CINCO-MARIAS
Educar uma criança
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
Mais vale pouco conhecimento de coisas superiores do que muito conhecimento de
coisas inferiores. (Tomás de Aquino)
É claro que não existe vida perfeita. No entanto, toda criança depende
de um adulto que a eduque de modo amoroso, honrado, e esteja atento e presente
no seu dia a dia, dela cuidando com afeto, atenção e respeito.
Perto da minha casa há um berçário que atende crianças de zero a três
anos. Num seminário sobre educação emocional, a diretora desse berçário relatou
ao palestrante que as mães deixam os filhos às 8h e os buscam às 18h (às vezes
às 19h…), e a maioria reclama porque as crianças são entregues sem banho
tomado, pois em casa elas serão obrigadas a dar banho no próprio filho: “Ora,
que péssimo” – elas reclamam.
O papel do pai, da mãe, não é financiar a instrução, comprar roupa, ter
uma tarde de sábado incrível ao lado do filho. Passear, jogar bola na casa do
avô, tomar sorvete, tudo isso agrega tão somente o lampejo lúdico de quem
atende uma criança.
Educar é coisa distinta. Porque o desenvolvimento pessoal não pode ser
separado do crescimento emocional, à medida que educar engloba a totalidade do
indivíduo: corpo, emoções, intelecto e espírito.
Mais e mais crianças (e adolescentes) estão prejudicadas afetiva e
emocionalmente pelo fato de que o mercado de trabalho está absorvendo os pais
que não têm mais disponibilidade para os filhos. Há muita carência amorosa e
muitos desequilíbrios nas crianças.
A Unesco define educar como ensinar a criança a ser. Creio
então que os pais podem, no propósito de ensinar a criança a ser,
dar preferência a uma atitude amorosa benevolente, mas cotidiana, que alcança
estreita e diretamente a vida da filha, do filho, uma vez que saúde e amor são
inseparáveis e é dessa inter-relação que brotarão, no futuro, vidas fecundas.
*
Esta seção, cuja estreia neste blog ocorre nesta data, trará sempre
textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O título – Cinco-marias –
é uma alusão a um conhecido brinquedo que integra um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas conceituadas como
Patrimônio Cultural da Humanidade.
Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta
floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em
Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto
Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim
Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em
Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação
em Psicanálise.
Ministra cursos e palestras sobre educação
ambiental em empresas e escolas no
estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu contato no Instagram é @eugeniapickina
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