CINCO-MARIAS
Da arte de ser pais sob a visão espírita
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
A vida educa. Mas a
vida que educa não é uma questão de palavras, e sim, de ação. É atividade. J. H. Pestalozzi
Ninguém duvida que a missão da paternidade e da maternidade é séria e
envolve amor e compromisso, menos egoísmo e mais altruísmo.
A visão de que a criança é um ser reencarnado deve
fortalecer afeto, empenho e responsabilidade por partes dos pais. Com bastante
atenção, sobretudo no primeiro setênio, os pais podem identificar as tendências
que a criança revela desde muito cedo, procurando sondar seus talentos, suas
dificuldades, e para incentivar uns e corrigir respeitosamente os outros, sem
uso de impaciência, negligência ou violência.
A criança é um Espírito antigo (é detentora de individualidade e possui
herança própria) e também é psiquismo novo, que responde, de modo maleável, à
influência direta dos pais e, por isso, a importância dos exemplos cotidianos.
Pais presentes, amorosos, responsáveis favorecem o desenvolvimento rico, alegre
e saudável; pais ausentes, infantilizados, autoritários geram marcas dolorosas
de ansiedade, medo, violência, insegurança – e que são os nítidos sinais de
quem, sem disposição para ser pai ou mãe, agride e macera com seu egoísmo, seu
desamor, a vida de alguém.
À medida que os Espíritos estão puros e inocentes durante a
etapa da infância, e para que possam se reconstruir a partir da educação,
os pais precisam se conhecer e se cuidar para receber um filho ou uma filha
enxergando sua natureza única, que demanda neutralidade, perseverança e
paciência no dia a dia. Pois educar dá trabalho, exige esforço amoroso por
parte dos pais e que vai além de trocar fraldas ou, no tempo devido, matricular
a criança em escolas para a hora da instrução e do início da vida social.
Antes de ter um filho seria maravilhoso se as pessoas se reservassem no
mínimo um ano para se observarem profundamente, para praticarem introspecção e
preparação – e para decidirem então, com honestidade, se estarão realmente
disponíveis para acolher um ser humano que deverá, de novo, experimentar o
estágio no planeta Terra a fim de se tornar mais pleno de coração,
mente e mãos.
Por sermos humanos, cometemos erros. Porém, quando nos dispomos a ser
pais, a fazer uso de um amor vidente, cientes de que o ser humano
necessita dar conta da vida encarnada, pois quando morrer viverá como viveu na
Terra, procuramos, com disposição resiliente, criar uma convivência familiar
que valorize as aspirações do Espírito que aceitamos acolher e para ajudá-lo a
alcançar, não as nossas expectativas, mas sim os seus reais propósitos
evolutivos.
Notinhas
Inovador na educação, Pestalozzi lançou as bases da educação moderna ao
conceber um sistema de ensino prático e flexível, que procurava estimular as
faculdades intelectuais e físicas da criança. Para ele, só o amor tinha
força capaz de levar o ser humano à plena realização moral. É ele quem pondera,
por exemplo, que os pais devem receber um filho com amor vidente e
para ajudá-lo a alcançar sua autonomia para bem servir à vida. Segundo
Pestalozzi, o processo educativo deveria englobar três dimensões humanas identificadas
com a mente (intelectual), a mão (físico) e
o coração (afetivo ou moral).
Herculano Pires, em sua Pedagogia Espírita, explica: “é
preciso não esquecer que as crianças são Espíritos reencarnados, Espíritos
adultos que se vestem, como ensina Kardec: ‘como roupagem da inocência’ para
voltarem à Terra e iniciarem uma vida nova”.
*
Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste
ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O
título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo
que integra um conjunto de brincadeiras e
atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta
floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em
Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto
Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim
Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em
Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a
formação em Psicanálise.
Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental
em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu contato no Instagram é @eugeniapickina
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