
tratamento, sempre que apartados das falanges dementadas nas regiões
tenebrosas. (Obra citada, 2ª parte, capítulo IX, pp. 265 a 267.)
77. O instituto
preparava os futuros candidatos à reencarnação na Terra?
Sim. O instituto era, em verdade, um hospital-escola de suma
importância para os candidatos à reencarnação. Os internados ou estudantes
vinham, em maioria, de estâncias purgatoriais, após alijarem as consequências
mais imediatas dos vícios e paixões aviltantes, acalentadas no plano físico.
Examinados com rigor, atendiam a critério de seleção, nas paragens de angústia
expiatória em que se demoravam, e somente depois de julgados dignos entravam
naquele pouso de refazimento para estações mais ou menos longas de estudo e
meditação, pesquisando as causas e observando os efeitos das quedas de natureza
afetiva em que se haviam precipitado. Depois de instruídos, são eles
recambiados ao domicílio terrestre, onde reencarnam nos ambientes em que
faliram e, tanto quanto possível, nas equipes consanguíneas que lhes impuseram
prejuízos ou lhes sofreram os danos. (Obra citada, 2ª parte, capítulo IX, pp.
265 a 267.)
78. Em 82 anos
de existência do instituto “Almas Irmãs”, qual o percentual dos que, partindo
dali, conseguem vencer nos compromissos da reencarnação?
18%, eis o percentual dos que atingem a meta em face dos
compromissos que enfrentam na reencarnação. Segundo dados fornecidos pelo
instituto, de cada 100 estudantes que retornam à experiência corpórea, 18 saem
vitoriosos, 22 melhorados, 26 imperfeitamente melhorados e 34 onerados por
novas dívidas. (Obra citada, 2ª parte, capítulo IX, pp. 267 e 268.)
79. Como o sexo
é considerado na Espiritualidade superior?
Na Espiritualidade superior o sexo não é considerado
unicamente por baliza morfológica do corpo da carne, distinguindo macho e
fêmea, definição unilateral que, na Terra, ainda se faz seguir de atitudes e
exigências tirânicas, herdadas do comportamento animal. Entre os desencarnados,
a partir daqueles de evolução mediana, o sexo é categorizado por atributo
divino na individualidade humana, qual ocorre com a inteligência, com o
sentimento, com o raciocínio e outras faculdades menos aplicadas nas técnicas
da experiência humana. Quanto mais se eleva a criatura, mais se capacita de que
o uso do sexo demanda discernimento pelas responsabilidades que acarreta,
porque qualquer ligação sexual, instalada no campo emotivo, engendra sistemas
de compensação vibratória, e o parceiro que lesa o outro, até o ponto em que
suscitou os desastres morais consequentes, passa a responder por dívida justa.
(Obra citada, 2ª parte, capítulo IX, pp. 271 a 273.)
80. Em matéria de sexo, é válido afirmar que ninguém prejudica a outrem sem embaraçar a si mesmo?
Sim, como em tudo na vida. Todo desmando sexual que danifica
consciências reclama corrigenda, tanto quanto qualquer abuso do raciocínio. Um
homem que abandone a companheira sem razão, ou a mulher que assim proceda,
gerando desregramentos passionais na vítima, cria certo ônus cármico no próprio
caminho, pois ninguém prejudica a outrem impunemente. Ao dizer isso, Irmão Félix
lembrou que na Terra os temas sexuais têm sido considerados na base dos sinais
físicos que diferenciam o homem da mulher, mas isso não define a realidade
integral, porque, regendo esses marcos, permanece um Espírito imortal, com
idade às vezes multimilenária, encerrando consigo experiências complexas, a
ponto de a Ciência terrena proclamar, presentemente, que masculinidade e
feminilidade totais inexistem na personalidade humana, do ponto de vista
psicológico. (Obra citada, 2ª parte, cap. IX, pp. 271 a 273.)
Observação:
Para acessar a Parte 9 deste estudo, publicada na semana
passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2021/10/blog-post_20.html
Como consultar as matérias deste
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