sábado, 24 de setembro de 2022

 



Vida: fonte de felicidade eterna quando se ama

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

Bom dia, alma amiga! Que a paz do Cristo nos envolva.

Passávamos de carro pela avenida L2 Norte, aqui em Brasília, quando, ao pararmos no semáforo, vimos uma senhora magrinha auxiliar outra, bem maior e portando bengala e óculos escuros, a atravessar a primeira de duas ruas locais. Então afastou-se aquela e esta continuou a travessia. Pernas tomadas por varizes, gorda e com grande dificuldade para andar, mesmo de bengala, esta senhora levara tanto tempo para atravessar a primeira rua que os motoristas, parados na rua seguinte, ainda a esperaram um pouco, ainda que o sinal tenha fechado para ela. Nenhuma buzina de impaciência... A senhora, entretanto, preferiu esperar e, por não ser totalmente cega, tateou até encontrar o botão no poste, que apertou para nova parada do trânsito. 

Como ela, vemos pessoas fisicamente muito debilitadas, seja pela idade ou por deficiência física. Muitas delas, acampam em barracas minúsculas, e desde cedo esperam o semáforo fechar para esmolar, por vezes com criança no colo, ou para vender doces.

Como estamos no chamado setembro amarelo, dedicado, mundialmente, à prevenção do suicídio, trazemos esses exemplos como reflexão sobre a resiliência dessas pessoas que, mesmo atrofiadas, demonstram amor à vida e, por que não dizer, medo da morte. Entretanto, quantas pessoas no mundo, por vezes saudáveis, jovens, belas e, sem que nada lhes falte materialmente, suicidam-se por variados motivos, ainda que respeitáveis, mas nenhum que não possa ser minimizado pelo tempo e pela fé.

A bibliografia espírita está repleta de esclarecimentos sobre as consequências terríveis do suicídio. É importante que aproveitemos toda a ocasião surgida para a orientação às pessoas que alimentam o desejo de matar-se e mostrar-lhes que, comparadas com as que citamos acima, sua vida é maravilhosa. Também nunca é demais alertá-las de que se hoje não valorizamos nossos corpos perfeitos, futuramente retornaremos à vida, que não cessa jamais, em corpos defeituosos. Vejamos o que diz Carlos Abranches sobre a questão do sofrimento, que varia em cada um de nós em virtude do bom ou mau uso do nosso livre-arbítrio:

 

Os sofrimentos, portanto, por causas anteriores, conforme explica Kardec, são, frequentemente, como os das faltas atuais, a consequência natural da falta cometida. Por uma justiça rigorosa, o homem suporta, na realidade de seu presente, o que fez os outros suportarem; se foi duro e desumano, ele poderá ser, a seu turno, tratado duramente e com desumanidade; se foi orgulhoso, poderá nascer em condição humilhante; se foi avarento e egoísta, poderá ser privado do necessário; se foi mau filho, poderá sofrer com os próprios filhos.

O médium Chico Xavier respondeu, certa vez, em um programa de televisão, sobre a condição dos chamados excepcionais. Para ele, a criança excepcional sempre o impressionou, pelo sofrimento de que é portadora, não somente em se tratando dela mesma, mas também dos pais.

Na visão de Emmanuel, segundo a mesma entrevista, a criança excepcional é o suicida reencarnado. Os remanescentes do ato praticado acompanham a criatura que cometeu a autodestruição, e ela acaba voltando à Terra com as características que levou daqui mesmo.

Conforme o texto, Chico afirma que se uma pessoa espatifou o crânio e o projétil atingiu o centro da fala, ela volta com a mudez. Se atingiu apenas o centro da visão, volta cega, mas se feriu regiões mais complexas do cérebro, vem em plena idiotia, e aí os centros fisiológicos não funcionam.

Se ela suicidou-se, mergulhando em águas profundas, vem com a disposição para o enfisema pulmonar. Se ela se enforcou, vem com a paraplegia, que pode ocorrer, por exemplo, depois de uma queda simples, pelo fato da vértebra deslocada no ato do suicídio voltar mais fraca no novo corpo.

A esquizofrenia, de acordo com a resposta de Chico, é o resultado da condição mental do ser que se suicidou após haver cometido homicídio. O complexo de culpa adquire dimensões tamanhas que o quimismo do cérebro se modifica e vem a esquizofrenia como uma doença verificável, através dos líquidos expelidos pelo corpo.

(Apud ABRANCHES, Carlos Augusto. Vozes do Espírito. Brasília: FEB, 2022, cap. 23. O presente é minha realidade.)

 

Como, então, nos libertarmos dessas expiações? Pela prática do amor. Primeiramente a Deus, que está dentro de nós, como nos afirmou Jesus Cristo; em seguida, amor a nós mesmos e ao próximo. “Mas sobretudo, [tendo] ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre a multidão dos pecados” (1 Pedro, 4:8).

Quando aprendermos com o Cristo a renunciar aos próprios caprichos e devotarmos nossa vida em benefício do próximo, perceberemos que todos os nossos aborrecimentos derivam do amor-próprio ferido e do egoísmo, que nos faz sentir como o centro das próprias atenções. Daí, um sentimento não correspondido, uma traição de quem amamos, um desejo não satisfeito, um relacionamento desfeito ou em constante desarmonia, tudo isso resulta de nossa falta de resiliência e fé.

Aprendamos a amar, incondicionalmente, o próximo, a fazer-lhe todo o bem que pudermos, a humilhar-nos, antes que humilhar alguém, a nos devotarmos, hora a hora, dia a dia ao bem e, quando aprouver a Deus nos chamar para o retorno ao mundo espiritual, onde colheremos os frutos do amor que semeamos, poderemos dizer: “Louvado sejas, Deus. Obrigado, Senhor, pela vida que nos concedeste para o exercício do amor, fonte de felicidade eterna quando se ama sem exigir ser amado”.

Paz e luz!

 

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

 

 

Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc, e verá como utilizá-lo.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário